junho 09, 2010

Kéchi x 30 meses

Placas de Transito do Brasil Sobre o post "Triângulo salvarósceles", abaixo, Jackson Fernandes comentou assim:

  • Como é realizada a fiscalização da aplicação dos recursos do Fundeb?

De acordo com o disposto na Lei nº 11.494/2007, a fiscalização dos recursos do Fundeb é realizada pelos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e, quando há recursos federais na composição do Fundo em um determinado Estado, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União também atuam nessa fiscalização, naquele Estado. Trata-se de um trabalho diferente daquele realizado pelos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo, visto que estas instâncias têm a prerrogativa legal de examinar e aplicar penalidades, na hipótese de irregularidades.

É importante destacar aqui que o Ministério Público, mesmo não sendo uma instância de fiscalização de forma específica, tem a relevante atribuição de zelar pelo efetivo e pleno cumprimento da lei. Nesse aspecto, desempenha uma função que, em relação a eventuais irregularidades detectadas e apontadas pelos Tribunais de Contas, complementa a atuação destes, tomando providências formais na órbita do Poder Judiciário.

  • Como e a quem devem ser apresentadas as prestações de contas dos recursos do Fundeb?

A legislação estabelece a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais apresentarem a comprovação da utilização dos recursos do Fundo em três momentos distintos, quais sejam:

§ Mensalmente - Ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, mediante apresentação de relatórios gerenciais sobre o recebimento e emprego dos recursos do Fundo, conforme estabelece o art. 25 da Lei nº 11.494/2007.

§ Bimestralmente - Por meio de relatórios do respectivo Poder Executivo, resumindo a execução orçamentária, evidenciando as despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, em favor da educação básica, à conta do Fundeb, com base no disposto no § 3º, art. 165 da CF, e art. 72 da LDB (Lei nº 9.394/96).

§ Anualmente - Ao respectivo Tribunal de Contas (Estadual/Municipal), de acordo com instruções dessa instituição, que poderá adotar mecanismos de verificação com periodicidades diferentes (bimestrais, semestrais, etc). Essa prestação de contas deve ser instruída com parecer do Conselho.

3 comentários:

  1. deixa o home trabalhá.

    ResponderExcluir
  2. PutzMarketing, isso aqui não tem nada a ver com o comentário do jakson Fernandes,por isso vou usar esse espaço pra fazer a minha mídia.
    PREMIUM NIGHT TRÁS PARA CRCIÚMA:
    O cantor LUCIANO BRUNO com a música,
    CHAMPAGNE...
    Ingressos a venda nas melhores lojas da cidade.

    PREMIUM DAY TRÁS PARA CRICIÚMA:
    Os cantores CLAUDINHO(em memórium) E BUCHECHA
    com a música, SÓ LOVE,SÓ LOVE,SÓ LOVE,
    SÓ LOVE,SÓ LOVE,SÓ LOVE,
    SÓ-VALO,SÓ-VALO,SÓ-VALO,
    SÓ-VALO,SÓ-VALO,SÓ-VALO...

    Ingressos antecipados nas melhores BORRACHARIAS da CIDADE.

    ResponderExcluir
  3. Neste caso especificamente, de propósito ou inadvertidamente, a legislação estabelece a obrigatoriedade de comprovação da utilização dos recursos do Fundo em três momentos distintos: 1º)Mensalmente: ao Márcio / 2º)Bimestralmente: ao Eu e
    3º)Anualmente: ao Eu (são 3, lembram?)

    ResponderExcluir