transladado do CangaBlog
STF mantém poderes de investigação do CNJ
Por 6 votos a 5 o Supremo decidiu que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem o poder de iniciar investigações e punir magistrados independentemente da atuação das corregedorias locais dos Tribunais. Na prática, foi rejeitada a tese da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que tentou reduzir os poderes do Conselho através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).
Entenda a polêmica envolvendo o CNJ
Durante o debate o ministro Gilmar Mendes disse que até mesmo as pedras sabem que o CNJ foi criado pela incapacidade das corregedorias locais julgarem seus pares – no caso, desembargadores de Tribunais de Justiça - por isso, deve ter seus poderes mantidos.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Resumo do pagode: às vezes eles se perdem e fazem o que o povo quer.
Interessante como as pessoas estão apoiando a decisão do STF, dizendo que foi corajosa e coisa e tal...
ResponderExcluirNa verdade, mantiveram poderes à um órgão EXTERNO ao Poder Judiciário, para que o mesmo deite e role fazendo o controle sobre este Poder.
Pergunto: por que não fazem o mesmo com os poderes Executivo e Legislativo. Isso é um absurdo! E o STF referendou essa incoerência...
Órgaos de controle externo são comuns na maior parte das ditaduras que já existiu... Será que estamos tomando o mesmo caminho??
Ahaaaaa!!! Juiz travestido de Anônimo. E querendo plenos poderes livre de qualquer contrôle. Hein?! Que tal?!
ResponderExcluir