outubro 11, 2009

Idolatrado e idólatras

Atenção amigos, este artigo é para iniciados, para aqueles que como nós cultuam o apartidarismo, para aqueles que de alguma forma pensam que governantes são eleitos para servir seu país, estado ou município e que, sendo assim, tudo o que fazem de positivo, quando no cargo, é mera obrigação e que essa obrigação é resultado das expectativas que eles próprios criaram quando das suas campanhas, não raro usando o artifício simplista da promessa, restando a nós, povo, o papel de cobrar por seus erros, falhas e omissões e crimes.

Beleza até aqui? Pois vamos lá que a coisa vai longe. Nosotros acreditamos que quem pensa assim refuga idolatria. Refuga idolatria tipo a que se percebe hoje nesse país de Deus, especialmente alimentada por uma facção – facção não, facção soa muito marginal, muito quadrilhoso, melhor dizer por uma parcela entorpecida embevecida da nossa sociedade. Idolatria cabe melhor para ditadores. Esses, não raro, dominam com habilidade invejável a comunicação de massas e seus crimes, omissões, falhas e erros enquanto no poder não têm efeito sobre a massa entorpecida embevecida.

Dito tudo isso, vamos apresentar a seguir dois textos longos. Se você chegou até aqui e acha que já está extenso não viu nada. Os dois textos na verdade são um só. O primeiro é uma ode de louvor ao presidente Lula, escrito por um cidadão içarense. Foi escrito logo após a passagem do ex-presidente Fernando Henrique por Criciúma. Diante do exposto no primeiro parágrafo, manifestações assim nos soam descalibradas de um mínimo de sentido crítico, ou melhor, têm sentido crítico mas são carregadas de emoção e, todos sabemos, emoção afasta a razão. Então, para manifestar minimamente qual o nosso sentimento a respeito do texto, que conotação tem para nós manifestações de aclamação por governantes cujos acertos (cumprimento do que prometeram - falamos acima) justificam erros, falhas, omissões e crimes, criamos o segundo texto que é, em síntese, uma paródia do primeiro.

Então lá vai. Se você é PT roxo (perdoem a redundância) vai adorar o primeiro texto. Se você se associa mais ou menos com a turma do primeiro parágrafo, vai achar graça do segundo.

***

Primeiro texto (original)

AVE! LULA!

É sabido e consabido que a expressão latina “ave! Caesar!” era destinada ao Imperador Romano que estivesse no poder, em alusão ao glorificado César, sendo certo dizer que a expressão “ave” significa “Salve”, “Viva”. Trocando em miúdos: SALVE! IMPERADOR!

Pois “nunca antes na história deste país” (para ficarmos com uma frase de Lula que já virou bordão) um mandatário fez jus à saudação como Lula a faz. Sou suspeito para fazer tal afirmação porquanto tenho uma admiração incondicional por Lula. Sempre torço para que ele acerte, para que ele, ao discursar, faça rir, faça chorar, diga o que deve ser dito e, mais ainda, para que ele, enquanto mandatário maior da nação faça o que deve ser feito. É evidente que Lula comete erros (que o digam as coligações, que o diga a tibieza com que enfrenta as questões ambientais). Mas, no campo do desenvolvimento econômico e social Lula fez mais por este país do que todos os mandatários anteriores juntos, excetuando Pedro II e Getúlio Vargas que, cada um por motivos diferentes, estão no mesmo patamar de Lula. Os demais foram arremedos de governantes.

Digo isso num momento mágico de nosso país. De eternos pedintes junto ao FMI, viramos emprestador. Enquanto com FHC, de triste memória (sem dúvida o pior presidente da história) nossos ministros tiravam os sapatos nos aeroportos para serem revistados, com Lula o Brasil foi inserido na cúpula decisória do Mundo, tomando assento na mesa executiva do planeta.

Enquanto FHC estava em Criciúma fazendo uma palestra amargurada e rancorosa para uma platéia que não podia fazer perguntas, Lula estava em Copenhague obtendo mais uma grandiosa vitória para o Brasil sendo peça chave na decisão do Comitê Olímpico Internacional quando este escolheu o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Lula conseguiu a façanha inimaginável até cinco ou seis anos atrás, de trazer para o Brasil uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Todas as nações entoam loas ao Brasil.

Enquanto a mídia local destacava as frases energúmenas de FHC onde este destila sua inveja e desastrada leitura do momento atual do Brasil (o que cada vez mais me convence que ele não fez faculdade de sociologia), O “The Times” Inglês destacava a vitória de Lula sobre Obama, porquanto o discurso do nosso presidente ofuscou por completo o discurso daquele que é considerado o melhor discurso político contemporâneo, Barack Obama.

Lula causa emoção por onde passa. É gratificante, é fantástico ver o quanto o homem está muito acima do cargo. É cena de cinema ver um Presidente da República chorar copiosamente durante um evento tão formal quanto aquele em Copenhague, quando percebe que conseguiu dar mais uma vitória estrondosa ao Brasil, trazendo, não só para o nosso país mas para o nosso continente, o direito de ver o maior evento esportivo do Planeta, o que vinha sendo negado com empáfia pelas grandes nações, e vinha sendo aceito pelas figuras rotas que nos governavam alegando que não tínhamos condições de sediar uma Olimpíada; que éramos pobres, que nosso lugar era a cozinha, que éramos caipiras, como disse FHC, o sociólogo que não entende de gente.

Lula entende de gente, entende de sonhos, entende de riso, entende de choro. Lula, o Presidente do Brasil, pulou como um torcedor geraldino quando o mestre de cerimônias anunciou: A OLIMPÍADA SERÁ NO RIO DE JANEIRO!!! Lula abraçou quem estava na frente, no lado, atrás. Só quem já comemorou gol em estádio de futebol sabe o sabor daqueles abraços.

Para a elite rancorosa e pestilenta, Lula não se comportou como um estadista. Banana para eles. Nosso povo precisava desesperadamente de um Líder, um Presidente que, mais que um títere, um fantoche, tomasse a caneta e agisse como homem com sentimentos e ações de homem. Lula é tudo isso, mas o Brasil só saberá o valor deste momento quando o tempo estiver amarelando estas lembranças. Lula venceu, mas repartiu a vitória com todos os brasileiros. Que bom para nós.

***

Segundo Texto (em vermelho o que foi alterado)

AVE! GENTIL!

É sabido e consabido que a expressão latina “ave! Caesar!” era destinada ao Imperador Romano que estivesse no poder, em alusão ao glorificado César, sendo certo dizer que a expressão “ave” significa “Salve”, “Viva”. Trocando em miúdos: SALVE! IMPERADOR!

Pois “nunca antes na história deste país” (para ficarmos com uma frase de um certo presidente que já virou bordão) um mandatário fez jus à saudação como Gentil da Luz a faz. Sou suspeito para fazer tal afirmação porquanto tenho uma admiração incondicional por Gentil. Sempre torço para que ele acerte, para que ele, ao discursar, faça rir, faça chorar, diga o que deve ser dito e, mais ainda, para que ele, enquanto mandatário maior da Içara faça o que deve ser feito. É evidente que Gentil da Luz comete erros (que o diga a maracutaia com aquela revista que desaguou na Descentralização no Banco dos "Réus", onde ele mais a turma do LHS estava metido com o Nei Silva). Mas, no campo do desenvolvimento econômico e social Gentil fez mais pela Içara do que todos os prefeitos anteriores juntos, excetuando o Arthur Zanolli e o Heitor Vavassori (este último fez o diabo) que, cada um por motivos diferentes, estão no mesmo patamar de Gentil da Luz. Os demais foram arremedos de Prefeitos.

Digo isso num momento mágico de nossa cidade. De eternos pedintes junto aos governadores, agora somos sócios de LHS, somos da mesma tchurma. Enquanto com Heitor Valvassori, de triste memória (sem dúvida o pior prefeito da história da Içara) nossos munícipes tiravam os sapatos na prefeitura para serem revistados, com Gentil da Luz Içara foi inserida na cúpula decisória do Estado, tomando assento na mesa executiva de quem manda.

Enquanto Heitor Valvassori se esbalda dando discurso para servidores espoliados que ele não pagou enquanto na ativa, Gentil está em Floripa jantando com Luiz Henrique e combinando explicações possíveis que podem ser aplicadas aos mesmos servidores que ele também não paga. Gentil conseguiu a façanha inimaginável de criticar o antecessor por não pagar e continuar não pagando como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Todos os prefeitos (não chegados a pagar contas) entoam loas ao iluminado da Içara.

Enquanto a mídia local (de Criciúma) destacava a cara-de-pau do co-irmão Clésio Salvaro que veta Projeto de Transparência porque diz ser inconstitucional, o Site Circulando, do Ney Lopes destaca que Gentil é melhor que Valvassori  e prefeitos anteriores porque tem um discurso que consegue enganar melhor. O nosso prefeito ofusca por completo o discurso de qualquer prefeito do Brasil, quiçá de todos os governadores.

                Gentil da Luz causa emoção por onde passa. É gratificante, é fantástico ver o quanto o homem está muito acima do cargo. É cena de cinema ver um Prefeito perambular pelo município com sua mesa itinerante atendendo a população como um humilde mortal que ele não é.

Gentil entende de gente, entende de sonhos, entende de riso, entende de choro. Gentil da Luz, o Prefeito da Içara, pulou como um torcedor geraldino quando escutou o voto de um juiz contrário a sua cassação. Gentil abraçou quem estava na frente, no lado, atrás. Só quem já comemorou gol em estádio de futebol sabe o sabor daqueles abraços.

Para a turma da oposição da Içara, rancorosa e pestilenta, Gentil da Luz não se comportou como um prefeito sério. Banana para eles. Nosso povo precisava desesperadamente de um Líder, um Prefeito que, mais que um títere, um fantoche, tomasse a sua mesa e saísse com ela por aí, agindo como homem com sentimentos e ações de homem. Gentil da Luz é tudo isso, mas os incrédulos só saberão o valor deste momento quando o tempo estiver amarelando estas lembranças. Gentil da Luz é um  vencedor, mas reparte suas vitórias com todos os içarenses. Que bom para nós.

Um comentário:

  1. Eu não quero nem saber. O Lula hoje é o maior presidente do mundo. Currupção sempre teve e sempre vai ter, então deixa corrupção de lado. E com tanta popularidade deveria ter outro mandato. Não precisa votação, a votação já tá na popularidade. Pra que botar outro se vai roubar também. Esse pelo menos é popular.

    ResponderExcluir