janeiro 20, 2011

Estado de interesses

Estado-emergência

Por aqui todo janeiro é sagrado: Rincão, chuvaral e Estado de Emergência. Nem bem o chuvaral desaba e o velho e oportuno “Estado de Emergência” vem à baila (o deste ano já foi decretado ontem).  Tem gente que acha que é malandragem. Tem gente (tem cada bicho maldoso) que acha que tem prefeito esperto louco por uma chuvinha só pra emplacar o tal Estado. Não é o nosso caso. O Putz não acha. Até já ficamos desconfiados, no passado, mas passou.

Foi assim: em setembro de 2009, foi decretado um EE por causa da Gripe A, e a gente pediu pra Câmara dar uma checada pra ver se tinha algum rolo. Estado de Emergência, sabe como é, permite contratação e compras sem licitação, então a gente queria saber o que foi comprado e contratado durante o Estado, sem licitação. 

A Romanna até mandou dizer que iria pedir à Prefa “por meio de requerimentos e que a Prefeitura tem 30 dias de prazo para responder.” Ela também disse que iria nos informar da resposta assim que as recebesse.

Até ontem não recebemos a informação, o que não quer dizer nada. Tempo no serviço público tem dimensão diferente. A gente aprendeu isso. Trinta dias pode ser cinco anos, pode ser 120 meses, ou mais. Pode ser também, não checamos isso, que o que vale para um Estado de Emergência se extingue na decretação de outro (o que justificaria tantas decretações) e a papelada some. Pode ser, não sabemos. O certo é que até hoje ninguém informou nada.

Deu pra entender porque a gente não desconfia mais? Não? Tá, vamos explicar de novo, é assim… Pô, por que os caras não responderam pra Romanna, meu?

3 comentários:

  1. Pô cara voces acreditam que ela faz força pra ficar sabendo? Será que eles são obrigados a informar? Voces não sabem como funciona o sistema? Poder, não é para se explicar. Poder é para ser exercido. E..... todos eles fazem parte do poder.

    ResponderExcluir
  2. Junior, da prefeiturajaneiro 20, 2011

    Putz! Fostes aos locais atingidos? Estivestes junto no dia da chuva? Tais ofendendo. Na Vila Francesa e Paraiso foram perdidas duas unidades de saúde completas. Só ai 150.000 de prejuízo. É emergente sim...

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que não é? Dizemos, sim, que tem esperteza. Dizemos que o instrumento do EE é oportuno pra sanar favores pendentes. É assim mesmo. Por que não respondem o que foi comprado e de quem (mais o valor, óbivio) quando perguntado?

    ResponderExcluir