maio 19, 2011

Por trás da história dos jornais de Criciúma

image

Sobre o "Nota de falecimento", de 28.09.2010, Maíra Rabassa comentou assim…

Não tinha lido esse artigo antes. Mas, só para lembrar, o Claudio Toldo era jornalista do Jornal do Dia, na época, era coordenador e editor de polícia. Feita a correção, lembro muito bem deste fato. Eu era estagiária do Jornal Do Dia na época. E lembro dos comentários diante a essa baixaria que estavam fazendo com o Tribuna Criciumense, em 2000. Alguns dos jornalistas que ficaram sem emprego na época, com a fusão acabaram sendo contratados pelo Tribuna do Dia (como ficou chamado o Jornal do Dia após a fusão com o Tribuna Criciumense). Porém, o Sr. Pereirinha, não fez lambança somente no Tribuna Criciumense, ele também fez no Tribuna do Dia. Em 2002, ele quase aniquilou mais uma vez com o Tribuna. Quase que o jornal foi fechado. Muitos de nós, que estávamos no Tribuna do Dia na época, fomos demitidos, por não concordamos com as exigências feitas pelo dono para vender o veículo para Adelor Lessa. Ele queria que Lessa comprasse o jornal com a dívida das folhas de pagamento. Para não perder a venda, o Pereirinha pressionou os funcionários do Tribuna do Dia a assinarem suas folhas de pagamento, como se tivessem recebido ela integral, mas no entanto, só tinha pago 50% da mesma. Eu e outros funcionários que não concordamos com essa baixaria, fomos demitidos na época. Essas histórias precisam ser repassadas para essa nova geração de jornalistas que está chegando no mercado e mostrar que nem tudo são rosas na nossa profissão!!!

3 comentários:

  1. A Maíra só esqueceu de dizer que os demitidos receberam suas verbas rescisórias na demissão e que o urubuzada do Jornal da Manhã fez "campana" pra fotografar o "fechamento" da Tribuna do Dia, esquecendo que lá estavam seus colegas jornalistas.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um amigo que trabalha 6 horas por dia, de segunda a sexta num jornal da city, e ganha mais
    que um jornalista.

    ResponderExcluir
  3. Nota de falecimento: É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Tribuna Criciumense nesta data (29/10/2000), em virtude de diarreia cerebral (do Pereirinha). O sepultamento acontece hoje na casa da mãe Joana, localizada na PQP, no bairro do FDP que continua insistindo em dizer que a tiragem do A Tribuna é a mesma da primeira tiragem do TC, desde a época de Dr Pimentel.
    "Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós (...)"

    ResponderExcluir