novembro 12, 2012

A descentralização no banco do Senado

LHS-mascara Deu no blog do Josias que os senadores estão se organizando para levar Luiz Henrique da Silveira à presidência do senado. Consta que LHS é a opção de consenso para combater Renan Calheiros, que também é pretendente e, como se sabe, detém uma folha corrida cheia de coisas – quase nenhuma boa.

Boa, para nosotros catarinenses, é que se LHS subir à cadeira da presidência teremos um representante na Série A da política nacional. Estaremos na elite.

Se há um cara com qualificações para o cargo é LHS. Imaginamos, por aqui, que LHS sonha em alcançar prestígio parecido ao do Sarney. Se sim, pelo menos uma carta ele tem na manga: a DESCENTRALIZAÇÃO (ele tem outras: no turismo, por exemplo, onde ele teve papel apagante brilhante (vide aqui); além do eficiente golpe sistema de aposentadorias rápidas).

Luiz Henrique pode marcar seu gol de placa quebrando o paradigma do senado uno. Todo senado tem que ir onde o povo está. Se LHS conseguir implantar sua tecnologia descentralizativa no senado a Série A vai ser pouco. Ele vai pra Champions. Ele vai virar herói, vai ser adorado pelos políticos de todas as divisões. Imaginem o mercado de trabalho que esse santo homem vai abrir com um sub-senado em cada estado, uma Secretaria Senatorial. Ou melhor, 26 delas. Uma por estado. 

Parece pouco, afinal existem 38 ministérios e SC tem 37 secretarias, mas é só o começo. 

4 comentários:

  1. Viskonde de Sabugosanovembro 13, 2012

    Caro Putz, apenas UMA Secretaria Senatorial por estado? Como assim? Porquê tão pouco? Estados com grande área (tipo o Amazonas) devem ser agraciados com pelo menos cinco delas, sendo três itinerantes (duas em dois barcos para percorrer os rios e uma terrestre para percorrer todas as aldeias indígenas). Em SC, estado natal do LHS, deverão ser pelo menos dez - Criciúma, região serrana, oeste, meio oeste, norte, capital, raio que os parta, etc. E por aí vai. Imagine que lindo, todo o povo tendo acesso à representantes diretos do senado em cada esquina, em cada biboca, como acontece hoje com as SDR´s! Isso é democracia! E viva a descentralização! Crise, só se for na França!

    ResponderExcluir
  2. Caro Visk, o lance do barco é uma furada. Não vemos viabilidade. À primeira vista pode haver dificuldades para preencher os cargos barcais. Ninguém iria querer. Que político iria assumir um barco que pode afundar. Ainda há o risco de pegar algum apelido, tipo lemador, ou o grande timoneiro. Isso pega mal e político tem muito medo de apelido, digo, de afundar. Fora isso, tudo o mais é viável. E vive le air France.

    ResponderExcluir
  3. Tá faltando algema neste país...

    ResponderExcluir
  4. Mas se o indexador for barcos, SC deveria ter mais de 20, pois Ideli reforçou nossa frota!

    ResponderExcluir