agosto 15, 2012

Americano diz que estamos sendo roubados

Cherokee

O jornalista americano Kenneth Rapoza escreveu artigo para a Forbes, dizendo que os US$ 80 mil que um brasileiro paga em um Jeep Grand Cherokee daria para comprar três iguaizinhos se ele morasse em Miami. Pior, nos States um professor de escola pública pode comprar um com dois anos de uso. 

A discrepância absurda tem as razões surradas de sempre (que nem um professor com MBA na FGV consegue explicar): impostos e outras taxas.

Rapoza fecha a reportagem assim: "Desculpem, 'Brazukas' (sic)... não há status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço. Vocês estão definitivamente sendo roubados".

Sem xenofobia barata em dólar, é aí (na última frase) que esse americano se perdeu. Está muito claro para nós que ele não entende nada de Brasil. Esses impostos são absolutamente necessários para manter nosso padrão superior. É caro, mas tem contrapartida.  Como ele pensa que nós construímos essa malha rodoviária padrão Europa? E nossa rede hospitalar do SUS com cheiro de Noruega? E o ensino fundamental oxfordiano?

11 comentários:

  1. Quem o americano chamou de roubado, aqui é chamado de contribuinte...

    ResponderExcluir
  2. Acho que a idéia dos impostos é dar competitividade aos produtos nacionais, o mesmo ocorre com os vinhos argentinos e chilenos. Como consumidor, eu gostaria que não houvesse taxa alguma, mas eu pensaria diferente se minha família trabalhasse numa montadora de carros ou numa vinícula.
    Sobre o SUS, realmente, uma diferença é que nós temos hospitais públicos e eles ainda não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não tá falando sério né?
      Tudo bem,os índices da educação no Brasil estão a cada ano mais estarrecedores...estamos a quinze anos atras de qualquer país decente ,daí não é de se estranhar que alguém tenha esse tipo de opinião.

      Excluir
  3. Deixem de bestagem.
    Parem um pouco de por a culpa no governo e tentem (ao menos uma vez)usar o cérebro.
    O brasileiro paga caro porque é um imbecil, gosta de se achar!!!
    Vejam aqui:
    http://advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-o-preco-dos-carros-brasileiros

    ResponderExcluir
  4. Mas qualquer carro é bam mais caro aqui do que lá fora! Qualquer carro que o Brasil exporte é mais barato lá, pois os impostos ficam aqui...

    ResponderExcluir
  5. definitivamente n a motivos pra q as coisas sejam tao mais caras aqui!
    alguns presidentes falaram q o brasil estava livre d uma crise, crise a qual agente vive des d sempre e n sabe!

    povo burro!

    ResponderExcluir
  6. Uma vez conversei com o Murialdo Gastaldon (no papel de economista, e não de candidato) sobre este assunto. A explicação dele é que no Brasil há menos concorrência. 60% das vendas estão concentradas em apenas em Ford, GM, VW e Fiat (não lembro a ordem).

    Diz ele que a situação está mudando com os asiáticos ficando responsáveis por uma fatia cada vez maior do mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Uma vez conversei com o Murialdo Gastaldon (no papel de economista, e não de candidato) sobre este assunto. A explicação dele é que no Brasil há menos concorrência. 60% das vendas estão concentradas em apenas em Ford, GM, VW e Fiat (não lembro a ordem).

    Diz ele que a situação está mudando com os asiáticos ficando responsáveis por uma fatia cada vez maior do mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. Zeca Pedraagosto 16, 2012

    Sonha Renan. Não cai nessa. Uma vez perguntaram pro presidente da Honda asiática no Brasil porque os carros custavam tão mais caro que nos EUA e ele respondeu que enquanto tiver gente que pague eles cobram.

    ResponderExcluir
  9. So para confirmar olha esta oferta da nova Grand Cherokee http://www.jeep.co.uk/offers#/grand-cherokee-advance-payment-plan

    ResponderExcluir
  10. so para confirmar olha esta oferta aqui em Londres, Grand Cherokee novo modelo : http://www.jeep.co.uk/offers#/grand-cherokee-advance-payment-plan

    ResponderExcluir