Em sua mais recente vinda para Criciúma inaugurar pela segunda vez vistoriar as obras da via rápida, conforme já noticiamos aqui no Putz, Paulo Meller se disponibilizou a fazer uma apresentação para uma turma de faculdade de engenharia falando sobre a recuperação da ponte Hercílio Luz em Florianópolis.
Segundo a apresentação, a obra de 1926, com 2 pistas, que já é totalmente ultrapassada, estará sendo restaurada para uso até final de 2014. O fato inusitado é que todos nós sabemos que a ponte para todos nós catarinas à exceção da manezada prefere que a ponte venha abaixo e que uma obra mais moderna seja entregue em seu lugar. O problema é que por motivo de força maior a ponte foi tombada pelos órgãos associados como patrimônio histórico cultural de Santa Catarina, e nenhuma alteração do projeto original poderá ser feita, respeitando a vontade da manezada o projeto original super moderno da ponte. O valor da obra gira em torno de 250 milhões o que viabilizaria a construção de uma Pedro Ivo e Meia com 4 pistas de carro segundo Paulo. Mas em virtude da manutenção do projeto de 1926 peças que não são fabricadas em lugar nenhum do planeta, terão de ser encomendadas especialmente para massagear o ego da torcida do Figueirense e Avaí de certas pessoas.
Daqui a pouco a exigência vai ser tanta que não será permitido uso de carros fabricados a partir de 1950 e os nascidos a partir de 1960 precisarão de autorização especial para circular na nova antiga ponte.
A boa notícia é que pra quem tem Cadilacs e Maverics acessaram a ilha pela Ponte como era em 1926.
E a RBS fazendo campanha pra NÓS contribuirmos para a restauração...
ResponderExcluirQue raiva que essa turma do sul tem da mais bela ilha do sul do mundo.....cuidado a inveja mata....
ResponderExcluirSou de Criciúma e acho que a ponte tem que ser mantida. Aqui tinha um monumento no centro da praça e derrubaram pra fazer um chafariz (hoje não tem monumento nem chafariz). Todo mundo comenta que foi uma grande irresponsabilidade das autoridades da época ter acabado com aquela peça histórica.
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