dezembro 23, 2009

O que o Giassi pode fazer pela Opepa?

Giassi 16

Muito. Já começou. Vai construir um puta mega super hiper mercado, ou centro comercial, que vai revitalizar o bairro. Mas ele, o Giassi (mais precisamente o Seu Zefiro), poderia fazer algo especial, e aqui já embutimos o pedido encarecido do Putz: não derrubar a caixa d'água do Dal-Bó. O motivo é simples: a caixa d'água não tem ainda, óbvio, a configuração de um marco histórico da cidade, entretanto, ela simboliza o que restou da empresa (Curtume Dal-Bó) que foi um marco para o Bairro Operária. O bairro girava no entorno em redor e em função da empresa, quase todo mundo trabalhava lá. Mantendo a caixa d'água, o (Seu Zefiro) Giassi estará prestando uma contribuição primorosa para a conservação de sinais da história da cidade, estará fazendo por nós o que nós próprios não fazemos*.

Giassi 15

(*) PutzAvaliação: PutzGraça vê viabilidade no pedido pelo fato do Seu Zefiro não morar em Criciúma. Se morasse… no chances. A turma da exploração imobiliária aqui não quer nem saber desse negócio de memória, marcos históricos, coisas antigas e outras bobagens. Eles vão derrubando logo. Foi assim com a Casa das Gaitas, a Casa dos Ferroviários, a…

Giassi 17

8 comentários:

  1. Parabéns ao Putz pela idéia e sugestão. Só falta o Seu Zefiro e os engenheiros dele comprarem a idéia. Vamos lá seu Giassi, vale a pena ......

    ResponderExcluir
  2. Quando era pequeno,uns 12 anos,entregava jornal lá por aquelas bandas.Lembro que por ali tinha um cheiro bem ruim...

    ResponderExcluir
  3. .
    .
    peço licença para deixar meu "comentariozinho" sobre o "odeio gramado" aqui... já que só vi o texto hoje.. e também porque essa idéia do Putz é bem relacionado a isso

    onde a gente deixa que todo mundo quebre tudo em criciúma e não se faz nada...

    acho que vou até publicar no meu blog tbm hehehe

    segue abaixo coments relacionado ao "odeio gramado". e também ligado ao post atual do Putz.

    bjs pra torcida!!

    ResponderExcluir
  4. isso se chama Turismo meus caros.

    o Putz foi muito feliz na publicação deste post.
    aliás o putz é feliz em todos posts sobre a city. penso da mesma forma sempre.

    fui a gramado final de novembro (feira internacional de turismo de gramado) o que, que era aquilo??

    paraíso.

    é tudo que o putz falou e muito mais. eu e meu companheiro tivemos alguns momentos de lazer (só trabalhar entregando material em feira não dá né) andamos pelas ruas com esse mesmo olhar crítico do putz.

    - tem música ambiente na rua cara!!

    em cada poste tem um vaso de flor. e embaixo do vaso fica o auto falante, discreto a maioria nem percebe e ficam olhando pro alto com cara de asno procurando de onde vem a música.

    comentei com meu amigo:
    "ricardo aqui em gramado até os vasos de flores cantam"

    vsf.

    o ricardo (hoje 54 anos) é de são leopoldo, ele ia a gramado quando jovem. ele me disse: "messias eu venho aqui nessa naba, quando isso aqui era um vilarejo, não tinha bosta nenhum, só umas casas e uns botecos, eu tomava umas ali ó"
    e me apontava o local, hoje uma loja comercial.

    isso tudo é turismo meus caros.

    gramado não tinha atrativo natural forte, não tem. quem tem é canela.
    mas porque não ter outros atrativos???
    aí vem o tal lado europeu, ou melhor alemão de se fazer as coisas. porque descendentes europeus tem aqui também (como o putz já disse). mas em sua maioria, italianos. aí a conversa já é outra. o kharma é outro.

    em criciúma é bom, é legal, é o CARA quem consegue ou quem sempre está passando a perna em alguém.
    isso não é bobagem. o criciúma (tigre) não vai bem, não é porque não se acha jogadores, ou sei lá por qual motivo... o criciúma (tigre) não vai bem por problema cultural.
    falo isso e provo à todos que me indagam.
    era pra ser um baita time. fico puto com isso....

    já falei uma vez e volto a dizer, mandei um artigo benéfico, pra frente, positivo, para todos os “grandes” jornais de criciúma. Não o publicaram.
    Onde falava de minha participação em uma outra feira, desta vez em blumenau.
    Estavam todos lá divulgando seus atrativos (joinville, lages, a própria blumenau e por aí vai). Eu estava divulgando o shopping pórtico (pode acreditar o pórtico é mais conhecido no RS do que em criciúma). ele entra dento do setor de Turismo de Compas.
    Enfim estava eu lá bem belo e uma senhora guia de turismo de MG, perguntou o que tinha na minha cidade (...????)

    claro como um bom turismólogo elevei certos aspectos, afinal tenho que vender meu peixe, dei um parâmetro sobre a região, urussanga e o vale da uva goethe, praia grande e os canyons (até PG está investindo mais no turismo, me orgulho de ser praiagrandense)
    Enfim eu disse: “ah e temos a mina modelo, onde você pode visitar uma mina de verdade, a sei lá quantos metros de profundidade” a velha quase enfartou “ah meu marido era mineiro, nunca visitei uma mina, estou com um grupo fechado (1 onibus) para 1 semana pelo litoral catarinense, inclusive (vejam bem aqui) visita ao morro dos conventos. Quero visitar essa mina, como faço”
    Aí a senhora me dificulta né? E aí meus caros Putz, o que, que essa mulher faz???
    Ela quer visitar a “droga” da mina, ela quer ver a “merda” da mina. As pessoas querem ver isso. Se criciúma não quer, se as pessoas (inteligentes) daqui (quando você fala em investir em uma mina dão gargalhadas) não querem, pense no turista.

    Agora vou-me que tenho um projeto (já aprovado) para divulgação e promoção dos vinhos e das 7 vinícolas que representam o Vale da Uva Goethe, você já ouviu falar??

    E lembrem-se sempre meus caros, o turista está por aí a mercê de qualquer atrativo que o belisque e o traga para o nosso lugar,
    para o seu lugar.

    Messias Fernandes- turismólogo.
    bjs pra torcida!!

    ResponderExcluir
  5. .
    .
    Putz

    ou seria putzgraça (...???)

    enfim, bah e eu passei aqui só pra dizer :

    feliz natal!!

    pórca pipa!! hehehhehe

    ResponderExcluir
  6. Grande iniciativa, pode contar com meu apoio para alguma reivindicação, caso venha precisar.

    Esperamos o bom senso das pessoas que estão a frente deste empreendimento e que tomem a decisão mais "coerente" para história de Criciúma.

    ResponderExcluir
  7. Foi assim, principalmente, com o monumento ao mineiro. Engraçado que até eu somente culpava o prefeito municipal da época (Nelson Alexandrino). Mas não posso esquecer de seus partícipes vereadores. Pois é, na época era moda ir para a Europa e trazer as novidades. Pois foi assim que o monumento virou vítima. Substituiram-no por uma fonte "luminosa". Foi tão ruim a idéia que a fonte durou pouco. A melhor coisa para que serviu, foi que nos dias de verão, o chafariz espalhava agua por todos os lados e molhava as pessoas que por ali circulavam. Foi só isso de bom (ou ruim), pois no inverno, ninguém passava por perto.
    Mas alguém teve uma brilhante idéia na época. Jogaram a estatua do mineiro para a pracinha anexa a Nereu Ramos (na época Praça da Bandeira). Fizeram um negócio esquisito (dizem que é uma entrada/saída de mina). Além da perda do monumento histórico (que possuia brasões de um encontro eucarístico aqui realizado e um escada decorada com blocos em concreco inclinados em forma de "s", muito bonitos, - imaginem a grana que na epoca gastaram para fazer a lambança. Pessoal, desculpem o desabafo, mas nossa cidade não sabe nada de turismo. É muito eficiente e gatu..nismo.

    ResponderExcluir
  8. criciuma eh assim... ninguem pensa... realmente nao consigo ententer como foram acabar com tudo... a casa do ferroviario, o mineiro, o chafariz, aquela casa perto da esquina da henrique lage com a centenario...
    agora tao querendo acabar com aquele monumento aos refugiados politicos. eh muito ruim ver a cidade perdendo toda a cultura.

    ResponderExcluir