março 03, 2009

Criatividade devagar



.
Criatividade não é uma coisa que se sente em Criciúma. Não se vê nas ruas, não se vê nas ações, no esporte, nas obras, não se vê na arquitetura. Obras e arquitetura, ou arquitetura das obras, é onde a criatividade mais se esconde. Salvo casas particulares que novos ricos constroem com base em modelos de revistas, muitas escondidas por muros altos (a beleza delas é presumida ou é exclusiva para os donos e convidados), o que se vê é um amontoado de prédios com aparência de caixotes enfileirados à moda de condomínios chineses. Até na área pública a arte some. Têm-se que buscar exemplos em iniciativas remotas como o Parque Centenário (prédio da prefeitura, monumento das etnias, teatro Elias Angeloni e Ginásio Municipal), inaugurado em 1980 (há 29(!) anos) e... (a redação do PutzGraça tentou lembrar outra e não achou) só. Até o Centro de Eventos, construído nas imediações há cerca de dois anos merece atenção pelo mesmismo. Os terminais urbanos parecem barracões cobertos de zinco. Que coisa! Ali estava uma oportunidade para criar algo que chamasse a atenção, afinal a idéia do sistema viário chamou muito a atenção. Mas Criciúma é Criciúma... Saindo da coisa pública, na privada têm-se o que está dito acima – prédios iguais, casas escondidas, lojas e shoppings feias, etc. Detalhe, aqui as exceções são duas: o Edifício Lúcio Cavaller (foto à direita), com seus 25 andares, inaugurado em 1982 (há 27(!) anos) e o Edifício Millenium, centro de saúde, contruído pela Fontana e entregue em 2002. Estes dois dá pra mostrar aos parentes que nos visitam. Os preciosistas vão citar um ou outro prédio na Praça do Congresso, mas, será que eles levariam os parentes pra ver?
Pública ou privada, a criatividade é um atributo de possibilidades ilimitadas que parece só ser exercido fora daqui. Florianópolis, Curitiba(apelamos!), Gramado(tudo bem, é outro estilo), enfim, primam por ter o que mostrar. Por que Criciúma tem que ser pior?

13 comentários:

  1. Ralmente Criciúma é uma mesmice.
    Falta diversão,falta qualidade de vida.Falta um shopping que condiz com o nº de habitantes.
    Nada surge,nada muda,nada melhora.
    Nem as lojas querem mais vier pra cá.Como exemplo:

    McDonald's.Maior rede de fast-food mundial Abre um no mundo a cada 6 horas.Instalou-se em 1998 em Criciúma.Fechou as portas em meados dos anos 2000.

    Big.Uma das maiores redes de hipermercado do sul do Brasil.Instalou-se em Criciúma no fim dos ano 90.Faliu

    Far-Mais.Uma das maiores redes de farmácia do país.Também fechou as portas em Criciúma

    O grupo de súpermercados Wal-Mart,o maior do mundo vai se instalar em Criciúma neste ano,com o nome de maxxi atacado.
    Vamos ver até quando ele vai ''aguentar'' ficar em Criciúma

    ResponderExcluir
  2. Sei lá.
    McDonald's...
    eu gosto mas eu sou mais Subway.
    que também não tem em criciúma(novidade...)

    ResponderExcluir
  3. é porquê o nosso povo é chucro e roceiro mesmo.

    ResponderExcluir
  4. é uma cidade linda,quem não gosta dela assim,que va em bora

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Criciúma.
    Minha cidade minha paixão.
    ah!
    e Dale Tigree

    ResponderExcluir
  6. Criciúma tá ficando feia.Sempre o foi,mas antes era uma feiurinha mais bonitinha.Agora é cheia de prédio caixotão feioso.

    ResponderExcluir
  7. Criciúma é linda

    ResponderExcluir
  8. Criciúma é,é um buraquinho quente..

    ResponderExcluir
  9. Criciúma tá ficando pra trás..
    Enqanto o norte do estado cresce,nós ficamos aqui parados.

    ResponderExcluir
  10. Criciuma é uma cidade digamos que até poderia ser bonita mais falta infra-estrutura olha só quando chove enche de buracos na centenário,e a falta de competência da prefeitura é incapaz de resolver isso é sempre a mesma coisa tampa os buracos e com nova chuva abre-se buracos novamente isso é muiiita burrice gasta-se muito mais assim do que fazer algo bem feito, agora vamos nos referir ao shopping que precaridade na verdade criciuma é uma cidade que não tem shopping aquilo que conhecemos como criciuma shopping não passa de uma galeriazinha, final de semana sábado a noite não se encontra nem mesa na praça de alimentação e o proprietário do mesmo é tão ganançioso que não tem a capacidade de melhorar aquela espelunca lá, só quer ganhar dinheiro se vc entra no shopping já tem que pagar estacionamento para deixar o carro nas pedras e não posso deixar de comentar o cinema o que é aquilo o local cheira mofo as cadeiras são horriveis e o cinema é horrivelmente sujo a tela tem defeito alias alguém ai pelo amor de Deus informe a população criciumense que existe Cinemark ou Cinesytem meu Deus não sei se essa cidade tem solução

    ResponderExcluir
  11. haihaiua puta merda que site de pedreiro
    até o dos colunistas é mais interessante que isso
    aahaiuah
    feito por fracassados, nao da pra espera muita
    coisa

    ResponderExcluir
  12. Teu comentário é relativo à arquitetura ou funcionalidade? Se você se informasse um pouco mais vai ver que a coisa rola na base do custo. Fazer o diferenciado requer grana (e não me diga que a Ópera de Arame é mais barata que o nosso centro de eventos!). Conversa com o pessoal ligado à construção civil que você muda de opinião rapidinho.

    ResponderExcluir