maio 06, 2009

O negócio das lombadas eletrônicas

Multa dá lucro? Numa recente reunião da Criciúmatrans, autoridades se pegaram analisando quais lombadas eletrônicas deveriam ser extintas, tudo "porque não estão dando lucro". (da coluna de João Paulo Messer, JM de 05.05.2009)
.
É por isso que a iniciativa pública é tida como incompetente, pra não dizer outra coisa. Tem que buscar mais inspiração na privada.Colocam uma lombada, deixam ela ao deusdará e querem que dê lucro sozinha? Absolutamente não é assim que as coisas funcionam. Um cursinho qualquer de vendas, por correspondência até, ajudaria. Daria a eles dicas importantes para incrementar o negócio. Tipo as que Putzgraça adianta agora(*):

  • Crie bonificação que estimule o infrator - tipo a cada 10 multas, uma é grátis
  • Estabeleça um prêmio maior que estimule a cobiça, específico por lombada. Ex.: se você for o centésimo a ser multado leva a bolada
  • Campanha publicitária - divulgue quais lombadas precisam ser rentabilizadas, isto é, divulgue na mídia quais lombadas estão há mais tempo sem pagar o prêmio cobiçado
  • Faça uma campanha subliminar que privilegie a velocidade. Plante nas imediações outdoors com imagens da Fórmula 1, jatos supersônicos, etc
  • Fidelize o cliente. Pratique o pós-multa. Ligue após cada notificação parabenizando-o pelo evento e lembrando-o que na próxima ele pode ser sorteado
  • Busque a satisfação do cliente. Lembre-se: cliente satisfeito é cliente que corre mais
São só alguns exemplos. O que não adianta é querer desligar os aparelhos como se eles fossem os virtuais culpados pela baixa produtividade. Está claro, em nossa análise à luz da teoria cartesiana de marketing rodoviário, que a culpa é do governo.

(*) Por nossa assessoria reivindicamos isenção de pagamento das primeiras 150 multas, sem prejuízo de concorrer aos prêmios respectivos.
.

3 comentários:

  1. Concordo! Mas aconselho a não presentear ninguém com multa. Tipo, mandar uma cartinha com a multa em algum lugar onde você nunca foi. Essa pode ser uma ação negativa, por mais que o objetivo seja criar no futuro cliente o costume de receber multas. Meu pai não gostou nadica de nada disso.

    PS.: O que mais perguntam para mim nos últimos dias é: "Sabe quem são os caras do PutzGraça?" O que respondo?

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas na viagem! hehehe
    Coloquei link do teu blog lá no meu, apareça!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Com tanta gente furando o sinal acho brabo que nao de lucro. Será que a Criciumatrans ou Criciuma Multas nao esta ficando com pouco e o lucro esteja indo pra privada(iniciativa). Podemos sugerir tambem que se passe a MULTAR OS PEDESTRES assim a gente consegue salvar estas lombadas.

    ResponderExcluir