março 12, 2010

Jornalismo, pra que diploma? Aprenda aqui

Muito bom o vídeo do Rafinha. Tem quase tudo ali. Está faltando, porém, um elemento extremamente importante, que Seu Putz aprendeu por  observação na Faculdade Globo de Jornalismo e aplicado à risca na RBS daqui: o FATOR PERCENTUAL.

Seja lá do que você estiver falando, fale sempre que isso representa um acréscimo de 7, 8 10 ou 250% em relação ao ano passado, à última pesquisa ou mesmo período anterior.

É muito importante essa informação. Quando você faz uma reportagem sobre venda de ovos de páscoa (saiu uma hoje). venda de material escolar, natal, dias dos namorados, colheita de arroz ou  morte de cachorros, tenha sempre presente que o telespectador tem em mente os números do outro período. Se você não informar o percentual o imbecil fica boiando.

Para se ter uma idéia mais obtusa conclusiva do que falamos, atenção para o que Seu Putz já percebeu: esse tipo de post (falando mal da Globo) dá um incremento de 0,024% no total dos seus acessos/visitas em relação a toda dinâmica processual relativa do placar agregado. 

2 comentários:

  1. Seu Putz!
    O Rafinha é repórter made in Paraguay... veja no Youtube o vídeo original:
    watch?v=aHun58mz3vI
    Mas a versão do Rafinha ficou legal, entendível para muitos que ainda não falam inglês, ou alemão, ou húngaro sei lá (que linguagem o cara está usando no vídeo original?...).

    ResponderExcluir
  2. Vendo Gol Chaleira Inteiromarço 12, 2010

    Esse Rafinha não tem graça nenhuma... Só copia...
    Bem melhor a do Bolovo do Hermes & Renato.
    http://www.youtube.com/watch?v=XDJO3yMMWqE
    http://www.youtube.com/watch?v=3ZL_7ODiOc4&feature=related
    Bom fds a todos putznautas!

    ResponderExcluir