janeiro 06, 2010

Contas abertas, um parto

Contas abertasEntramos no site da prefeitura. A intenção era achar o valor pago para a RBS veicular a propaganda do Contas Abertas no intervalo da Fantástico. Não achamos. No meio do emaranhando de pagamentos, repetições e repetições (Criciúmaprevi (sic), por exemplo, tem uns 80 pagamentos – deve ser pra mostrar volume), não achamos o que procurávamos.

Mas deve estar lá. O que foi pago para a RBS deve estar lá. Está tudo lá, diz o Salvaro. E deve estar mesmo, o problema é que nosso saco estourou antes de acharmos. O site é muito mal bolado. Aliás, pensando bem, é bem bolado. Desestimula a pesquisa. Quem fez o site, fez pensando como o Salvaro. E deve ter pensado: “Não vou facilitar. O chefe está criando esta nhaca só pra se livrar da pé-no-saco da Romanna, na verdade o que ele mais gosta é de Contas Fechadas.”

Pronto. Foi assim que o Contas ficou a cara do prefeito. Não é fácil. Dá um choque de gestão na paciência de quem procura algo. Dezembro, por exemplo, pagamentos de dezembro (mês alvo de nossa entrada), estão distribuídos em 33, trin-ta-e-três, páginas que devem ser clicadas uma a uma. Qualquer programador não-retardado sabe que é muito mais fácil listar tudo numa única página e ir rolando, com o mouse, facinho… tronquilo... Até PutzGraça é assim, todas as matérias do mês podem ser vistas só rolando o mouse. Ah! E tem mais. O mesmo programador não-retardado também sabe que todo internauta desiste de pesquisar após a terceira, no máximo a quarta página. Isso é lei da antártica. É estatístico. Agora, vai tentar dizer por Salvaro mudar…  Nós não vamos.

Ainda bem que o Portal da Transparência agora é lei e logo, logo, finalmente, teremos tudo a nossa disposição, de forma rápida, clara. Credo, mal dá para esperar.

4 comentários:

  1. O que voces esperavam do Marcio e o Belo? Ou éo Marcio e o Rei? Pensavam que as contas estavam abertas pra voces? Ledo engano. Isso não é pra qualquer cidadão criciumense não.
    E ainda continuam afirmando que "eles" estam fazendo um belo governo, muitas obras, muitas realizações.
    Vamos continuar lutando para o PORTAL entrar no ar. Pois a moda lá pra aquelas bandas, é questionar tudo judicialmente.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar as despesas daquela viagem que fizeram pra Russia. Alguém sabe quanto ele gastou? Onde está a despesas de lá? Vai aparecer as despesas dos 130 anos?

    ResponderExcluir
  3. e continuamos dando um doce para quem achar o que já foi repassado para o São José por conta do Hospital Santa Catarina.A praça diz que já foi algo em torno de R$ 1.400.000,00 lembrando que n época se dizia que o furo era por volta de R$ 300.000,00.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal... toda a verba de publicidade é paga VIA agência de propaganda licitada (COSTA PROPAGANDA ou BERIMBAU). No site contas abertas nada é TÃO ABERTO assim, afinal pagam o MONTANTE total para a agência e o povinho não sabe quais veículos ou serviços são beneficiados... Imagina a malandragem que não tá rolando aí??? Procurem os totais pagos a essa agência... agência que, inacreditávelmente, tem um ex-assessor do prefeito Salvaro como sócio do negócio. Outra coisa... com esse sigilo pra onde vai a grana, como é possível saber se as rádios do TIO não estão sendo mais beneficiadas que as outras??

    ResponderExcluir