outubro 24, 2012

Números, não conte com eles

Quadrado mágico

O americano Charles Seife escreveu o livro Os Números (não) mentem. Basicamente ele disse que qualquer bobagem, por mais estapafúrdia, passa a merecer crédito se vier com algum dado numérico atrelado.

Pode isso, Arnaldo? Pode. Tanto pode que, ainda segundo Seife, agências de publicidade manipulam números para vender mais e bancos/financeiras dão jeitinho nas fórmulas de juros para tomar nosso dinheiro. E mais, pesquisas de opinião fingem ouvir nossa opinião e usam reforços matemáticos para nos dizer em que ou quem acreditar.

Inclusive, ficou no ar, institutos estariam compondo pesquisas que elegem ou derrubam candidatos.

Muito bom, doutor. Esse americano parece que escreveu o livro para nós. Nós, humildes putzcriticóidicos. Acabamos de descobrir porque nunca ninguém nos levou a sério. A gente até tem inserido uns numerinhos lá outros cá, nada sistematizado, tanto que nosso posts por mais sejam instrutivos… passam a impressão de que não são. 

Agora não, agora vamos sistematizar. Vai ser mais número que letra. Os 9.507 dados matemáticos inseridos em nossos posts são passado. Vamos incrementar isso com meta de acréscimo de 10%/mês, ou seja, mais 950 dados numéricos a cada 30 dias.  

É o Putz na era numeral. Com a adoção dessa poderosa ferramenta, o PutzCri estará pronto para ser sério. Vamos nos tornar definitivamente numa referência em credibilidade.  

4 comentários:

  1. e o dataputz já nasce com 9,8% de credibilidade.
    não é nada não é nada, não é nada...

    ResponderExcluir
  2. 100% dos divórcios tem origem em casamentos...

    ResponderExcluir
  3. Os números não mentem jamais, mas podemos fazer o que quizer com eles... Tipo, 30% dos acidente de trânsito são por alcoolizados. E os outros 70? Não fazem nada....

    ResponderExcluir
  4. Parafraseando Homer Simpson: "As pesquisas são formas de manipulação da opinião pública e 85% da população sabe disso."

    ResponderExcluir