setembro 28, 2010

Nota de falecimento

protesto  

Boa noite Seu Putz,

Amanhã (29) completa dez anos da morte da Tribuna Criciumense onde eu e outros jornalistas (Janiter De Cordes, Neia Pavei, Marli Vitali, Claudio Toldo, Graziela Caldas, entre outros) trabalhávamos.... lembro como se fosse hoje: sexta-feira, calor, jornal era na esquina da Fábrica de Costela. Chega o Sr Alexandre Pereira, dono do jornal à época e diz: senhores jornalistas, caprichem! Esta é a última edição do Tribuna Criciumense (TC), a partir de segunda-feira o jornal muda para Tribuna do Dia. Ficamos todos desempregados naquela época! Atualmente o A Tribuna conta suas edições a partir da primeira edição do TC, o que é uma puta falta de respeito com falecido Dr Pimentel, conosco que trabalhávamos lá, e com a história da mídia impressa de Criciúma. 

A frase é minha e sempre gosto de usar em ocasiões como esta: “quem não tem memória não tem história e vice-versa.” 

Fica aqui o desabafo deste servo da Comunicação Social.

Abs

"Não te esqueças da voz dos que são hostis. O barulho dos que se levantam contra ti ascende constantemente" (Salmos 74:23)

Emerson Teixeira

4 comentários:

  1. Bah eu publicava a Tribuna Criciumense na internet, naqueles tempos não existia blogger, wordpress, nem um gerenciador de conteúdo.. tudo era na munheca mesmo. Vi ainda o jornal sair do preto e branco para o colorido.. nossa 10 anos.. quanto tempo

    ResponderExcluir
  2. Engraçado,
    Este mesmo Emerson, tal como urubu na carniça, ficou rondando a sede da Tribuna do Dia, 3 anos depois, quando o mesmo empresário decidiu fechar este outro jornal. E fala em respeito e história da mídia. Desfaçatez.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido esse artigo antes. Mas, só para lembrar, o Claudio Toldo era jornalista do Jornal do Dia, na época, era coordenador e editor de polícia. Feita a correção, lembro muito bem deste fato. Eu era estagiária do Jornal Do Dia na época. E lembro dos comentários diante a essa baixaria que estavam fazendo com o Tribuna Criciumense, em 2000. Alguns dos jornalistas que ficaram sem emprego na época, com a fusão acabaram sendo contratados pelo Tribuna do Dia (como ficou chamado o Jornal do Dia após a fusão com o Tribuna Criciumense). Porém, o Sr. Pereirinha, não fez lambança somente no Tribuna Criciumense, ele também fez no Tribuna do Dia. Em 2002, ele quase aniquilou mais uma vez com o Tribuna. Quase que o jornal foi fechado. Muitos de nós, que estávamos no Tribuna do Dia na época, fomos demitidos, por não concordamos com as exigências feitas pelo dono para vender o veículo para Adelor Lessa. Ele queria que Lessa comprasse o jornal com a dívida das folhas de pagamento. Para não perder a venda, o Pereirinha pressionou os funcionários do Tribuna do Dia a assinarem suas folhas de pagamento, como se tivessem recebido ela integral, mas no entanto, só tinha pago 50% da mesma. Eu e outros funcionários que não concordamos com essa baixaria, fomos demitidos na época. Essas histórias precisam ser repassadas para essa nova geração de jornalistas que está chegando no mercado e mostrar que nem tudo são rosas na nossa profissão!!!

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei no Jornal Tribuna Criciumense de 1993-4, nào me lembro até 1999. Quando cheguei, era dirigido pelo Sr. Altair Bitencourt - proprietário. Trabalhavam com ele, seu irmão Volnei - o Careca, Aires Cardoso, a Colunista Social Zuleide Fernandes, O Joel Manoel João que coordenava a montagem e distribuição com uma equipe.
    Pra la fui pra ajudar na passagem do mesmo de tipografia para off-setm com montagem - diagramação em computadores de tela verde e velocidade de 4Mhz - imaginem o trabalho!!! Mais tarde eu e o Joel arrendamos o jornal que, em pouco tempo ficou somente para o Joel e eu era se funcionário. Anos depois Joel vendeu o nome e o jornal passou de semanário para diário. Mas por atraso de pagamento de salários, decidi pedir demissão e partir pra outro ramo - dar aulas, já que fui aprovado num Concurso para o Estado em 1999. Tenho aí muitas histórias pra contar e muito a lamentar com o fim do nosso Tribuna Criciumense e a falta de respeito com a nossa história.
    Hamilton Junkes = 9919-5137 3439-7022.

    ResponderExcluir