julho 18, 2011

Educação derrotada. E agora, o que fazer?

.
Guerra. O inimigo está bem identificado e a Educação tem que reagir. Na Arte da Guerra, Sun Tzu ensina que para ter sucesso na batalha é preciso conhecer o inimigo. Precisa-se estudá-lo, conhecê-lo e aplicar as armas que melhor se adequam ao terreno onde se irá combater.
.
Político não é um inimigo exatamente inteligente. É fácil de ser estudado porque todo mundo sabe como ele age. O político raso (o graduado também) usa sempre duas armas bem definidas: 1) Tem o cargo para se locupletar – a si e aos seus pares; 2) Tem o povo como massa de manobra. E têm um defeito grave: a previsibilidade. A gente sempre sabe o que eles vão fazer (sempre esperamos que vão mudar, mas eles não mudam).
.
Numa batalha, a previsibilidade é um convite à derrota. É aí que podemos virar o jogo. Sabemos que o inimigo se ampara numa única estratégia: a memória fraca do eleitor. Eles centram suas baterias nessa fraqueza e atiram pra todo lado sabendo que lá na frente a gente esquece.
.
Eleitor não tem memória fraca. Não tem memória. É bom ter consciência disso porque, só assim, poderemos organizar nosso contra-ataque sem que a memória nos falte para o uso adequado de nossas armas.
.
Não sabemos se o Sun Tzu falou - se não falou deveria, não adianta ter a arma certa, sem saber usá-la. Os professores, e toda a população que se sente traída pelos políticos que derrotaram a Educação nesta semana funesta, têm a arma certa: O VOTO. O voto é uma arma poderosa, o que se precisa é preparo (memória) para saber usá-lo, ou, corre-se o risco de perder a guerra elegendo os mesmos irresponsáveis que derrotaram a Educação neste fatídico 13 de julho de 2011.
.
O blog PutzGraça vai guardar todas as notícias desta semana em seu paiol de munições. Os nomes (especialmente) dos que votaram contra a Educação também serão estocados. Nas épocas próprias, vamos municiar todas as pessoas de nossa área de alcance (putznautas, formadores de opinião, jornais, rádios, blogs, entidades de classe e quem mais for possível) com cargas rememorizantes de tudo o que aconteceu agora. É possível virar o jogo. Não podemos desistir. Esquecer jamais.
.


6 comentários:

  1. Contem com o apoio do erasopapel.com nessa missão! Vamos aos poucos tentar reverter o atraso político que domina nosso Estado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma pessoa muito indignada com isso também, mas infelizmente sei que o povo vai esquecer facilmente tudo isso. Até porque muitos destes professores que foram prejudicados votaram nos deputados que foram contra eles. Lembro-me da luta que os funcionários do Estado passaram com o LHS, e hoje ele é Senador com os votos daqueles que pisou e vai ficar lá por 8 anos.
    Infelizmente o povo brasileiro é como porco. Parece estranha essa comparação, mas é que porco é uma animal que se deixa prender dando migalhas de quirera.
    Hoje o povo tá indignado, mas daqui a pouco eles vão ganhar um aboninho aqui, um aumentinho ali, um premiozinho lá, um acarguinho de confiança, etcc. E se esquecem que aposentadoria não se faz de abono, mas de salário. E que aposentadoria se conquista trabalhando 8 horas por dia durante 30 ou 35 anos, enquanto Deputado trabalha 8 horas semanais e se aposentam em 8 anos. Esquecem que nos aposentamos com um salário de miséria (quando não morremos antes)e que os "nobres" Deputados se aposentam ganhando um salário absurdamente bom, que daria pra sustentar no mínimo 5 famílias com muita regalia.
    Não gosto de dizer isso, mas o povo tem o governo que merece!

    ResponderExcluir
  3. Sr Putz
    Que "baita" artigo/post/comentário/artigo.
    Demais ! Seria pouco dizer EXCEPCIONAL!
    Parabéns! Nada de esquecer na apróxima eleição.
    Abraços
    ass: Indignada c/ Injustiça

    ResponderExcluir
  4. Quem educa o futuro político...

    ResponderExcluir
  5. ORLEANENSE ATENTO...julho 19, 2011

    PARABENS SEU PUTZ....TEMOS QUE DAR O TROCO NESSA CAMBADA, SE O POVO NÃO TEM MEMÓRIA, SEJAMOS A MEMÓRIA DO POVO ENTÃO.

    ResponderExcluir
  6. O último que reelegi foi Lula. Não votei na Dilma. Simplesmente não voto mais em quem já tem cargo! É simples! A menos que a Romanna me surpreenda, eu não voto mais em quem já tem cargo!!!!

    ResponderExcluir