junho 23, 2009

Ainda sobre jornalistas e diplomas

A Veja desta semana defende o fim do diploma e define Gilmar Mendes como brilhante pelo seu argumento: "Um excelente chef de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área".
.

Somos blogueiros e não temos diploma em em comunicação. Talvez por isso nossa dificuldade em compreender a ilação do ministro. O que pelamordedeus tem a ver um chef de cozinha com o jornalismo? Nada. Um trata do corpo outro da mente.
.
Aliás, do alto da nossa ignorância, com base na idéia do ministro, também temos uma ilaçãozinha sem-vergonha pra fazer. Se houver um ataque contra diploma para médicos, e o processo pedindo a extinção da exigência cair na área de Gilmar, ele poderá defendê-lo assim: Um excelente cirurgião poderá ser formado numa faculdade de medicina, mas o estado não tem o direito de exigir que toda operação seja feita por profissional com diploma na área.

Gostaríamos de ver o ministro operado por um cara desses.
.

8 comentários:

  1. Um do corpo e o outro mente?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho opinião formada sobre o assunto ainda.Mas se a Veja esta defendendo...já me dá vontade de ir para as ruas com uma faixa a favor do diploma.

    ResponderExcluir
  3. foi só uma metáfora do Sr. Ministro, mas que tem neguim com diploma exagerando no gerúndio, lá isto tem...
    "Vamos estar" de acordo...

    ResponderExcluir
  4. Penso que o assunto é polêmico.
    Será que corpo e mente não fazem parte do mesmo indivíduo?
    Alguns dizem: Corpo são, mente sã!
    Outros dizem que vc é o que come.
    Ha ainda os que dizem, conforme o resultado financeiro vc come quem quiser.
    Sei lá, como não sou jornalista, tanto faz.

    ResponderExcluir
  5. Olha, acho que o cara não deveria ter usado essa comparação. Poderia ter citado que muitos já fazem o jornalismo sem diploma e fazem bem. só sei que estudei quatro anos e que meu diploma vale sim, mesmo não sendo mais obrigatório. Tenho o conhecimento, a teoria... e agora é correr atrás pq com ou sem diploma a vida não é fácil.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que quando falam que o Lula não tem diploma o argumento muda...

    ResponderExcluir
  7. Não consegui formar opinião sobre o assunto, mas sobre namoradas monotetas eu tenho opinião.
    Bota um silicone URGENTE pq se eu fosse homem broxaria se ficasse sem saber que peito pegar: O avantajado pela fartura, ou o pequeno por pena do coitado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Com diploma ou sem diploma o negócio não é fácil! Digo apenas que muito me dói ver algo que lutei tanto pra ter, assim... sendo discutido como se "tanto faz" ou "tanto fez".

    Não me fará diferença, pois como disse a Magalices tenho o conhecimento e a teoria... isto de mim nenhum ministro tira!


    Luma

    P.S: Meninos, vcs são meus ídolos! O diploma aqui não faria diferença! Muito bom meeeeeesmo!

    ResponderExcluir