dezembro 21, 2009

Uma RBS de mão dupla

Esta abordagem é uma reivindicação de nossa leitora MPC, injuriada com o posicionamento de uma empresa que diz uma coisa e faz outra.

O tema já foi tratado no blog Diário Gauche, e, basicamente, questiona a reportagem do jornal Zero Hora, o principal veículo da RBS, onde é comentada uma pesquisa relativa ao consumo de álcool por adolescentes. O jornal demonstra um certo ar de preocupado moralismo e direciona o leitor a entender que a grande responsabilidade é dos pais. “A explicação para a posição incômoda é cultural, muitos pais de Porto Alegre querem ter uma postura liberal com os filhos, mas acabam se tornando condescendentes"

cervejatoppoaII

Mas, e a influência da propaganda de álcool na televisão (na RBS, por exemplo)? A reportagem não aborda. E deveria, A RBS investe (ou se aproveita) das vantagens ($$$) do álcool  para a empresa. O exemplo maior é o mega-evento Planeta Atlântida, claramente direcionado para o público jovem (adolescentes e pré-adolescentes) e patrocinado pela Nova Skin (que, cá pra nós, só é boa pra RBS). São maratonas de música com até 72 horas seguidas de duração onde rola muita, mas muita cerveja.

cervejaplaneta

7 comentários:

  1. Farinha pouca, meu pirão primeiro!!
    Só vem a nós, vosso reino nem pensar!!

    ResponderExcluir
  2. Olha gente, isso é tema complexo, e não podemos olhar só por um lado. Acusar a RBS? Por favor né? Acusem a midia, como um todo. Eu fui fumante, lembram das propagandas de cigarro? E a RBS tbm foi culpada? Quando comecei a fumar, nem televisão existia. O alcool, é vicio, é droga, assim como aquelas outras.... Alguem leu sobre a Lei Seca nos EUA? E adiantou? Sim, vamos unir forças, agora... acusar dessa forma... é um pouquinho de falta de ....de alguma coisa

    ResponderExcluir
  3. Segundo Anônimo aí tem alguma razão. Falta um pouquinho de alguma coisa. De coerência por exemplo. Tudo bem, reconhecemos que a RBS é uma empresa que visa lucro e que a indução ao consumo de bebida alcólica por adolescentes, através de peças publicitárias veiculadas em suas grades não é problema dela. A nós, a MPC (que parece foi quem sugeriu a matéria) e ao Seu Putz, cabe reclamar. Este é o nosso papel. Temos que reclamar. O sistema é assim, tudo bem, mas nã é certo. A questão pontual da reportagem é que eles atribuem apenas aos pais a responsabilidade pelo problema do consumo. Deveriam assumir sua parcela de culpa também. É ou não é?!

    ResponderExcluir
  4. Olha o post esta muito bom,mas eu gostaria de cumprimentar o meu amigo Matúsalem ali de cima,que nasceu antes da TV.Abraço Matusa.

    ResponderExcluir
  5. Nao sei o que é URLdezembro 22, 2009

    Tangencializando um pouco isso.
    Santa Catarina é a nova Meca do honrado povo gaucho, que não conseguiu se aproveitar das inumeras oportunidades de dinheiro federal injetado na economia pampeana durante toda a farra militar no século passado. E hoje sabemos, Santa Catarina goza de índices de qualidade de vida bem superiores aos dos coirmãos do sul. Será que não há um grupo econômico sufucientemente forte no ramo das comunicações para chafurdar um pouco a tal da RBS, que me faz ter de ouvir sotaque forçadamente gauchos (leia-se Portoalegrense) e ainda tirar de evidencia o time da nossa cidade da grade de sua programacao? Seu Putz, me responde: Pois estou com uma PutzDúvida!

    ResponderExcluir
  6. Tangencializando???????????........que é isso????......preciso voltar a ter aulas de trigonometria pra saber "calcular" este texto....não sou gaúcho....mas que putzXenófobo heim.

    ResponderExcluir
  7. Tangencializar, variação morfológica e pneumática de tangenciar, doutrina de refinamento perfeitamente dominada por um perfeccionista antigo chamado Senna, adorado por milhões e detestado por alguns, que fez da arte de tangenciar o diferencial para a(s) vitória(s).

    p.s.: foi o melhor que pude arrmar.

    ResponderExcluir