junho 08, 2009

A hierarquia das mortes


.
Está combinado, se for pra morrer que seja de desastre aéreo. Não tem morte mais consagradora. Se possível, em avião da Air France e em linha internacional. Air France é nome glamuroso, parece griffe. Morrer de Airbus também pega bem, Airbus é um nome poderoso, matador. Se o negócio é a fama do outro lado, o nível cai se você levar pau em linha doméstica. Fuja de TAM ou GOL, é azar em dobro, além de morto você estará esquecido logo.
Nas condições da primeira parte acima, fora o azar de ter desencarnado, você tirou a sorte grande. É muita badalação. O deletado, por mais meia boca que seja (um eventual brazuca emigrando para lavar pratos, por exemplo), nem bem despenca e já vira celebridade, a família é entrevistada (tem vigília na casa), comunidades choram por quem nem conhecem, missas são rezadas, etc. Tratamento de Pop-Star.
Se Lima Barreto pensava que "a morte nos iguala a todos", a grande mídia não acha. A ordem de valores que TV's têm pra classificar defecções por acidente é fatal. Por observação, nosso radar captou a seguinte escala, por ordem de importância/ibope:
  • desastre aéreo, sem sobreviventes, avião desaparecido, linha internacional, Air France, American ou JAL - nível 10 na escala e meses de exposição
  • TAM ou GOL sem sobreviventes, linha doméstica - nível 8 e um mês de mídia
  • jatinho executivo, sem sobreviventes - nível 6 e quinze dias
  • ônibus, Besta, vans em geral, com ou sem sobreviventes - nível 4 e três dias
  • morte na BR 101, independente do número de baixas - nível 2 e nota no jornal da TV local (se sair à tarde não sai à noite e vice-versa)
  • motoqueiro - nível zero na escala e passa batido na TV (Rádios divulgam - às vezes)
Nos três primeiros itens da escala há um plus de mídia em caso de alguém escapar (sobreviver). Nesse caso, a exposição passa a depender do nível social ou financeiro do sortudo ou grau de parentesco dele com alguém bem situado.
.

8 comentários:

  1. PutzGraça!!! vocês estão nos escrevendo a tempos e nós nem ai pra vocês...como estamos desassistindo nosso público, isso é mal sapão, mto mal!!!
    Este blog é mto bom, sensacional, irei acompanhar de perto.
    Quanto as desassistidas, estamos escrevendo pouco, pois uma das Desassistidas foi morar na "capitar" e poucos estamos nos reunindo para criar coisas novas...também estamos pensando em coisas diferentes, já temos muita coisa produzida, queremos lançar um livro e voltar a fazer nosso programa de rádio.

    Volto em breve!

    Beijokas da THA

    ResponderExcluir
  2. Agora imagina só se tivesse alguém famoso entre os mortos?Já pensou a Luana Piovani desaparecida no meio do Atlântico?Veríamos um festival Luana Piovani na Globo,todos os trabalhos dela passando a toda hora,até os teatrinhos infantis...Essa mega exposição das famílias dos mortos me deixa enjoado.

    ResponderExcluir
  3. Seo Putz
    Sabado, numa roda de meditação regada a gelada, falavamos sobre isso. Uma pergunta frequente era "QUEM PAGA A CONTA DA MARINHA E DA AERONAUTICA?" É muia badalação em cima do defunto alheio.

    Zaniba

    ResponderExcluir
  4. E se eu sofresse um acidente cm um fusca, corcel ou brasilia? ou então com uma carroça? seria enterrada como indigente neh, nem minha familia ficaria sabendo....

    ResponderExcluir
  5. A RBS daqui não tem um pingo de bom-senso, pra não falar de inteligência. Estão todo dia lá enchendo o saco do pai da Deise Possamai. O velho não sabe mais o que responder, é sempre a mesma coisa. Com todo o respeito à Deise (que Deus a tenha), mas, outro dia morreu um cara muito mais importante, na 101 (bem que vocês falaram que na 101 não dá moral), o Márcio Meller , que é uma figura mais conhecida na cidade, e não deram nem bola. Falaram um décimo do que estão falando da Deise (que Deus a tenha, repito).
    É repugnante.

    ResponderExcluir
  6. poderiam ao menos respeitar a dor da perda da filha né.....é isso que eu não gosto da imprenssa.....é com as desgraças alheias que ela tem ibope, fazer oque né?

    ResponderExcluir
  7. Tenho alguma chance; quarta-feira vou de GOL p/ POA, e depois seguir pela BR-101 até Criciúma (ninguém merece morrer na 101, podendo sofrer um desastre aéreo, né? é mto azar...)

    ResponderExcluir
  8. SE eu depender de aciudente aéreo pra morrer com estilo to ferrada. Até minha mortevai ser sem graça... Mão tem dinheiro pra avião não.
    Será que podia rolar um acidente com a rede elétrica ou algo assim? Tipo, que alguém levasse a culpa e indenizasse a minha família...era uma boa.

    ResponderExcluir