janeiro 25, 2013

O estranho mundo das manchetes

Manchetes

No sentido lato temos percebido sensíveis alterações na dinâmica criativa das manchetes. Dos jornais. De Criciúma. Está havendo uma certa permissividade cuja qual se equilibra na linha tênue do bom senso, escorregando amiúde entre o semichulo e subculto.

No strictu, temos que “Malafaia ‘vai ferrar’ a Forbes” é mais que um escorregão. O articulista, buscando uma integração mais direta com seu leitor, apela irresponsavelmente para o semichulo usando um termo que, bem analisado, não tem nada de semi. Tivesse dito “vai f&%#$ (foder) com a mãe do Forbes” teria obtido a mesma conotação e efeito mais direto.

Um outro exemplo captado pela artepaint (acima) diz respeito ao uso do termo “permeiam”. O que levaria uma pessoa em seu estado normal a escrever “permeiam”? É assustador. Uma pessoa assim é capaz de escrever qualquer coisa. Não há classificação ortosemântica para isso, mas abre-se um leque perigoso todo voltado para a perversão. O autor certamente se diverte na mesma proporção do senso de ignorância lato e strictu que provoca.

“Um brinde ao Goethe!" não vamos comentar.

7 comentários:

  1. Imagina a merda se no tal do permeiam o estagiário resolve colocar um S na frente...
    Quanto ao malafáia, ficou barato ele ferrar a Forbes pois ele já ferra muita gente todo dia por ai...
    E um brinde ao Goethe é uma singela homenagem claro que com duplo sentido ao eterno escritor alemão Johann Wolfgang Goethe que gostava tanto de beber um vinhozinho que inventou uma uva só pra ele, a uva goethe... um brinde!

    Ass: Flavio

    ResponderExcluir
  2. O probrema rezide no fato de que os jornalita de oje poco le e poco escrevinha. A turma se fiam no colar e copiar. Ai nem sempre unciona. Ou então o revisor bebeu muito o Goethe.

    ResponderExcluir
  3. Vai virar Cidade Alerta daqui a pouco.

    ResponderExcluir
  4. Não posso ver nem ouvir a palavra cabaço.
    Sempre fico imaginando um super cabo de aço elipsado!!!
    Eu tenho muito medo desta palavra...

    ResponderExcluir
  5. Que cabaço? Tem alguma manchete com cabaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a coisa anda, não vai demorar muito para aparecer!
      E talvez até a palavra fístula.
      Arggghhhhhhh

      Excluir
  6. Ah tá. então kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir