junho 25, 2012

GAECO prende vários em Içara

Promotor Icara

Ação deflagrada pela Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), composto pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil e Polícia Militar, na manhã de hoje, prendeu sete pessoas em Içara em cumprimento de oito mandatos de prisão. Um oitavo suspeito não foi localizado. Todas ligadas à prefeitura e ao Samae, sejam servidores ou empresários que participariam de um esquema de desvio de dinheiro da ordem de 10 a 15% dos recursos de obras públicas. O montante ainda será apurado. Para tanto documentos foram apreendidos no Paço e Samae de 2009 para cá, por conta de desvios detectados a partir de Maio deste ano.
Entretanto, nomes não foram revelados, nem de pessoas, nem de empresas envolvidas, inclusive de funcionário de uma agência bancária do município (sem o envolvimento do Banco, propriamente dito). Segundo o promotor público Maurício Medina, que coordena o Grupo, o esquema é muito grande e bem maior do que o encontrado em Criciúma no caso das lajotas. Como as ações dos fraudadores de documentos e licitações estavam em curso as prisões se fizeram necessárias. Diferentemente de Criciúma cuja ação dos indiciados havia cessado com as investigações da CPI do Esgoto. Portanto, muito mais esperam apurar e novas prisões poderão ser feitas. O Gaeco optou por pedidos de prisão para estancar a sangria do erário público identificada pela investigação presidida pelo delegado Airton Ferreira.
O Gaeco usou de escutas e campanas, além de documentos analisados (notas fiscais falsas e superfaturamento) ao longo de seis meses. Também foi observado "nível de vida incompatível com rendimentos", disse Medina, sobre alguns dos envolvidas até o momento.
A iniciativa da investigação não partiu de denúncias objetivas, mas do monitoramento que o Gaeco vem fazendo sobre órgãos públicos, segundo relatou o delegado Ferreira. Suspeita-se que novas prefeituras sejam alvo de investigação do Grupo que atua contra o crime organizado.

texto transladado do Blog do André Roldão

7 comentários:

  1. Putz, atualiza o post com a notícia da operação do GAECO que prendeu os 08 integrantes da quadrilha do PMDB em Içara!
    Quero ver aonde foram parar os R$800.000.000 que já foram pagos para aquela empresa de publicidade (BALBI AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA) fantasma, que está cadastrada e localizada na salinha ao lado do diretório do PMDB, ali naquele prédio no centro da Içara?
    Sds,

    Márcio.

    ResponderExcluir
  2. É isso que da onde o PMDB coloca as mãos, mãos sujas diga-se de passagem!

    vamos abolir esse partido sangue suga do brasil.


    NÃO VOTE NO COLIGAÇÃO QUE ESTA CORJA ESTIVER!

    CORRUPÇÃO TO FORA! EU BRASILEIRO APROVO ESSA IDEIA.

    ResponderExcluir
  3. Alô GAECO, dá uma passadinha na Prefeitura da cidade do tijolo. Tem funcionario comprando imóveis e mais imóveis. Eta salario bom.......só não vê quem não quer

    ResponderExcluir
  4. OS NOMES DOS ENVOLVIDOS SAIU NO TRIBUNA

    ResponderExcluir
  5. ESPERAM QUE CONTINUEM PRESOS, E PRENDAM MAIS AINDA
    PARABENS AO GAECO
    ABAIXO A CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

    ResponderExcluir
  6. DE QUE ADIANTOU COMPRAR IMÓVEIS CAROS,CHIQUES,ROUPAS DE MARCAS DENTRE OUTROS,SE AGORA NA PRISÃO O LUGAR É IGUAL PARA TODOS E AS ROUPAS....VIXI..NEM SE FALA....

    ResponderExcluir
  7. pelo rincão não vote nessa quadrilha de ladrão socorroooo...agora e 13 !!!

    ResponderExcluir