setembro 06, 2009

A solução para o asfalto

Piso longa duração

Nossas estradas

A gente malha, malha, mas tem hora que tem que botar a mão na consciência. Deve ser muito difícil fazer asfalto resistente. Deve ser impossível. Chega uma hora que tem que parar pra pensar um pouco e elogiar o esforço do Governo. E das empreiteiras também, por que não?

Gente séria

O pessoal é muito bem intencionado, gasta um dinheirão com as obras, chama imprensa, inaugura, faz festa, um monte de discurso e um ou dois anos depois as benditas estradas estão cheias de buracos*. E já vem o pessoal dizer que tem corrupção, que não fiscalizam as obras, que é uma espessura e fazem outra, que o asfalto é ruim. Vai lá fazer pra ver o que é bom.

Fórmula impossível

Não tem como. É muito carro, caminhão nunca se viu tanto. Parece que nunca viram asfalto novo, todo mundo quer andar lá. Aí não tem asfalto que resista. Não tem como calcular o asfalto certo. E a chuva? Vai chover tanto assim na Nicarágua. Parece até conspiração sãopedrina. Depois dizem que nos Estados Unidos o asfalto dura. É, mas lá não tem chuva, lá tem neve. Neve, incêndio na Califórnia, serial killer, a Madonna e o Michael Jackson insepulto. Não é a mesma coisa.

Chama a Engel

Pois nossos problemas acabaram.  Chegou a Engel. A notícia acima pode acabar com a síndrome de isopor que assola nosso asfalto. Acabou a moleza. É só chamar a Engel que eles resolvem.  

(*) Exemplos de maus exemplos:

- A do Sangão até o Morro da Fumaça parece um queijo suíço;

- Aquela do São Bento à Nova Veneza até caiu um pedaço.

3 comentários:

  1. ah, esses nossos asfaltos...

    não sei pq aqui eles não dão um jeito. Olhamos para a Marginal Tietê em SP.

    Por lá, passa diariamente mais que todo o tráfego de SC e não tem essas crateras que aparecem nas rodovias da nossa região.

    Pq não usam o mesmo material aqui? Gasta-se mais, porém dura-se o bastante

    ResponderExcluir
  2. Avisaram ao governo que a colocando Balança seria solucionado o problema. Só esqueceram de avisar que depois de prontas deveria colocar pessoal para operacionaliza-las. Acho que o pessoal que recebe do Erario pensou que os donos das transportadoras ficariam inibidos só com a existência das mesmas às margens das BRs.

    ResponderExcluir
  3. Dois anos?
    putzgraça sempre bondoso com as empreiteiras. Seriam anunciantes?
    Há por aí algo preto apelidado de asfalto que não dura 3(tres) meses.
    As 3 empresas que atuam na nossa região precisam urgentemente colocar asfalto de verdade em nossas rodovias.

    ResponderExcluir