abril 25, 2009

A RBS e a novela da árvore famosa

.
Um detalhe numa reportagem no Jornal do Almoço chamou a atenção deste blog pelo seu nível elucidatório e floral. A novela começou em janeiro.
.
Capítulo primeiro:
O jovem Diego Jacinto Duarte foi raptado por um adolescente e deixado amarrado a uma árvore, na Içara, por três dias;
.
Capítulo dois:
Diego foi levado para Blumenau com risco de perda das mãos, devido a problemas circulatórios decorrentes da longa inatividade;
.
Capítulo três:
Pegaram o bandidão, ou, adolescente infrator, que confessou ter sequestrado pra roubar.
.
Capítulo quatro:
Diego retorna de Blumenau, feliz, com as mão em seus devidos pulsos.
.
Le grand finale:
Aí que entra a reportagem do Jornal do Almoço. A matéria, na voz marcante de Douglas Nazário, Eliane Gonçalves ou Caroline Bortot (não lembramos bem), falava sobre a recuperação do jovem Diego. Dizia mais ou menos assim: "Acaba de voltar de Blumenau o jovem Diego Jacinto Duarte, que em janeiro ficou três dias amarrado nesta árvore..." Neste momento apareceu no vídeo a imagem de uma árvore.

Imagem da árvore mostrada
.
Muito bem. "Amarrado nesta árvore." PutzGraça entende o drama dos amigos errebeesseanos. A Globo orienta que eles nunca digam o nome das coisas. Se eles estão no Shopping Criciúma (todo mundo tá vendo que eles estão lá), eles dizem "este shopping", se estão no Angeloni, dizem "este supermercado", etc. Mesmo assim, vamos levar essa peça jornalística para ser analisada na Faculdade de Comunicação da Satc. Qual a relevância de mostrar uma árvore magra, desfolhada e que é passível de ser confundida com qualquer outra? Isso seria ensinado nos bancos da Satc? Achamos que não. Achamos que há abuso do poder econômico no caso, estão promovendo certas árvores em detrimento de outras. Temos árvores respeitáveis na cidade que dariam tudo para ser valorizadas publicamente e foram discriminadas por sua condição social (a árvore da reportagem é da Praça do Congresso). O fato, inclusive caracteriza propaganda enganosa pois a árvore da reportagem não seria a que efetivamente participou do evento. Pelo menos as três figuras abaixo chegaram a nossa redação como as legítimas protagonistas do sequestro.


esta


esta


ou esta
.

2 comentários:

  1. A maior desgraça foi ficar amarado em Içara.Porra em Içara?

    ResponderExcluir
  2. Vai ver que é por isso que a RBS botou uma árvore nativa (criciumense e falsa). Nada de dar moral pra árvore içarense.

    ResponderExcluir