julho 24, 2014

Tempos modernos

Transito

Domingo passado, transitando tranquilamente pela rodovia que liga Orleans à Criciúma, na altura do Ventuno Pub, um pouco pra cá, caiu como um raio na nossa cabeça o significado da fala de um político quando da inauguração do trecho anos atrás. Disse ele: estamos entregando à comunidade uma estrada tão moderna, mas tão moderna, que por muitos anos quem transitar por ela vai ficar abismado com tanta modernidade.

Salvo engano, o discursante era Acélio Casagrande, Secretário Regional de plantão, que ocupava, então, um dos inúmeros cargos para os quais não foi eleito.

A consciência da modernidade da via chegou no momento que encostamos num bi-trem enormíssimo, que transitava a 25 ou 30 km/hora. Por ser uma estrada de última geração, não há como ultrapassar. A pista é povoada de tachões e terceira faixa para quem vem inexiste. Em um minuto a fila era de mais de um quilômetro. Do Ventuno até o primeiro ponto de ultrapassagem (na subida da Ceusa), a fila demorou 30 minutos (o normal seria 5).

É nessas horas que o benefício de uma pista moderna se manifesta.Toda irritação, raiva e/ou estresse é metabolizado diante da impossibilidade de fazer qualquer coisa. Você pode espancar o volante, brigar com a mulher, xingar os filhos que perguntam a toda hora porque está demorando, E tudo isso numa velocidade reduzidíssima. Sem riscos.

Você chega em casa zerado. É quando você, feliz, reza à Deus por não ter que rodar naquela rodovia tão cedo. Sabe comé, modernidade demais enfarta. Como? Você passa lá todo dia? Bom. dizer o que…

5 comentários:

  1. Esta sim e uma estrada de primeira !!!!!!! não em qualidade mas de marcha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa SC-445, (se já não mudaram de novo) é a 2ª em movimento em SC, e ainda estão de mimimi pra ver quão moderna ela poderá ficar, com certeza de pessoas em cargos para os quais não foram eleitas...

    ResponderExcluir
  3. joão joséjulho 26, 2014

    Em Setembro, os mesmos caras inaugurarão o trecho da via rápida na Próspera
    e usarão o mesmo discurso de modernidade.
    Em Outubro, as modernas urnas eletronicas confirmarão os nomes de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Logo, logo teremos novíssimos e modernos radares por toda a cidade. Teremos inauguração?

    ResponderExcluir
  5. Zeca Pedrajulho 28, 2014

    Inauguração não se sabe, mas 10%...

    ResponderExcluir