abril 30, 2009

A farra do feriadão da mídia criciumense

.
A gente se acostuma tanto a reclamar do mau exemplo dos políticos que acaba não percebendo quando eles fazem algo de bom. Então fica assim, quando eles fizerem algo de bom, a gente vai elogiar. Por enquanto, queremos protestar. Num momento que porcos mexicanos deixam de ser componentes periféricos da cadeia alimentar para se tornar um surto virótico assustador, nossos políticos perfumados fazem valer seu exemplo virulento para infectar a base de nossa cadeia alimentar de informação: os jornais locais.
No melhor estilo brasiliense, nossos estimados informativos entregaram hoje, quinta-feira, uma edição espicholática que vale para quinta, sexta, sábado e domingo. Por conta do feriado da sexta enforcaram o sábado. Parecem contaminados por uma gripe parlamentar. A nós cabe a inconformância. É inadmissível que veículo de cunho eminentemente privado se comporte ao estilo público. A privada sempre foi melhor que o público. PutzGraça se ressente da ausência dos co-irmãos (blog também é informativo). Serão três dias de escuridão que serão supridos, na medida do possível, por consultas a outros blogs (co-irmãos de verdade) e Engeplus (se é que também não fecharam o site pra viagem).
A todos, jornalistas, colunistas articulistas e demaisistas, desertores da notícia, desejamos de coração um bom feriado e que voltem ilesos e sadios.
.

abril 29, 2009

O país do faz de conta

.
Acompanhamos a discussão sobre as rifas nas escolas. A prática é comum e aceita normalmente porque as escolas não têm dinheiro para pagar pequenas contas. As próprias diretoras constrangem os alunos a vender bilhetes. João Paulo Messer denunciou isso em sua coluna no JM e choveram críticas e reclamações. Pelo que entendemos, críticas por parte das escolas (leia-se diretoras) que o acusavam de ser insensível à situação das próprias, reclamações de pais (anônimos por medos de ver os filhos discriminados) descontentes com a prática.
Pois muito bem. Sem querer meter o bedelho e já metendo, PutzGraça defende seja iniciada uma cruzada islâmica com venda de rifa. Joao Paulo Messer, Adelor Lessa (tantas vezes elogiado neste blog) devem centrar suas baterias contra essa aberração imoral que infesta os colégios. Vamos falar sério, vamos negar de Gaulle e fazer de conta que este é um país sério. A pergunta necessária: rifa é permitido? Nunquinha (veja aqui o porquê)! É crime. Está previsto no código penal. O que presenciamos aqui é uma peça absurdamente estúpida, mas embremática quando é observada sob a luz do que se vê todo dia no Congresso, por exemplo. Nossas crianças aprendem NA ESCOLA (!!!) a aplicar o jeitinho. São instruídas desde cedo que de acordo com as circunstâncias a maracutaia é admissível. Ou não é isso? Ou não é o que a escola está ensinando nesse caso? Sob o pretexto da falta de dinheiro para pagar pequenas despesas, além de tomar a iniciativa delituosa de promover rifas proibidas, contravenções previstas em lei, envolvem deliberadamente as crianças, que são encarregadas da venda dos bilhetes. E depois vão à mídia reclamar, candidamente, que o pessoal não entende suas dificuldades. De Gaulle deve morrer de rir no túmulo.
.
p.s.: PutzGraça, cumprindo sua humilde função educacional, sugere as líderes contraventoras que façam chegar a políticos, autoridades e simpatizantes suas carências financeiras. A eles cabe buscar uma solução legal para o problema.
.

abril 28, 2009

Jornal do Almoço faz 30 anos

.
Reportagem especial sobre vinhetas e a pergunta do repórter Marcelo Siqueira (RBS-Floripa):
"Será que uma vinheta significa tanto para quem está do outro lado (o telespectador)?"
.
Responde nosso editor especializado em mídia televisótica:
- É vero (do futebolês Com certeza!). Uma vinheta é tão mais importante que o próprio programa e vice-versa. Eu mesmo me considero um vinhetófilo. Escolho o que assisto de acordo com a vinheta. Não passo uma noite sem assistir pelo menos 10 ou 20 vinhetas. Tenho comigo a melhor vinheta que já assisti, assim como guardo cd's com aqueles que marcaram minha vida. Pode-se dizer que às vinhetas, hoje, cabe o papel mais injustiçado da TV. Num programa de uma hora, por exemplo, vinhetas representam a miséria inacreditável de 50 ou 60 segundos. Revoltante. Nossa proposta à RBS é apogética e protuberante: criar um programa que coloque a vinheta em seu indevido lugar, no meio. Um programa sobre qualquer coisa, com 50 ou 60 segundos distribuídos no início e fim de cada bloco, onde a atração maior seria um vinhetão psicodélico, supraliminar e carregado de efeitos especiais de última geração 3D. Mais: premiação anual com vinheta principal, coadjuvante, diretor, etc...
.

abril 27, 2009

O fantástico Drauzio Varella

Um de nossos editores não veio hoje (segunda-feira). Ligou dizendo que tá mal de saúde. Estranhamos um pouco. O cara é saudável, super normal, caminha uma hora todo dia, pratica sexo regularmente de mês em mês, bebe em doses homeocavaláticas (seu único defeito, fora a cabeça devastada pela calvície, o abdome a lá Ronaldo por conta das cervejas, a gagueira e a miopia). Todos esses predicados não impedem o trabalho, pelo contrário, estimula-o na medida em que o cara não pega nada, logo, pega no batente.
Ligamos:
- E daí meu, tu não vem?
- Tô mal.
- É? Que houve?
- Sei lá! Tava vendo o Fantástico ontem. Tava tudo bem. Aí começou o Drauzio Varíola. Ferrou tudo. Muito down, downzaço. Devia ter censura praquele cara. Só mostra desgraça, paciente terminal, morto-vivo. Não quis mudar pra não perder os gols...
- Tá, e tu acha que tens o que?
- Depressão, esquizofrenia, fimose, sei lá?!
- Vai no médico, pô!
- Não vai dar, cara. Vou me lembrar do Varíola e vai piorar.
- E?
- Vou isolar total hoje. Amanhã tô aí.
- Beleza.
.

abril 26, 2009

Email de auto-ajuda II

Email recebido com objetivo claro de nos ensinar a viver melhor, popularmente conhecido como email de auto-ajuda.

.

Comece seu dia sem cafeína.

Termine seu dia sem remédios para dormir.

Fique de bom humor. Saiba ignorar teus males e tuas dores.

Não aborreça os outros com teus problemas.

Compreenda quando não te dão atenção por estarem ocupados.

Descontraia-se sem nunca tomar uma gota de álcool.

Suporte a grosseria dos outros sem as corrigir.

Não discrimine as minorias – idosos, raças, religião, sexual.

Coma a mesma comida todos os dias e seja feliz.


Assim você será quase tão perfeito quanto seu cachorro.

abril 25, 2009

A RBS e a novela da árvore famosa

.
Um detalhe numa reportagem no Jornal do Almoço chamou a atenção deste blog pelo seu nível elucidatório e floral. A novela começou em janeiro.
.
Capítulo primeiro:
O jovem Diego Jacinto Duarte foi raptado por um adolescente e deixado amarrado a uma árvore, na Içara, por três dias;
.
Capítulo dois:
Diego foi levado para Blumenau com risco de perda das mãos, devido a problemas circulatórios decorrentes da longa inatividade;
.
Capítulo três:
Pegaram o bandidão, ou, adolescente infrator, que confessou ter sequestrado pra roubar.
.
Capítulo quatro:
Diego retorna de Blumenau, feliz, com as mão em seus devidos pulsos.
.
Le grand finale:
Aí que entra a reportagem do Jornal do Almoço. A matéria, na voz marcante de Douglas Nazário, Eliane Gonçalves ou Caroline Bortot (não lembramos bem), falava sobre a recuperação do jovem Diego. Dizia mais ou menos assim: "Acaba de voltar de Blumenau o jovem Diego Jacinto Duarte, que em janeiro ficou três dias amarrado nesta árvore..." Neste momento apareceu no vídeo a imagem de uma árvore.

Imagem da árvore mostrada
.
Muito bem. "Amarrado nesta árvore." PutzGraça entende o drama dos amigos errebeesseanos. A Globo orienta que eles nunca digam o nome das coisas. Se eles estão no Shopping Criciúma (todo mundo tá vendo que eles estão lá), eles dizem "este shopping", se estão no Angeloni, dizem "este supermercado", etc. Mesmo assim, vamos levar essa peça jornalística para ser analisada na Faculdade de Comunicação da Satc. Qual a relevância de mostrar uma árvore magra, desfolhada e que é passível de ser confundida com qualquer outra? Isso seria ensinado nos bancos da Satc? Achamos que não. Achamos que há abuso do poder econômico no caso, estão promovendo certas árvores em detrimento de outras. Temos árvores respeitáveis na cidade que dariam tudo para ser valorizadas publicamente e foram discriminadas por sua condição social (a árvore da reportagem é da Praça do Congresso). O fato, inclusive caracteriza propaganda enganosa pois a árvore da reportagem não seria a que efetivamente participou do evento. Pelo menos as três figuras abaixo chegaram a nossa redação como as legítimas protagonistas do sequestro.


esta


esta


ou esta
.

abril 24, 2009

Romana e o papel dos políticos

"O papel de um líder político é influenciar o comportamento das pessoas." (Romana Remor em entrevista na Som Maior Premium - 22.04.2009)
.
De nossa parte agradecemos o interesse. Ou melhor, vamos parlamentar, como funcionaria esse papel mesmo, dona Romana?
Parece uma idéia meio enrolada. Salvo melhor juízo, quando ela disse o que disse referia-se a si própria. Passando a limpo, líder político para ela, como de resto para nós outros, seria vereador, deputado e senador. Aí reside o problema, dona Romana Remor, líder vereadora. A rigor, a rigor, se sua idéia fosse seguida à risca, se, utopica e delirantemente, a classe
corrupta política ao invés de só prometer agisse no sentido de influenciar, moldar ou formar o comportamento das pessoas, teríamos aqui neste brasilzão de Deus, sem querermos exagerar, sem querermos ser negativos, uma potência invencível em sacanagem, maracutaia e trambicagem. Seria tanta sujeira, mas tanta sujeira, que faltaria papel para limpar. Sorte nossa que eles só prometem (*).

.
(*) abrimos aqui uma margem para reconhecimento dos 1% de honestos da classe.
.

abril 22, 2009

A Globo e a crise do vôlei

  • Finasa encerra patrocínio e fecha o vôlei feminino de Osasco.
  • Brasil Telecom encerra patrocínio e fecha o vôlei feminino de Brusque.
A Globo culpou a crise internacional, fez uma reportagem emocionante no JN mas... e o mea culpa?
.
Finasa, Brasil Telecom, Cimed, Rexona, Malwee e outras, são empresas que decidiram investir em esporte de alto nível como estratégia de marketing. O Brasil agradeceu penhoradamente e a Globo fez a sua parte: "Grande idéia! Só que a gente não vai falar o nome de vocês nunca." Foi o padrão Globo de qualidade ferrando apoiando a iniciativa.
.
Criou-se assim um faz de conta absurdélico, escrotológico, onde Santa Catarina inteira conhece por Malwee o que a Globo chama de Jaraguá do Sul, o Estado chama de Cimed e a Globo de Florianópolis, o Brasil conhece por Rexona o que a Globo insiste em rotular de Rio de Janeiro, e por aí vai.
.
O departamento de marketing dessas empresas verte lágimas de felicidade, todo dia, por sentir algo do calibre da rede empurrando seu projeto nacional. É tanta alegria que estão agora tirando um pouco (o time) para gozar o que foi plantado.

.

abril 21, 2009

A duplicação 101 em operação tartaruga

Deu na coluna do Lessa (A Tribuna de 20.04.2009):
"Engenheiro do Dnit, Alvany Aguiar de Sá, confirmou que muitas empreiteiras contratadas para fazer a obra estão sem vontade de continuar porque assumiram outras obras púbicas que são mais rentáveis."

Não é nada disso. Explicações surgirão em velocidade inversa ao andamento das obras. Não adianta. A 101 não vai andar. PutzGraça já previa isso nostradamicamente em março passado (leia aqui). É o efeito Ideli. Até que sua candidatura ao governo do estado, em 2010, seja oficializada as obras andarão pelo desvio. Após, presenciaremos o milagre petista da aceleração. Milagre com mão dupla: sua estrada por um voto.
Aguardem.
.

O incendiário do Hospital


A Operação SatiaGraça por seu titular, o Cabo Nascimento (Graçógenes Nascimento), já começa a apresentar o resultado de suas investigações a respeito dos incêndios no Hospital Santa Catarina. A identificação do foguista está esquentando. Há um problema: os vários relatórios que chegaram à redação dão conta que o culpado muda de cara com uma frequência que nos deixa gelados. Guinada de 180 graus a cada investigraçada. Acompanhem (cada suspeito traz a análise do Cabo Nascimento):
.

relatório # 01
Foi o Zé Paulo Serafim - É do PT. Foi ele.
.

relatório # 02
Foi a Tati Teixeira - a vereadora, às vésperas do parto da filha Clara, tentou convencer o marido Daniel que queria ser atendida no Hospital São João Batista. Daniel teria respondido "não torra" e Tati, acometida de TPP (Tensão Pré Parto), mandou queimar.
.

relatório # 03
Foi o Rampinelli - Influenciado por Moacir Fernandes, Cascão e a campanha apagada do Tigre no Catarinense, esquentou demais a moringa e descontou no hospital. Com isso acreditava desviar o foco no time e a ira da torcida. Sua idéia inicial era sapecar a Federação com o Delfim e o quadro de árbitros dentro.
.

relatório # 04
Foi o Adelor Lessa e o João Paulo Messer - Suas colunas na Tribuna e no JM andavam meio chochas. Só falavam de aeroporto e funerárias. A idéia era esquentar a pauta.
.

relatório # 05
Foi o Salvaro - Ele pensou: "Queimo tudo, o pessoal vai achar que foi o PT e transfiro a massa queimada, digo, falida, para o São José."
.
Como se vê, está tudo muito nebuloso. Em razão da inconsistência das denúncias, a operação SatiaGraça está abortada e o Cabo Nascimento será investigado por suspeita de ter usado métodos ilegais de investigação e fabricado acusações infundadas.
.

abril 20, 2009

O boêmio voltou novamente

Ronaldo arranca espetacularmente, ganha velocidade, o zagueiro não consegue alcançá-lo e... GOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!
.
Lendo a narrativa acima, o que vem na sua cabeça?

alternativa A - assim como uma carreta carregada que ganha velocidade, será que ele conseguirá parar (quando terminar o campo)?

alternativa B - o zagueiro, o que não conseguiu alcançá-lo, estaria conversando com o colega atacante, de costas para o lance, e o colega atacante o teria alertado assim "olha, o Ronaldo arrancou, vai lá e tira a bola dele."

alternativa C - a narração refere-se a um jogo do Real Madri, há muitos anos, quando Ronaldo em plena forma pesava apenas 115 quilos.

Se você escolher A, B ou C... errou. Agora vem o mais fenomenal: a narração descreve o segundo gol do Corinthians contra o São Paulo, ontem (19), e o referido zagueiro, Rodrigo, largou na frente do Ronaldo e chegou depois. É fantástico. Rodrigo, hoje, apresenta problemas existenciais e afirma que vai mudar de profissão.
.

Frase do dia

"Nenhum acidente está relacionado a falta de acidentes."
João Paulo Messer, em sua coluna no JM de 20.04.2009.

abril 19, 2009

Voando baixo

E a gente reclamava que nossos representantes em Brasília são inexpressivos... agora não mais.
Coruja, deputado federal lageano, torcedor do Grêmio, teve seus minutos de fama em forma de pancada por ter usado passagens aéreas pagas pela Câmara para mandar a família passear na Europa pelo menos 25 vezes. Acabamos de ver a entrevista do lageano voador no Estudio Santa Catarina e, na boa, deu pena. O cara é muito sério. Estava acabrunhado. Sabe o que ele disse? Que não vai fazer mais isso. Muito meigo. Disse que a falta de privacidade de seus atos é o maior defeito da profissão, que ter que se explicar publicamente é muito desgastante, não compensa o prazer de mandar mulher, filhos, sogra e cachorros pra longe. É sério ou não é?
Aí a repórter perguntou:
- Mas deputado, 25 viagens não é muito?
E ele:
- Minha cara, lembre-se que tem um outro sem-vergonha lá que gastou mais. Eu fui o segundo. Sou vice. Como você sabe, sou gremista e, portanto, respondendo sua pergunta, não é muito não. Vice não é nada. Vocês deveriam entrevistar o campeão.
.

abril 18, 2009

30 dias sem tecnologia


Legal essa reportagem. PutzGraça lançou o desafio aqui na redação. O pessoal topou, aderiu, mas deu problema. No segundo dia, um redator não apareceu. Mandamos um email pra mãe dele perguntando e quem respondeu foi o próprio. Não sabia qual o dia da semana e muito menos o mês, disse que não vinha mais, que estava desorientado, e iria nos processar. Desorientado... não sabia nem o mês. Um outro, cinco dias depois, estava com distúrbio bipolar. Tinhas crises de riso que intercalava com saraivadas de impropérios que lançava até contra Mócra, a estagiária, o que é imperdoável.Desistiu do projeto. Os outros dois, em 10 dias precisaram ser internados no Rio Maina para desintoxicação. Para o tratamento exigiram que levássemos pra eles 04 celulares, 02 playstation e 04 notebook.
.

abril 17, 2009

Bloguismo investigativo e o incêndio do SC

O imbróglio mais quente da cidade hoje é o incêndio do Santa Catarina. E já há uma fumaça de impunidade à vista. Pencas de indícios e versões, mas culpados zero. Por conta disso, o Blog decidiu criar o InvestGraça, um departamento investigativo, uma ABIN bloguisférica, que acaba de sair do forno com um esquema definido: 01 investigador titular, 01 slogan e 01 missão.

O titular: Graçógenes Nascimento, cabo - pretende chegar a capitão. Apesar do primeiro nome chamativo (a pronúncia) e da personalidade vulcânica, botamos a mão no fogo por ele. É especialista em escuta (grampo). Sua pós-graduação foi na Bahia onde passou um ano escutando axé. Quase pediu pra sair mas valeu a pena. Virou referência no ramo e faz bico como ouvidor em boates e bailões nas zonas menos nobres da cidade.

O slogan: "Se você não quer ser investigraçado não faça nada, se você é um faz nada você é sem graça, todo sem graça é suspeito e deve ser escutado." Genial. O Criador já foi chamado pela Shopping de Idéias e pela Criativa (de imbecil pela Shopping e de debilóide pela Criativa).

A missão: SatiaGraça. Expressão de origem mandarin com viés aramaico, significa: A Pira vai Arder. Criada especificamente para escutar os piromaníacos suspeitos de envolvimento no fogaréu do hospital. Não só ouvir. A ordem é caça às bruxas. Não tem essa de não crer que elas existam, que las hay, las hay.

E atenção, o fogoso Cabo Nascimento já está trabalhando para tirar o zero do placar. PutzGraça chama você para acompanhar aqui o resultado das investigações. Aguardem!
.

abril 16, 2009

F1 - a importância do difusor


.
A Fórmula 1 passa pela maior revolução dos últimos 30 anos. É tanta loucura que Rubinho é candidato ao título. O item que provocou essa sbórnia velocirraptórica se chama Difusor de Ar (uma peça insignificante que vai sob o assoalho dos fórmula lhes confere um rendimento redbútico). Massa choromingou pra Ferrari: "Quero um pra mim. Se vocês não difusorear meu carro já pode entregar o título pra Brawn." Só pra ter uma idéia da importância da peça, tem equipe procurando brecha (no sentido de furo) no regulamento pra ver se pode implantar mais de um difusor, assim tipo um na parte de baixo e outro no bico ou do lado, qualquer lugar.

Pré-projeto abandonado na origem porque só andava, não corria
.
No Brasil, Lula, com sua lucidez visionária, inoxidável e turbohélice, quer contribuir para o desenvolvimento mundial da F1 e, subsidiariamente, criar um fato novo que contribua para campanha da companheira Dilma ganhar velocidade. Instituiu o Vale Difusor, um prêmio para quem ejacular um protótipo performático à base do próprio difusor. A idéia inicial, elocubrada nas categorias patogênicas do PT (petepatéticas, portanto), é genial na medida em que, conforme o choro incontrolável de Massa, o que decide agora é só o difusor e nada mais. Então, o bólido embrionário já está desenhado e prevê a uma inédita ausência de motor. Na verdade, não será bem um carro, será um difusor mor, com rodas mais difusores subalternos no lugar de asas, saias e aerofólio. Ao pai da idéia já foi conferido 18.000 vales difusores, 01 cartão corporativo ilimitado e celulares gratis para toda sua família e descendência ad eternum ou até que o carro ganhe uma corrida, o que vier primeiro.
.

abril 15, 2009

Email de auto-ajuda I

.
Aí. Pintou o primeiro. Conforme prometido, nosso editor, Azedão Negativo Estressado, analisa:
.

Prefira ser um honesto falido que um corrupto de sucesso.

Azedão - Quem teve essa idéia cretina nunca foi pobre. Odeio corrupto. Corrupto comigo é como relógio, só no braço. Entretanto, ninguém quer morrer pobre. Então pra que citar uma bobagem dessas? Cala a boca!

.

Antes de gastar, ganhe; antes de falar, escute.

Azedão - Com relação a ganhar antes de gastar, missão impossível quando se é casado. Minha mulher ri quando eu falo em economia. Sobre escutar antes de falar, a idéia é boa. Vamos levá-la para a mesas redondas esportivas da Som Maior Premium, Eldorado e Difusora.

.

Antes de desistir, pense.

Azedão - Nada disso. Desista logo. Melhor ainda, nem tente. Lembre-se da dica de Homer Simpson: "Tentar é o primeiro passo para o fracasso". Bobagem tentar demais e ficar empatando o tempo dos outros.

.

O mais importante não é vencer, mas participar, não é o triunfo mas o empenho,não é ter vencido mas ter lutado bem.

Azedão - Papo de perdedor. Aí vale o filosofia dos Mamonas Assassinas: "O importante é competir mas te encho de pancada se você não ganhar".

.

Hoje é um novo dia, muitos vão aproveitar esse dia, viverão completamente... por que não você?

Azedão - Quanta bobagem. E tem gente que lê isso. Auto-ajuda pura sem compromisso com lógica. Viver completamente... É pior do que a outra, aquela "só depende de você". Odeio as duas.

.

abril 14, 2009

O arco-iris lulista


Lula disse: "A crise foi causada por 'gente branca de olhos azuis'."
Pois nosso amigo presidente, com o canetaço que deu no Banco do Brasil querendo baixar juro por decreto, mostra sua lente de contato azul. Branco ele já é, nordestino e branco. Com sua intromissão chavemoralista, fez pintar dois problemas: o mercado (leia-se acionistas) está roxo de raiva e o balanço do BB ameaça se tingir de vermelho.
.

Sobre o assunto, nossa correspondente para assuntos
econômicos, Dra. Graça Putzmoney, analisou via Orkut direto de Brasília: "O Lula não resistiu ao populismo grassante em sud america. E digo mais, ele cuspiu no santo quebrando a regra nº 1 do sucesso do seu governo: o conservadorismo econômico. O Meirelles no BC demonstra isso. Nomeou, bancou e aguentou no osso do peito a reina da petezada enlouquecida. Esperto o Lula. Investiu em Meirelles, a economia cresceu e Lula lucrou 80% de popularidade (não esquecendo, claro, as bolsas e vales mais os "eu não sabia"). Com tudo isso, o que corre a boca pequena aqui na esplanada dos absurdos é que daqui pra frente vale tudo em nome do populismo. Até fazer grau dizendo que a culpa é de branquinho de olho azul e depois dar um canetaço no BB com tinta da mesma cor."
.
Mandou legal a doutora Putzmoney.
.


abril 13, 2009

O baixo astral


. Aqui na redação tem um cara que vive de mal com a vida. Um cara que perdeu suas economias na Bolsa de Valores. Todo o produto da venda de seu tênis Nike Shox, zero bala, mais de R$ 400,00 evaporou-se. Foi tudo. Tem motivos o rapaz. Nosso redator, que transpira mau humor, atende pelo apelido Azedão, nome do meio Negativo, sobrenome Estressado.

Pois esse cara pessimista, descobriu agora a existência de um poderoso veneno que possui um efeito perverso: pioram dramaticamente seu próprio dia. Trata-se de... texto de auto-ajuda. Inoculado como praga via email tem como principal característica a mensagem: “você não sabe viver e vamos te ensinar.”

Pois Azedão odeia email de auto-ajuda. E, por conta desse ódio cascavélico, ele promete que sempre que nossa caixa postal for picada por um desses textos peçonhentos, vai torpedear de volta com antídotos argumentativos, via post. Aguardem. Putz! Já tem um na fila, logo, logo, vem resposta. .

abril 11, 2009

Seu comentário sumiu???

.
Você, caro internauta, que acessa PutzGraça pra mandar bala em nossos posts culturais, educativos, científicos ou esportivos, e depois acessa de novo para torpedear o blog com palavras genitaliantes e baixocalocráticas porque seus coments não aparecem, aqui vai nossa resposta:
- OLHA O NÍVEL, CACILDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos combinar, PutzGraça é um blog de nível, baixo mas nível. Recomendamos e exigimos que, para ser publicado, coments contenham vocabulário acima da linha da cintura.
É assim: coment carregado de obscenosincrasias vai para o paredão... sozinho.
.

abril 10, 2009

Aleluia!!!

.


Você sabe o que diabos significa CEO (aqueles deuses intocáveis, arrogantes, milionários e muitas vezes incompetentes que controlam mega empresas multinacionais e entidades do olimpo financeiro mundial)???

CEO daqui, CEO dali e... o que significa a sigla?

Pois, até que enfim! Descobrimos na... Playboy(*). CEO quer dizer: Chief Executive Officer (Chefe Executivo). São eles os virtuais criadores da infernal crise planetária que repercute como um marolinha em nosso paraíso tupiniquim.

.

(*) Leia a Playboy de abril, isto é, veja-a. Você vai ficar de cara com o visual super desinteressante que uma overdose de botox provocou em Scheila Carvalho, nossa musa de outra época.

Scheila, a musa overbotocada

.

abril 08, 2009

Por que Criciúma não melhora?

Merece um estudo escarafunchante. Por que manutenção da coisa pública aqui é artigo mais raro que político honesto? Praças, ruas, iluminação, tudo precisando de um upgradezinho básico urgente e permanente.

Voltando ao estudo, PutzGraça promoveu um MSN Redondo (versão moderna e virtual das ancestrais mesas redondas presenciais). Tínhamos que saber o porquê? Ninguem arruma nada aqui e isso deve ter um motivo enrustido. Aí tem!!!

Pois bem, em nosso MSN Redondo estava Renan Putzcanalheiros, um alto sociólogo (1,95 m) voltado ao ocultismo administrativo, graduado em jeitinho em Manaus (à direita depois da Mãe Luzia), pós em desvio de verba em Brasília e mestrado em superfaturamento na Argentina (essas duas, Brasília e Argentina, ficam depois da Próspera. As duas comunidades se misturam, com alta incidência de contraventores e gente repulsiva na área, não gozam de boa reputação).

Pois o alto sociólogo foi direto ao ponto G. Do alto de sua formação hipersensitiva, disse-nos com seu sotaque djalmajorgeano: "Amigos-lhes, manutenção não rende, o que rende é obra nova. Obra nova tem licitação e licitação tem 10 por cento. No caso de vocês, Criciúma, há um possível jeitinho que pode estar sendo fermentado. Na verdade, digo-lhes que esse jeitinho já foi percebido amiúde em outros momentos administrativos. O pessoal aqui é esperto-lhes. O jeitinho é o seguinte: não se faz manutenção. Deixa-lhes quebrar, deixa-lhes queimar - as lâmpadas, deixa-lhes o mato tomar conta. Quando a coisa está em situação de terra arrazada é que vem o golpe. Aí, faz uma licitação para reforma, repaginação (essa é boa), etc, etc., com 10 por cento, placas na obra, release pra imprensa e tudo mais. Se bem organizado, dá pra fazer inauguração e capitalizar uns votinhos-lhes."

Depois dessa, PutzGraça abortou o MSN Redondo. Achamos que esse Renan Putzcanalheiros é espertinho demais pro nosso gosto. Vamos consultar outros especialistas para ouvir uma segunda opinião.
.

abril 07, 2009

É muita erudição. Tá lôco!!!

.
Préplica
"Os homens se contendem pelas protuberâncias desconexas da apogética, sinlontrando a insipidez patológica das enfermidades mórbidas e farpantes, e enviperando as genetrizes macropétalas de um púcaro desnalgado e exaurido."
.
Rui Barbosa, de improviso, ao ser questionado sobre sua capacidade oratória.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Réplica
Conheço a frase acima e, acredite se quiser, uso-a de vez em quando.
A propósito, aprendi a frase levemente diferente (com uns detalhezinhos a mais, que coloquei em destaque aí embaixo).
Abraço
Rudinei (akas "loquinho" ou "bom-pra-sopa")

.

"Os homens se contendem pelas protuberâncias desconexas das excentricidades congêneres da apogética, sinlontrando a insipidez patológica das enfermidades mórbidas e farpantes, e enviperando as genetrizes macropétalas de um púlcaro desnalgado e exaurível (ido)."
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tréplica
Caro internauta,
Tu matou a pau. Na verdade, fazendo uma análise morfo-patológica da frase, deve-se dizer que a danada foi sendo melhorado no decorrer dos tempos. Por exemplo, o "púlcaro" do final não está no dicionário e tem "púcaro". Mudamos. "Patológia" e "patológica", houve um erro de digitação - cometido pela Mócra, nossa estagiária virtual. Já corrigimos. É patológica o certo. “Exaurido” achamos que combina melhor que “exaurível”. Não cremos que o Rui (o Barbosa) vá se importar. Quanto à "excentricidades congêneres" não há registro em nossos arquivos. Não lembramos. Declamamos até hoje sem excentricidade e sem congênere. Se tu acha que devemos inserir as duas nos retorne.
Grande abraço.

abril 06, 2009

Avai 2, Tigre 1

.
Fim de jogo, reportagem em campo.
Repórter:
- Você acha que a derrota, com aquele gol (frangaço) foi uma fatalidade?
A resposta que não foi ao ar:
- Com certeza. Não só uma fatalidade como também fez a gente perder três pontos que era nosso objetivo. A derrota foi uma perda. O professor Leandro nos orientou para evitar não só frango como também perú e qualquer outra ave com pena. Infelizmente não fomos felizes. Falar nisso, a gente tá com muita pena do Angonese. A gente vai fazer uma vaquinha pra comprar kiboa pra lavar as luvas. As penas ficaram, não é fácil limpar. O professor disse que quer treinamento especial pra goleiro. Ele quer que o Angonese treine segurar o rabo. Do frango. Talvez ajude. No mais o grupo tá unido e já pensando no próximo compromisso onde vamos dar tudo de nós para conquistar um bom resultado que é nosso objetivo.
.

abril 05, 2009

Acesso norte BR 101 - Içara

.

Entrada para Criciúma. Tem um cotovelo no acesso que é uma vergonha. Cheio de incongruências desconexas, a cada meia hora, um faz errado o cotovelo e vai pro valo. Chamaram o Dnit à Câmara para cobrar uma alteração e o engenheiro foi inoxidável: mudar por que? Por que mudar?
Tudo muito estranho. Agora descobriu-se que tem gato na tuba. Tudo faz parte de um plano muito do pantagruélico (gostamos disso - soa apocalíptico) que tem por fim direcionar os motoristas para a via rápida. Isso deu no Lessa.
Dizem que já tem projeto para inserir um joelho e um calcanhar no acesso. Só não está muito claro no plano de direcionar para a via rápida é o fato de... NÃO EXISTE VIA RÁPIDA!!! Rá! Rá! Essa é muito boa. Nem projeto. Não, parece que projeto tem mas, a julgar pelo histórico, obra só em 2050. Até lá, com sorte, teremos o corpo humano inteirinho no acesso.
PutzGraça!!!
.

Polícia vai à PutzGraça

.
Calma, ninguém foi preso... ainda. Encontro informal com o Blog, cervejas liberadas, e os soldados da PM revelam que sua situação salarial é dramática (só a dos soldados). Três anos sem aumento, combinada com proibição draconiana de reclamar, e dependência perigosa de empréstimos bancários. Mais: condição de trabalho que não se desejaria a um preso. Exemplo: Criciúma e seus mais de 100 bairros é atendida por 04 (quatro... quatrinho) viaturas carros. Por que viatura carros? Porque se perguntar pro Benedet ele vai dizer que tem mais, que tem as motos - que atende só trânsito, e outros penduricalhos. Outro dia, o dono de uma loja de informática no São Luiz, ao pressentir o assalto ligou pra PM e... nada. Não mandaram ninguém porque não tinha carro. O resultado disso são reclamações de penca. A população se revolta e descarrega em quem está mais perto, o soldado. O nível de estresse deles está mais alto do que o de gasolina no tanque das viaturas carro.
E os aumentos? Zero. Só em época de eleição. Na última, Luiz Henrique prometeu 90% (dá pra imaginar o tamanho das perdas) e deu 30. O resto foi protelado por conta de crises e enchentes.
O que fazer? PutzGraça, em sua missão(*) hemorrágica de ser útil a todos orientou: tem que haver mobilização, greve. Santa ignorância, não nos avisaram que PM não pode fazer greve. O máximo que se consegue aí, é organizar alguma coisa através das próprias esposas. Esse é outro problema. Esposa não é um ente que se dispõe a ajudar marido assim na boa. PutzGraça, então orientou no sentido deixar claro claro a elas que estariam lutando por si mesmas. Que elas são as virtuais beneficiárias de qualquer aumento. Os marido que continuem trabalhando, pra não dizer outra coisa.
A proposta vai ser estudada.

(*) A imprensa oficial bem que poderia dar uma forcinha nessa. Que tal fazer a comunidade saber que quem tem o dever de nos proteger é desprotegido?
.

abril 04, 2009

Direito de resposta

Referente ao post "O nosso Galvão", de 28.03.2009 (leia aqui)
.
Prá começo de conversa, levei um susto. Quando comeceu a lei, não imaginei que estivessem falando de mim, e do meu trabalho. Exageraram. Não sou nem perto
de tudo isso. Mas, é claro, agradeço. Fico envaidecido. E aproveito para fazer uma revelação. Por sinal, é a primeira vez que falo sobre isto para o público.
Os Salvaro tentaram me manter na Eldorado quando compraram a radio, e depois tentaram me trazer de volta. Eles não de demitieam, eu é que saí antes de
eles assumirem. Quem puxar pela memoria, vai lembrar que eu me despedi no ar, no encerramento
do meu programa, disse que estava saindo da emissora porque a radio tinha sido vendida e, pelo meu tipo de trabalho, a editoria em que atuo, eu não aceito trabalhar para
politico com mandato. Sai do estudio, reuni os funcionários, me despedi, entreguei a "chave" para um representante do Alvaro Arns, que era o dono da rádio e havia
vencido pros Salvaro, e fui embora. Minutos depois, eles assumiram a emissora. Isto foi no dia 1 de agosto. Em setembro, eu e o Beto compramos a radio Som Maior,
ficamos um ano operando com a programação da Band FM, e depois colocamos a Antena 1 no ar, com jornalismo. Foi uma forma diferente de fazer, que deu certo, pela
parceria, apoio e interação dos ouvintes de todo o Sul. É isso. Sempre à disposição, abraçao, Adelor.
.

Prefeitura

"Sem energia não há choque."
Da editoria política putzgracenta, referindo-se ao Transformador da PMC.

O aumentão da Içara

.
Cooperaliança de Içara aumentou em 122% a remuneração de 17 conselheiros (que comparecem uma vez por semana). No momento em que a região inteira se une para sentar a pua nos conselheiros, na Cooperativa e no aumento (aumentaço, diga-se), toda a equipe do Blog, inclusive Mócra, a estagiária, vem a público depositar(*) nosso apoio hemorrágico e pantagruélico à iniciativa dos espertin, dos injustiçados conselheiros.
Há que se pensar pelo lado positivo. A sorte de poder aumentar o próprio salário é uma dádiva dos céus, não se pode excomungar isso como se fosse um aborto da natureza. Parece inveja. A prerrogativa deveria ser reivindicada para todos. Deputados e senadores vivem se auto aumentando e todo mundo aceita na boa, pelo menos eles são sempre reeleitos. Aumento de salário em si já é uma terapia milagrosa, as pessoas ficam mais felizes, imaginem a felicidade dos 17 quando somados os 122. Ah! E da família deles também.
Em solidariedade à generosidade cooperafilática e visando melhorar o clima organizacional, PutzGraça fez assembléia dos redatores e decidiu aumentar o salário de todos (menos da estagiária) todo mês. Todo mesinho teremos um upgrade de... 122%, cash, em conta-corrente(**).
Tá dando certo, o clima já melhorou.
É muita felicidade.

(*) o apoio está depositado em poupança no Besc de Pedras Grandes.

(**) problema: todos temos salário 0,00 (zero vírgula zero zero). Pedimos assessoria do departamento de economia da Unesc sobre como implementar os 122% sobre zero.
.

abril 03, 2009

O Kers dos políticos

.
Pequena explicação para justificar o título: o Kers é como um nitro que dá uma vitaminada nos F1 quando acionado.
Pois bem, PutzGraça (não PrintScreem, como já nos chamaram) ouviu na Som Maior Premium, sete da manhã: "Se Luiz Henrique for absolvido do processo de cassação fica muito fortalecido no cenário político." Sacaram? Claro como água. É por isso que os caras são umas fortalezas. Nunca são condenados. É isso que a nossa justiça faz, transforma a catrefa contraventora em fortaleza. Impunidade fortalece, pelo menos foi dito na SMP às 7 da manhã. Descobrimos, assim, porque político faz tanta falcatrua. Para ser processado, para ser inocentado e para ganhar força. PutzGraça!!! Como não percebemos isso antes...
.

Idéias para uma Câmara mais glamurosa - III

.

  • poltronas mais modernas para os edis, com massageadores eletrônicos (para o presidente e demais componentes da mesa, modelo personalizado, com memória eletrônica de posição, amortecedor hidráulico e sensor de aproximação com controle de partido - ex.: se regular "PT" o presidente levará um choque vibratório sempre que alguém da sigla passar perto, entrar no prédio ou passar na rua - conforme a regulagem).(leia matéria mãe aqui)
    .
  • Idéias para uma Câmara mais glamurosa - II

    .

    Falta imaginação pra gastar
    Combinado isso, que a Câmara é pilar, prédio, vidraças, fossa e salão de festas da democracia, combinado também que Câmara não tem corrupto e sim jeitoso, falta ver a questão do custo. À primeira vista, parece que R$ 52 mil por vereador por mês parece muito. Afinal, R$ 52 mil não dá pra nada. Mal, mal, dá pra fazer 60 casas populares (por mês!), com muito esforço se compraria 1.600 cestas básicas, ou taparia uns 15.000 buracos desses que brotam que nem inço toda vez que chove. Uma merreca. Mesmo assim eles nem conseguem gastar tudo. Sobra todo mês um pouco (mais da metade) o que acaba gerando especulações indesejáveis para a imagem da instituição. Taí um defeito da Câmara - a falta de imaginação e criatividade... pra gastar. (leia matéria mãe aqui
    .

    abril 02, 2009

    Idéias para uma Câmara mais glamurosa - I


    O que pode ser melhorado
    Daria para incrementar muita coisa lá. Fazer essa grana aparecer de forma mais vibrante, mais brilhante, e por que não dizer, mais ostentante. Trazer modelos senatorias e câmaro-federais para a província. Não tem coisa pior para nós eleitores, do que ver nossos representantes se comportando como pobres. Pobre basta nós. (leia matéria mãe aqui)
    .

    Primeiro de abril

    .
    Ontem, Robinho e Luiz Fabiano não foram cortados e Ronaldo continua desconvocado e firme em seu esforço fenomenal para perder 40 quilos.
    .

    abril 01, 2009

    Atenção! Atenção!

    .
    Ronaldo Fenômeno acaba de ser convocado e vai jogar hoje à noite. A notícia pegou todos de surpresa, aliás, a convocação é tão surpreendente quanto o corte por justa causa e sem direito a nada de Luiz Fabiano e Robinho. O motivo do corte dos dois foi a condenação pelo envolvimento em estupros múltiplos (dois na Inglaterra e três na Espanha). O processo corre em segredo de justiça mas PutzGraça já apurou que Luiz Fabiano segurava as estuprandas enquanto que Robinho fazia o resto. Kaká, sensibilizado, ligou para o bispo da Renascer rezar pelos dois, por Ronaldo, pelas moças violadas e por nós torcedores.
    .

    Pelo fim da Câmara

    .
    Cada vereador custa para o município de Criciúma a módica quantia de R$ 52 mil por mês. PutzGraça entende que é um dinheiro mais do que bem empregado na medida em que não dá para imaginar nossa vida sem um vereador por perto. É pouco até, diante da relevância da profissão. O cargo é tão importante que alguns candidatos gastam em campanha mais do que vão receber em trinta anos(de mandato) só para entrar lá, só para ter o privilégio de participar e contribuir para o crescimento e melhoria da cidade. É muito bonito.
    .

    Construindo a cidade
    Dizer que a Câmara é o pilar da democracia é dizer pouco. É o prédio inteiro da democracia, incluindo vidraças, fossa e salão de festas. Vereança é indispensável, apesar de que, sempre apareça um ou outro que acha que a área, a parlamentar, é foco de corrupção. Ainda bem que esse tipo de pensamento diminui a cada dia e logo, logo, some (algum assessor vai descobrir quem pensa essas coisas e vai lhe arrumar um emprego).
    .

    Corrupção - parênteses para instrução
    Corrupção - palavra feia essa, melhor jeitinho (em Brasília, aproveitando a Reforma Ortográfica, tentou-se sem sucesso excluir a corrupção do vocabulário) é uma instituição nacional, a gente é bom nisso. Temos isso no nosso sangue desde a vinda de D. João VI, em 1808, que trouxe de Portugal duas pragas que geraram epidemias que perduram até hoje - a cleptovirose e amicusdualheiococus). Aí está, se o Brasil inteiro é o país do jeitinho, quem acha que na Câmara não tem gente que escorrega perdeu o Jornal Nacional nos últimos 250 anos. Está desatualizado. Mais por fora do que azeitona em salada de frutas.
    .

    Falta imaginação pra gastar
    Combinado isso, que a Câmara é pilar, prédio, vidraças, fossa e salão de festas da democracia, combinado também que Câmara não tem corrupto e sim jeitoso, falta ver a questão do custo. À primeira vista, parece que R$ 52 mil por vereador por mês parece muito. Afinal, R$ 52 mil não dá pra nada. Mal, mal, dá pra fazer 60 casas populares (por mês!), com muito esforço se compraria 1.600 cestas básicas, ou taparia uns 15.000 buracos desses que brotam que nem inço toda vez que chove. Uma merreca. Mesmo assim eles nem conseguem gastar tudo. Sobra todo mês um pouco (mais da metade) o que acaba gerando especulações indesejáveis para a imagem da instituição. Taí um defeito da Câmara - a falta de imaginação e criatividade... pra gastar.
    .

    O que pode ser melhorado
    Daria para incrementar muita coisa lá. Fazer essa grana aparecer de forma mais vibrante, mais brilhante, e por que não dizer, mais ostentante. Trazer modelos senatorias e câmaro-federais para a província. Não tem coisa pior para nós eleitores, do que ver nossos representantes se comportando como pobres. Pobre basta nós. Às sugestões:
    .

    • assessores, por exemplo, fixar um piso de 20 por vereador. Isso acabaria com o pedincho de emprego que os atormenta;
      .

    • incentivar hora-extra para assessores, servidores e, por que não, para os próprios interessados em dinamizar a casa - os edis (mesmo em sábados e domingos e nos recessos, como no Senado);
      .

    • transformar toda sessão ordinária em extraordinária (com os acréscimos remuneratórios decorrentes);
      .

    • painel eletrônico, para o povo acompanhar votação (não é inédito, mas é idéia boa);
      .

    • 01 notebook Sony Vaio, tela de 15, webcam e 4 giga de ram, para cada vereador e 01 CCE Celeron, Megatron ou Pobreton para cada assessor - todo mundo vai parecer mais moderno - mesmo os assessores;

      .
    • poltronas mais modernas para os edis, com massageadores eletrônicos (para o presidente e demais componentes da mesa, modelo personalizado, com memória eletrônica de posição, amortecedor hidráulico e sensor de aproximação com controle de partido - ex.: se regular "PT" o presidente levará um choque vibratório sempre que alguém da sigla passar perto, entrar no prédio ou passar na rua - conforme a regulagem);
      .


    • TV de plasma 42 polegadas em cada gabinete com acesso SKY ou NET - pacote intermediário, para acompanhar TV Câmara, TV Senado, Copa dos Campeões da UEFA e Justiça sem Limite na Fox;
      .

    • carro popular(de luxo pode ser polêmico) com ar condicionado, direção hidráulica e vidro elétrico - como opcional, motorista particular.
    Sugestões não faltam. O dinheiro existe para gastar. O raciocínio putzgraciano é lógico e pragmático: o povo fala de qualquer jeito, então que fale com razão.

    O lado light da redação de PutzGraça exige que se registre:
    • a Prefeitura repassa cerca de R$ 625 mil/mês para a Câmara, o que equivale R$ 52 mil/vereador;
    • A Câmara paga de salários R$ 270 mil/mês, incluindo administração, funcionários e assessores.
    .