fevereiro 03, 2012

Do que se trata essa coletiva, mesmo???

Gentil coletivaa

Caro Putz,

Segunda-feira, 09:00hs. O gabinete do Prefeito (de Içara, Gentil da Luz) estava apinhado de jornalistas (praticamente todos os meios de comunicação da região). O Split de 18.000 btu´s resfolegava tentando fazer frente ao calor da sala, sem sucesso. Burburinho, cumprimentos formais, sorrisos amarelos (e outros nem tanto) tomaram a sala. Até que o Prefeito entrou e o ritual de acomodação começou. Câmeras apontadas para o Prefeito, microfones amontoados, celulares orbitando sua cabeça.

O assunto era por demais conhecido de todos: a concessão de alvará de funcionamento para uma mina de carvão em Içara (assunto que divide a cidade há mais de dez anos) pelo secretário da fazenda, a revelia do prefeito, o que gerou todo tipo de especulação, reportagem, entrevista e entrevero. O prefeito chamou a coletiva para esclarecer os fatos, por os pingos nos “is”, e nos jotas também.

Ao abrir a coletiva o prefeito mandou o Procurador Ler o Decreto que suspendia o Alvará. Ali, dentre inúmeros considerandos, dois ou três chamaram minha atenção (só a minha, como pude observar mais tarde): ÁGUA! A bendita, insubstituível, inestimável água.

Depois da falação inicial, dos esclarecimentos, abriu-se espaço para perguntas. Foi aí que a coletiva ganhou contornos de tragicomédia. NENHUM jornalista se interessou pelo cerne da questão:

  • A MINA PODE CAUSAR PERDA DE ÁGUAS? SE O FIZER, HÁ PROJEÇÃO DOS DANOS PARA O MUNICÍPIO?
  • FATMA E DNPM JÁ NÃO FIZERAM LAUDOS TÉCNICOS CONCLUSIVOS SOBRE OS DANOS AMBIENTAIS?
  • O MUNICÍPIO TEM PODERES PARA SE CONTRAPOR A LICENÇAS QUE SÃO DADAS POR OUTROS ENTES DO ESTADO?
  • A BARRAGEM DO RIO SÃO BENTO DÁ CONTA DE SUSTENTAR TODA A REGIÃO?
  • O MUNICÍPIO SABE QUANTIFICAR E QUALIFICAR AS RESERVAS DE ÁGUA QUE POSSUI?
  • SE PERDER TAIS RESERVAS, QUAL O LUGAR MAIS PRÓXIMO PARA SE BUSCAR ÁGUA?
  • ÁGUA É ESSENCIAL SÓ PARA BICHO HOMEM, OU É ESSENCIAL TAMBÉM PARA ÁRVORES, SAPOS, COBRAS E PERERECAS?

Ao invés disso, as perguntas eram: Alguma outra vez o município suspendeu alvará? O secretário exonerado era do PSD. O PSD continua titular da cadeira? Vai indicar no novo secretário? O senhor sabia? O secretário não era da sua confiança? A mineradora disse que outra vez já tinha sumido documento dela aqui na prefeitura, o senhor tem conhecimento disso?

INACREDITÁVEL. A coletiva foi convertida em conversa de boteco. Isso, graças à incapacidade (consciente?!) dos jornalistas presentes de fazerem perguntas profundas. Tagarelismo. Só tagarelismo. Quem se prestou a dedicar sua atenção à coletiva, saiu de lá como quem sai de uma conversa de comadres (e compadres).

Emblemática a cena do rapaz escorado na parede, bloquinho na mão, caneta pronta, olhos alienados, como se estivesse contando riscos no teto. De repente, ele olha para mim e lasca: Essa coletiva é sobre o quê, mesmo?

Eu olhei pra ele e pensei: Esse não vai fazer perguntas. NÃO FEZ! Bem que ele fez.

Gentilmente,

WAR

4 comentários:

  1. Afinal, que jornalismo é esse que estamos fazendo nessa cidade? A alienação é um requisito das editorias, na hora de contratar reporteres? Eu, hein?!

    ResponderExcluir
  2. Um soldado é treinado para lutar não importa a condição, porém, quando convocado não tem opção de escolha.
    Um jornalista estuda para dizer a verdade não importa a quem doa, porém, a profissão foi escolha dele.
    Quando os dois não fazem o que tem para fazer são desertores e covardes.

    O jornalista nesta situação ainda tem um agravante:
    É um fracassado que estudou 5 anos para ter opinião própria e... não conseguiu!!! É triste.

    ResponderExcluir
  3. Gentil da Luz foi pra coletiva com a matéria decorada. Foi sabatinado um dia antes pela sua retaguarda jurídica, que tinha uma linha única de defesa: demonizar o secretário que assinou o alvará da mina. Foi exatamente o que o prefeito fez. Só nao chamou de santo o tal secreta. O lance genial de SUSPENDER o alvará ao invés de cancelar, também foi ideia da retaguarda. Isso pegou a advogada da Rio de Deserto de calcinha curta. Eles contavam com o cancelamento e já tinham até o mandado de segurança pronto para arguir a legalidade do ato. Pronto não,
    ela estava na porta do fórum com o celular na mão.

    ResponderExcluir
  4. Quem que estava nesta coletiva poderia responder sobre a água, caro Walterney Ângelo Réus? Acaso vistes algum técnico (ISENTO) por ali que poderia responder se a bendita da água está faltando pela bendita da mina? Ou querias que eles perguntassem isso ao presidente da Fundai? Ora, pergunta não óbvia para uma resposta óbvia? Se o mina jura que as novas tecnologias vão garantir a água e o MIV diz que não, quem é que vai provar o contrário? O prefeito? Ora, faça-me o favor!

    AMP

    ResponderExcluir