dezembro 11, 2010

A dúvida da hora dos romanos

Seu Putz!

A rede globo está lançando neste final de semana (12/12) uma série chamada "O Relógio da Aventura". Mostra imagens de um relógio com numerais em algarismos romanos. Mas esse relógio tem uma curiosidade. O numeral 4 que deveria ser IV esta indicando IIII (quatro risquinhos). Já o Big-Ben de Londres indica o numeral correto IV.

Afinal, o porque de de alguns relógios de marcas com numeração romana tem em seus mostradores IIII, erradamente, ao invés de IV?

Abraço

Kiko Della Giustina

Relógio-romano-1

Relógio-romano-3  relogio-romano-2 Big Ben clockface

2 comentários:

  1. No site http://br.answers.yahoo.com/ Renato respondeu assim:
    "É meramente por questão de estética e de fácil compreensão por parte de quem olha o mostrador para saber as horas, tornando-se uma prática comum a todos os fabricantes de relógios, desde os primórdios, quando não se usavam algarismos arábicos para a fabricação desses aparelhos, e os algarismos romanos não eram tão conhecidos pelos povos que, na grande maioria, eram analfabetos."
    .
    No Wikipédia está isso:
    "No caso do número "4" (IV no modo mais comum), existe uma forma mais arcaica, grafada como "IIII"[1][2]. Seu uso é relativamente usual em relógios que exibem as horas em algarismos romanos - cujo uso em relógios podem ter diversas causas, desde estética, até religiosa (evitando o uso das letras que iniciam o nome do deus Júpiter, IVPITER)."

    ResponderExcluir
  2. a explicação aí de cima está bem posta.
    com relação ao relógio londrino, big ben é o sino que fica naquela torre e não o relógio.

    ResponderExcluir