agosto 05, 2011

Se eu fosse prefeito

image

O Putz soube que o prefeito anda fazendo uma pesquisa tipo “o que você faria para melhorar a cidade se fosse prefeito”. Lá vai:

Senhor Prefeito,

Não sei porque insisto em visitar Gramado. Eu deveria ficar deslumbrado com tanta coisa bem feita, mas não fico. O problema é que tenho a mania de olhar tudo e comparar com Criciúma. Não só em Gramado, em todo lugar que vou é assim, se a coisa é organizada ou avacalhada eu sempre penso como a mesma coisa é em Criciúma. Já deu pra sacar o problemão, né? Gramado é covardia. Não vou falar aqui de pontos turísticos, tipo Lago Negro, porque isso é questão de natureza, ou se tem ou não se tem. Não dá pra acionar político e buscar verba pra fazer um Lago Negro aqui com pedalinho e tudo. A questão é o que os caras fazem pra deixar a cidade bonita. E eles fazem. Dizem que é a ascendência alemã… E dai? Europeu por europeu aqui tá assim de italiano - o Salvaro é italiano. Mas, vamos lá. O asfalto… cara, procurei um buraco lá, eu queria bater uma foto. Pensei até em tirar uma onda, tipo, “tá vendo, a gente fala do Salvaro e Gramado, como aquela marra germânica, também tem buraco.” Não achei. E as calçadas? E as faixas de pedestres? E tudo o mais? Tudo caprichado nos mínimos detalhes.

Ah! Os detalhes… parece que aí reside o segredo. Eles cuidam dos detalhes. Aqui nós até fazemos algumas coisas, mas depois de pronto a gente olha e sente que a coisa não é bem acabada (os recapeamentos da rede de esgoto, as calçadas, o Parque Centenário, o calçadão da Nereu, etc).

Falando em Parque Centenário... para falar desse eu busco inspiração em Curitiba. Não há razão para que Criciúma não consiga fazer algo do mesmo nível. A não ser dinheiro. Se o problema é dinheiro aí para tudo. Se eu fosse prefeito faria o Parque Centenário virar ponto de referência da cidade. Tudo bem que agora está saindo o Parque das Etnias, mas se eu fosse prefeito faria do parque uma atração. E não aceitaria nada pior que o Jardim Botânico de Curitiba. A gente provaria que consegue.

Ass.: PutzNauta

3 comentários:

  1. O Lago Negro não é exatamente uma questão de natureza, ele é artificial, como conta a história da cidade:
    Como nasceu o Lago Negro
    O local conhecido hoje como Lago Negro era chamado de Vale do Bom Retiro e pertencia à família Bier. Na década de 1940, aconteceu um incêndio que arrasou a mata existente naquela região. De acordo com o coordenador do Arquivo Histórico Municipal, Gilnei Casagrande, as causas do incêndio são desconhecidas. “Um dos vereadores mais antigos deixou um registro oral na Câmara de Vereadores na época do sinistro, é o que se sabe”, comenta. “Leopoldo Rosenfeldt tomou a iniciativa de abrir valas para conter o fogo e encontrou uma vertente”, conta Casagrande. A abundância de xaxins permitiu drenar o fundo e as laterais da vala. A água da vertente foi tomando seu lugar, dando origem ao lago. Decorando suas margens, além das árvores que começaram a se destacar, foram importadas mudas da Floresta Negra, da Alemanha, por isso o nome de Lago Negro.

    ResponderExcluir
  2. Taí prefeito. Nem precisa tanto. Se eles podem, você também.

    ResponderExcluir
  3. "O q/ faria se fosse prefeito"
    1o. colocaria as antenas para celulares nos lugares onde vivem e trabalham seus apoiadores por exemplo:
    - no terreno do Paço, ao lado da sala do Rei
    - nos terrenos dos vereadores que são a favor,
    -sobre o maravilhoso edificio onde mora o pres. da ACIC o Fontana e tbém no terreno da entidade

    ResponderExcluir