março 04, 2010

Fundação selva de pedra

DSC01257 DSC01262 DSC01263

Chegou na redação de PutzGraça:

SOCOOOOORRO Seu Putz, faça alguma coisa, estão querendo municipalizar o prédio da Fundação Municipal de Cultura, aquele na frente da Gendai (ex-Jugasa), bem no centro. Sabe o que vai acontecer? Municipaliza hoje, o Salvaro vende amanhã. Quem está conduzindo isso é a Romanna, fala com ela Seu Putz.

Pois é, justo a Romanna, nosso último reduto oposicionista. Último reduto de oposição não, é o pedal de freio do desembestado expresso transalvariano. Mas a putznauta deve estar exagerando. Quem iria querer comprar aquilo? Prédio velho e feio, escondido em meio a arvores… Nossas construtoras é que não. Não podemos esquecer que nossa elite empreiteira tem uma reconhecida consciência protetora de nosso patrimônio histórico, é ou não é?

De qualquer forma, Seu Putz foi falar com a Romanna e…

Todas as construtoras de Criciúma estão querendo comprar o prédio. Nem tanto o prédio, mas o terreno. Entenderam? Já gastaram o carpet da Prefa pra saber como anda a municipalição do local. É muita consciência protetiva.

Mas nem tudo está perdido. Tem uma pegadinha no processo, se a doação do imóvel para o município acontecer será casada com o tombamento federal do mesmo. “O prédio faz parte da história da cidade, é uma lembrança viva da luta pela democracia quando presos políticos lá ficaram reclusos, sediou a FUCRI no seu embrião... enfim, é um prédio lindo e de valor emocional, mas está caindo e não pode nem ser reformado porque é da União. Por fim, quem não preza seu passado não projeta bem o futuro... essa é a idéia.” Boas falas Romanna.

Que peninha! Com isso a cidade perde a possibilidade de ter em sua área central algo que definitivamente nos falta e que, sem sombra (e que sombra) de dúvidas daria um perfil personalíssimo a nossa área central: um conjunto de prédios espigados para moradores abonados.

Putz pê-esse: se “quem não preza o passado não projeta o futuro”, para Criciúma o destino é a bruma. 

12 comentários:

  1. Tudo nesta história é engraçado...para não ser trágico.
    A Fundação MUNICIPAL de Cultura não é MUNICIPAL?! Então é...PARTICULAR?
    Que as empreiteiras querem todos os imóveis (e preferencialmente pelados para não precisarem transportar os entulhos), todos nós sabemos.Não precisamos de políticos com frases poéticas para justificar o toma-lá-dá-cá. Mas para motivar ainda mais a transferência do imóvel em tela,ou não, e diminuir a quase zero a resitência da "população" intelectual da cidade,ou não, que tal a proposta de erguer o mais alto edifício do mundo de Criciúma? E com a pintura de camuflagem como uniforme do exército, hein? Vai se confundir com as árvores que ali existem (pois elas não vão destruir a floresta urbana, vão?). Enfim uma obra de arte...do começo ao fim.
    O fato de ser histórica e pertencer à União? União de quem? Nada como cupins, telhado quebrado, ladrões, deixam tudo irrecuperável em questão de dias...Uma arte...

    ResponderExcluir
  2. Esclarecendo ao Mazzetto acima, o prédio pertence ao Governo Federal.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Mazzetto. Cupim é o grande aliado dos políticos safados. Nao deveriam ser pois quem é cara-de-pau (políticos) deveria temer os aliados(cupim). Nao se preserva e depois de destruído é fácil "negociar" com os amigos. Elogiar o patrimônio histórico dos outros é fácil preservar o nosso nao querem. Quando se tem um bom espaço publico trabalham com afinco para "particulariza-lo" e que se dane a história.
    Será que vai haver transparência nessa negociata???????????????

    ResponderExcluir
  4. Se ainda construissem prédios bonitos,cheios das nove horas,que embelezariam a cidade ainda vai.Mas os abonados aceitam morar em caixas de sapato,aí não dá.Deixem a casinha lá em paz construtoras.E mais um ponto pra Romanna,droga...assim vou acabar votando nela.

    ResponderExcluir
  5. lindo, maravilhoso, mas eai? mais da metade dos cidadãos dessa cidade nunca botou os pés lá, no máximo deu uma olhadinha por cima do muro quando passou por alí a pé. acho animal a casa, faço questão de que exista por muito mais tempo..mas infelizmente esse grande povo criciumense nunca deu bola nenhuma pra cultura da cidade. eaí ficamos nós, meia duzia(sem desmerecer) de putzdesgraçados a bater cabeças..as vezes cansa!!

    ResponderExcluir
  6. Já virou moda em Criciúma destruir patrimonios históricos para construção de predios com arquitetura INEXISTENTE... e com os famosos azuleijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Escutei a entrevista da Romanna na RádioSom Maior e Pelo Que Entendi a Vereadora Quer Conseguir Reverter o Patrimonio que hoje é da união para o municipio Justamente pro Municipio poder Restaurá-lo já que hoje o Prédio está caindo aos pedaços. A causa é Nobre, porém se Depois o Prefeito estiver mau intencionado e resolver Vender o Patrimonio Histórico Só Vai Confirmar o Que muita gente já espera do MÁRCIO E EU, PICARETAGEM.

    ResponderExcluir
  8. Vou Continuar Batendo Nessa Tecla, Parém De Fazer PERMUTA dos Seus Imóveis Com estas Construtoras Aqui De Criciúma ,Cuja Grande Maioria De Corretores Só Sabem Valorizar Os Apartamentos Caixotes Delas , Onde na Maioria das outras Cidades Do Estado um Terreno Bem Localizado e Com Casas em cima Valem o Triplo ou mais do que qualquer apartamento Caixote Daqui.

    ResponderExcluir
  9. O Comentário do Cidadão ai em cima está Corretíssimo. ESSA TROCA DE CASAS E TERRENOS AQUI NA FORMA DE PERMUTA SÓ ESTA ENCHENDO OS BOLÇOS DESSES DONOS DE CONSTRUTORAS E IMOBILÀRIAS LOCAIS enquanto Você Proprietário de Terreno E Casa É LOGRADO pelas mesmas.

    ResponderExcluir
  10. CAROS CIDADÂOS, Estas Construtoras São Capazes DE qualquer coisa para conseguir seus lucros exorbitantes , cito até nomear presidente de bairro para ir paras Rádios Pedir pra vender patrimonio público, Aumentar altura de prédio em bairros que não tem uma única área verde, Etc. Porém Eu Nunca ouvi numa rádio comentários Que Esta História de permuta Só Enriquece Certas Construtoras e Desvalorizam casas e terrenos de proprietários em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  11. Olha, se o prédio for revertido ao Município e, ao invés de prezado e restaurado como parte de nossa história e cultura, vier a ser negociado por qualquer Prefeito, eu volto às ruas para fazer abaixo-assinado, passeata, manifestação ... e tenho certeza que estarei acompanhada de milhares de pessoas que não são favoráveis à "selva de pedra".

    ResponderExcluir
  12. Iolanda Pereiramarço 12, 2010

    ....Realmente é seria essa questao seu Putz, dos políticos e contrutoras nao pensarem em preservar o VERDE na era da preservaçao ambiental...Políticos estes e empreiteiros com mentalidades pequenas e egoísticas....( sujestoes para esses prefeitos e politicos de cidades menores...porque nao copiam a administraçao de CURITIBA que apezar de todo o seu progresso de capital paranaense nao deixou de ser uma das cidades mais arborizadas de nossa bela regiao sul....)

    ResponderExcluir