julho 28, 2009

ICMS – ônibus x avião

Avião x ônibus

Está no jornal:

Não consigo entender porque o governador LHS se propõe a reduzir o ICMS para o combustível dos aviões e nem sequer pensa em reduzir para os ônibus que fazem o transporte coletivo nos municípios. Todos sabem que o preço do combustível nas planilhas de cálculo das tarifas dos ônibus representa muito no valor final da passagem.” Célio Elias – Sindicalista e vereador

Caro Elias, PutzGraça vai esclarecer para você da forma nas didática possível.

Primeiro, quando você lança a suspeita “será porque os amigos do governador não costumam andar de ônibus?” você está absolutamente certo na essência, embora metaforicamente o que viaja nas asas do fisiologismo é a simbiose entre o a carência intrínseca em direção à vontade induzida.

Entendeu? Nós também não.

Então vamos ao segundo. Quem anda de ônibus é pobre. Pobre não é amigo do Gov (governador) mas vota. Para votar no Gov é preciso que o pobre se mantenha pobre. Se o Gov baixar ICMS da gasolina do ônibus, baixa a passagem e sobra um dinheirinho para o pobre. Se isso acontecer, há a possibilidade (é improvável mas políticos sempre ficam com um pé atrás) de o pobre aplicar essa sobra em instrução e isso não é bom. Pobre instruído pode começar a entender coisas e… definitivamente isso não é bom. Pode haver evasão de votos.

5 comentários:

  1. A explicacao de vcs foi magnifica!
    Aessencia eh esta!Verdadeira e crua
    Gostaria q fosse dada ,nesta mesma linha de raciocinio, a explicacao sobre a falta de continuacao dos trabalhos e/ou finalizacao de muitas obras q seriam tanto municipais qto estaduais, como por exemplo ; via rapida,parque das etnias, anel viario, aeroporto Diomicio Freitas, terraplenagem e muro no local do IFET etc,etc etc, MAS o" inclito" prefeito quer iniciar uma obra p/alimentar seu ego (e beneficio proprio-do tio) como esta obra da rodovia leste-oeste, que nem faz parte de plano diretor , tampouco da "plataforma eleitoral vitoriosa"(com seus onibus da cidadania, seu programa de radio e seus casamentos comunitarios)feitos por intermedio de suas ONGs q recebem dinheiro publico.
    Tambem poderiam comentar sobre aquilo q ja eh publico e q ele quer se desfazer(o prefeito) como por exemplo: o patio de maquinas , a praca do shopping Criciuma, o hospital infantil Sta.Catarina.Nesta nossa cidade com tanta falta de espacos verdes, de areas comuns,de lazer saudavel e gratuito(pracas, pracas e pracas, com muito verde e bancos ou ate sem eles mas c/ grama e muitas lixeiras, banheiros publicos, bebedouros etc, etc, etc). Escolas p/ diferentes cursos de artes ao lado de uma praca arborizada so pode atrair as criancas e os jovens, q assim estarao protegidos e direcionados p/ algo esperancoso no seu futuro.
    Esta mentalidade empresarial no bem publico eh bom na parte gerencial de pessoas, dos servidores, mas muito ruim qdo pensa em ganhar dinheiro ou economizar, pois o bem estar da populacao tem um preco .Este preco pode ate parecer alto mas, c/ o passar dos anos sem doencas banais, sem atos de vandalismo, sem crimes advindos do descaso dos governos p/ c/ seus eleitores, sera irrisorio e eh assim q se comportam grandes homens, q fazem historia. Altruimo e nao egoismo ou narcisismo eh o q se espera de um mandatario, e comecemos pelo municipal, onde podemos cobrar mais facilmente se formo organizados em todos os segmentos da sociedade.
    Desculpe-me pois me contagiei c/ o assunto e c/ o espaco.
    Espero q/ possa servir de ideias p/ seus comentarios nos proximos dias/meses/anos.
    Atenciosamente
    Obrigada
    Inconformada c/ safadeza

    ResponderExcluir
  2. SEM COMENTARIOS, FALOU TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo! Excelente ponto de vista!

    ResponderExcluir
  4. A avaliação de vcs foi perfeita, mas só não entendo porque o Célio não fez comentários semelhantes a este no município dele - Forquilhinha, quando houve o aumento de passagem por lá! Será que é o fato de o partido dele ser o vice-prefeito da cidade? É estranho, gostaria de saber porque ele não cuida primeiro dos problemas da cidade dele pra depois meter o "bedelho" aqui.

    ResponderExcluir
  5. Email de dezembro de 2008:

    Sou de Criciúma, mas lendo sobre o aumento da passagem
    de ônibus de Forquilhinha, não pude deixar de manifestar meu pro-
    testo. Não sobre o aumento em si mas pela forma como ele se dá. É
    irritante que em pleno século 21 políticos recorram à artimanhas me-
    díocres, muito utilizadas por administradores retrógrados que insis-
    tem em achar que o eleitor é burro. Cito bobagens como pavimenta-
    ção ou outras obras em rodovias movimentadas, que são executadas
    em épocas de mais movimento (verão) para que mais eleitores confi-
    ram sua inciativa. A atitude é folclórica, típica do coronelismo nor-
    destino (sem preconceito), mas amiúde aplicada por aqui (no verão
    anterior, se bem me recordo). Voltando a questão da Forquilhinha,
    o movimento dos políticos seria hilário não fosse irritante. Imagino
    a conversa entre eles (um sucessor do outro - mesmo partido e tudo
    mais) se esbaldando com a genialidade da idéia:
    O prefeito saidor: - Eu aumento. Atocho o R$ 2,05 no apagar das lu-
    zes e sumo. De ti é que não podem reclamar.
    O prefeito entrante: - Gênio! E se reclamarem digo que herdei da
    gestão anterior. Até o Lula bota a culpa de tudo o que está errado
    na gestão anterior.
    Perfeito. Será que é por isso que cada vez leio por aí que vivemos
    num país de trouxas? Isso mesmo, trouxas, nós, que acreditamos em
    políticos desse naipe.

    ResponderExcluir