março 16, 2010

Pizza à câmarezza

pizza

PutzGraça foi à Câmara ontem pra ver o debate sobre a questã das faltas contumazes de vereadores às sessões.

E não é que não teve debate? Pelo menos não para o público intrometido que pensa que sabe não sabe direito como são as coisas. O debate foi na sala do presidente Edinho.

Seu Putz tem que reconhecer a esperteza inteligência de nossos representantes. Genial a jogada de levar para os bastidores uma discussão tão polêmica. São questões internas que devem ser discutidas internamente. De mais a mais, o povo nunca entende os vereadores. Vota neles, elege eles… e depois fica cobrando. Parece que não acredita em quem votou. Por favor! Então não vota. Voltando à Câmara, foi boa idéia debater escondido. Se o debate fosse aberto provavelmente algum “povo” mais azedo iria levantar que o Hulk não vai nas sessões pra jogar bocha, o que não tem nada a ver. Obviamente, o “povo” é despreparado para entender que o Hulk representa a Câmara nesses eventos. Todo vereador representa a Câmara sempre. As sessões são meras caixas de ressonância (como dizia Parreira)

Mas, hoje de manhã, via entrevista do presidente Edinho nas rádias, ficamos sabendo que está tudo resolvido. A culpa é do regimento interno. Mais uma vez temos que nos abrir para uma saída tão inteligente. São muito bons os caras. Que coisa maravilhosa. É só mudar o regimento. O maldito regimento que exige que os fujões vossas excelências assinem um maldito livro ponto. Assim, foi decidido ontem que a Câmara vai centrar todos os esforços na adequação do regimento à mobilidade dos edis.

E PutzGraça, via sua assessoria política (treinada por Sarney), está pensando em ajudar. Temos idéias legais pra ajudar. Já estamos providenciando um portfólio de sugestões que vai tirar o foco do “povo” para essas faltinhas insignificantes. Pra começar, antes de tudo, ver a possibilidade de abolir o regimento. Abolir mesmo, acabar, fim, zero, lata de lixo. 80% de todo diz-que-diz-que iriam pro lixo embora com ele. Se não tivesse regimento, essa denúncia atual nem teria existido.

Em não sendo possível (a abolição)…

  • Criar um livro-ponto pra cada vereador. Ele leva pra casa. Onde ele for, seja em jogo de bocha, festa, férias na Colômbia, visita à sogra, inauguração de obra onde não foi convidado, leva o livro embaixo do braço, assina e ninguém enche o saco;
  • Alternativamente, criar a figura do vereador rotativo. Sempre que um falta o rotativo estaria de plantão na Câmara e a falta ficaria descaracterizada;
  • Instituir um bônus extra para cada falta. Grana mesmo. Tem gente que quer que desconte as faltas do salário, Seu Putz sugere o contrário. Essa idéia é muito massa. Seria uma ferramenta muito útil para desestimular denúncias e sem denúncia não há desgaste da instituição. E tem uma, esse bônus compensaria o vereador pelos danos morais inevitáveis sempre que ele se vê envolvido nessas broncas.  

6 comentários:

  1. O "pastorzinho" diz que só vota com a "luz divina", pelo geito quando faltou, estava conversando com Deus!!!
    É muita cara de pau!!!
    Estão a pouco mais de um ano como vereadores e já querem ser deputado e senador!!!
    Ai não dá!!
    Desse jeito, com esse nível na câmara de vereadores, na próxima eleição também irei me candidatar!! Qualquer um cara de pau pode ser vereador. Tem sempre uma desculpa ou "dupla interpretação"

    Geraldo

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida seu Putz, como vamos fazer prá acabar com essas atitudes "desreipeitosas" de nossos representantes, para conosco? Nós elegemos essas "Tralhas". Qual a qualificação prá esse tipo de indivíduo? Minha paciência esgotou. Não aguento mais isso. Será que o MP não poderia entrar com uma "Ação Civil Pública" contra essas deliberações de tais "Camaras Frigoríficas"? Tenham dó Srs. Vereadores!

    ResponderExcluir
  3. Que "gentinha sem vergonha" esses tais que se dizem vereadores...Caras de pau!!!! Vão trabalhar!!!!

    ResponderExcluir
  4. poderiam criar um bônus para quem não faltasse pelo menos 50% das sessões... poderiam dobrar o salário de quem comparece mais né....

    ResponderExcluir
  5. No www.romanna.com.br presto contas das minhas presenças e faltas às sessões. De qualquer forma, antecipo que faltei 2 sessões e vou devolver o valor correspondente para a Câmara ainda este mês.

    ResponderExcluir
  6. Amigos do Putz, vocês podem complementar a informação que passei a pouco? Houve duas sessões em que faltei para tratar de assuntos pessoais (1-palestra para um grupo de 80 mulheres democratas no Dia da Mulher;2-encontro estadual dos Democratas) e, referente a estas faltas, devolverei o valor correspondente.

    ResponderExcluir