abril 07, 2009

É muita erudição. Tá lôco!!!

.
Préplica
"Os homens se contendem pelas protuberâncias desconexas da apogética, sinlontrando a insipidez patológica das enfermidades mórbidas e farpantes, e enviperando as genetrizes macropétalas de um púcaro desnalgado e exaurido."
.
Rui Barbosa, de improviso, ao ser questionado sobre sua capacidade oratória.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Réplica
Conheço a frase acima e, acredite se quiser, uso-a de vez em quando.
A propósito, aprendi a frase levemente diferente (com uns detalhezinhos a mais, que coloquei em destaque aí embaixo).
Abraço
Rudinei (akas "loquinho" ou "bom-pra-sopa")

.

"Os homens se contendem pelas protuberâncias desconexas das excentricidades congêneres da apogética, sinlontrando a insipidez patológica das enfermidades mórbidas e farpantes, e enviperando as genetrizes macropétalas de um púlcaro desnalgado e exaurível (ido)."
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tréplica
Caro internauta,
Tu matou a pau. Na verdade, fazendo uma análise morfo-patológica da frase, deve-se dizer que a danada foi sendo melhorado no decorrer dos tempos. Por exemplo, o "púlcaro" do final não está no dicionário e tem "púcaro". Mudamos. "Patológia" e "patológica", houve um erro de digitação - cometido pela Mócra, nossa estagiária virtual. Já corrigimos. É patológica o certo. “Exaurido” achamos que combina melhor que “exaurível”. Não cremos que o Rui (o Barbosa) vá se importar. Quanto à "excentricidades congêneres" não há registro em nossos arquivos. Não lembramos. Declamamos até hoje sem excentricidade e sem congênere. Se tu acha que devemos inserir as duas nos retorne.
Grande abraço.

Um comentário: