novembro 16, 2010

O sumiço das bananas

bananeiro-1

Reportagem da RBS da última quinta depõe sobre a perda que ocorre ao agricultor bananeiro por problemas de armazenamento.

Dizia a repórter: “Seu Ademar colhe 6 toneladas por mês, são 60 caixas por semana, cada caixa acomoda 20 kilos.”  Tão vendo? 60 cx a 20 kg x 4 semanas = 4.800. Colhe 6 mil mas fazendo as contas deu 4.800. Pobre bananicultor, já na reportagem sumiram 1.200 quilos da fruta. E quem paga o pato? Nós. Obviamente o bananicultor tem que ajustar o preço em função dessa perda, que como podemos ver, tem cunho jornalístico.

4 comentários:

  1. Viviani Olimpionovembro 16, 2010

    Ah seu Putz, alguém não fez a conta certa.
    Vamos considerar o seguinte:
    60 caixas por semana x 20 quilos cada caixa = 1.200 quilos por semana. Se dividir a semana por 6 dias de trabalho e multiplicar por 30 dias no mês, achamos os 1.200 quilos que faltaram!
    Eu é que não quero pagar por esta diferença, afinal, banana é a fruta preferida lá de casa!

    ResponderExcluir
  2. só não entendi o dividir por 6 e multiplicar por 30. o sétimo dia entra onde? rsrrssrrs

    ResponderExcluir
  3. O Putz tomém não entendió. Com seis ou sete, eles disseram que são 1.200 por semana. Não entedemos onde entra o sétimo e, menos ainda, onde entra tanta banana.

    ResponderExcluir
  4. Possivelmente a produção da reportagem fez as contas considerando 5 semanas num mês, o que fecha o valor de 6 toneladas/mês. É uma questão de considerar se aqueles três ou quatro dias (geralmente) no início ou no fim do mês no calendário podem ser considerados uma semana. Mas quem sou eu pra dizer que o tempo é relativo...

    ResponderExcluir