junho 15, 2009

A farra do feriadão

Uma nota de João Paulo Messer, em sua coluna no JM, reclama do excesso de pontos facultativos no serviço público (referia-se à sexta pós Corpus Christi).

Na nota seguinte, ele diz: "Não entendo porque órgãos de ensino também gostam tanto de enforcar o 'meio' do feriadão."

Vamos tentar explicar. Falamos a respeito com o famoso craque da Unesc Pato, Gildo vol Pato, homem de frente, habilidoso, que nos deu o seguinte esclarecimento:

- A tara por enforcar coisas é um desvio que vem de longe e é parte consolidada na formação do brasileiro. Começou com Tiradentes e tem reflexos na iniciação sexual de meninos. O serviço público tornou famosos esses enforcamentos mas é nas escolas que eles são praticados com prazer total. Lá sim, nas escolas, se enforca com gosto. No imaginário de toda criança ou adolescente que estuda, um feriadão enforcável tem ares de um presente, um brinde, parece férias e todos ficam muito felizes, certo? Pois não é nada disso. Criança a rigor é contra essas folgas arranjadas. Criança é como um poodle, um ser condicionado que é sacada da cama e levada sonolenta para a escola onde se reúne e brinca com amiguinhos e amiguinhas. Se não tem aula é uma tristeza. O vício está é nos adultos. São em faixas etárias mais avançadas que a figura do feriadão se manifesta mais excitante. Aqui na Unesc, por exemplo, onde todo marmanjo em tese paga sua própria mensalidade, a preferência por uma folga supera a necessidade da própria aula. Coisa de loucos, os caras pagam para não ter aula. É só decretar e correr pros abraços. Alunos, professores e direção adoram.

Entendeu agora João Paulo Messer?
.

13 comentários:

  1. eu adorooo isso...não sei, talvez seja preguiça mesmo...mais eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Brito Peixotojunho 15, 2009

    O prof. Nivaldo Goulart, também da Unesc, discorda do neo-magnifico reitor no tocante as datas:
    "muito antes de Tiradentes, os lusitanos vagavam por mares nunca dantes navegados e nas suas naus-mais um pecado da escola de Sagres- inexistiam mulheres, daí que viviam os gajos a "enforcar-o-palhaço" todo santo dia.
    E, continua o prof. Goulart, na falta de água quente e toalhas felpudas a bordo, nossos heróis lusitanos viviam também a enforcar os banhos, ora pois...
    Entendeu, ó pá?!

    ResponderExcluir
  3. A coisa é mesmo esquisita. Ta todo mundo enforcando. Mas se todos enforcassem nao seria ruim. O pior é que só alguns tem moleza. Prefa nao abre, mas os impostos vencem (pelo menos eles porque o criciuma nao)e os cartórios nao se sabe, só indo até lá. Dai o detran nao funciona (quase nunca) autoescola também nao, tem coisa que a gente nao sabe se é publica ou privada, dai a bagunça. O que se sabe é que muita coisa devia estar na privada e era só dar descarga e acaber com muita me... que tem por ai.

    Zaniba

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu adorava um feriadão.Mas como estou desempregado não faz mais diferença,é feriadão todo dia...

    ResponderExcluir
  5. Chicuta é o menino da gravura, no exato momento em que é admoestado pelo professor por ter "enforcado o ganso" no recreio...

    ResponderExcluir
  6. "Admoestado" é ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, este blog também é cultura.
    Admoestado: particípio passado do verbo admoestar.
    Obrigado, d. Neusa Nunes(Colégio Michel),
    obrigado Irmão Aquilino Betoni(Colégio Marista)

    ResponderExcluir
  8. Eu não aproveito feriadões, e fico toda empolgada quando o feriado cai num sábado. Coisa de pobre..fazer o que!

    E vcs podem ser o quão canalhas quiserem, desde que leiam meu blog. Isso "desencanalha" qualquer homem.haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Admoestado...será que dói esse bicho aí?Pagando bem...

    ResponderExcluir
  10. Me perdoe o meu amigo João Paulo, mas um feriadinho prolongado é bem gostoso hehehe Eu não tenho tido este prazer, mas quando tinha adorava!

    Luma

    ResponderExcluir
  11. Bem, meu irmão é uma criança e ADORA quando não tem aula (pois aí ele pode jogar Playstation - e pra falar a verdade, nem tiro a razão dele...).
    Eu ADORO feriado, pq só assim eu posso viajar e matar a saudade de casa e de Criciland. E se não é prolongado, eu o faço por conta própria - claro, sempre me f****** no trab. :p

    ResponderExcluir
  12. Não vou negar que no tempo de colégio e faculdade eu gostava do feriado, principalmente na faculdade, mas porque eu trabalhava tbém e ai todo feriado é bem vindo.

    Boa semana.

    ;)

    ResponderExcluir