junho 03, 2011

Maracanaço em reformas: a mágica do custo que subiu 59%

maracana-projeto

A licitação foi ganha por R$ 600 milhões. Já foi anunciado, mês passado, que custará R$ 956 milhões.

Há muita estranheza no ar. Por que haveria? Só pode ser porque o brasileiro resiste em assimilar esse sistema consagrado. Não há razão para estranheza. Citando nós mesmos, “não existe obra nesse país, estado ou cidade que tenha sido orçada e terminada com o mesmo valor. O valor chutado para ganhar licitação serve exatamente para isso: GANHAR LICITAÇÃO. Não tem nada a ver com o valor da obra. Os caras ganham a licitação e no outro dia entram com pedido de reajuste alegando flutuação de mercados, descasamento cambial e outras bobices impalpáveis.”

Licitacao

Mas tem solução (não pro Maracanaço, para o sistema de licitações deixar de irritar). É só usar a fórmula proposta pelo Putz. É assim:

É preciso mais transparência e, em nome dela (transparência), e também para acabar com desconfianças pontuais, vamos propor que se adote o consagrado modelo BILICITATORIAL da Transroubênia, um pequeno mas populoso feudo encravado à base da cadeia dos Montes Vivaldinos. A fórmula…

  • as empresas apresentam duas propostas, uma com o valor da obra e outra com os reajustes que pretendem pedir no dia seguinte (e os que vão juntar até terminar a obra). Ganha a melhor proposta conjugada.

Lá, na Transroubênia, as empresas incluem nas propostas quanto por cento vai direcionar à campanha do partido da hora e, também, quanto vai para cada político interveniente. Mas aí já é transparência demais, achamos que não pega aqui.

6 comentários:

  1. Aqui na nossa terrinha também nao é diferente. Sempre aparece uma variavel mercadológica ou nao tao lógica para se alterar os preços.
    A toca do prefeito, digo o canal auxiliar, deve custar bem mais caro pois só se trabalha aos sabados e só nos sabados mais, assim atrapalha e tem bastante gente pra ver.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, eu gostei da proposta da transparência. mas não sou política. ignoranta.

    ResponderExcluir
  3. estará visível depois de aprovado, como é?

    ResponderExcluir
  4. o que não dá para entender é o pessoal que governa Spaulo.
    Aquele Estado está prestes de perder a sede da Copa exatamente por não querer executar as ditas obras de melhorias dos estádios...

    ResponderExcluir
  5. Querido Zaniba, o canal auxiliar é financiado pelo governo federal. Vamos torcer para que não tenha nenhum desvio de "finalidade" desta verba, que não é pouca. Veja esta matéria de 2009 http://www.criciuma.sc.gov.br/lernoticias.php?codigo=2078.

    ResponderExcluir
  6. Raquel, também torço para que a obra seja executada e o mais rapido possivel. Fico apreensivo quando passo pela praça em dias ensolarados e vejo as maquinas se aquecendo ao sol. Sabado, numa roda de cerveja em frente ao cafe Rio surgiu a idéia de se fazer por ali um desvio do transito. Vai que a idéia pega. Só duas pistas uma vai e a outra vem e em dia de chuva fecha pros carros. É só uma idéia e nao é dsevio de finalidade. Vamos cobrar por nossas obras.

    ResponderExcluir