junho 02, 2011

Aeroporto da Jaguaruna… a novela continua

É novela e é sem graça. Em Criciúma temos um aeroporto que não decola porque é cheio de problemas. Um deles é crucial: a pista é estreita demais e não cabe avião grande (grande não, médio).

A única solução possível seria fazer um outro, baludo, que atenderia toda a região. Fizeram um novinho em Jaguaruna e… adivinhe qual o principal defeito: A PISTA É ESTREITA.

Sério. Não é brincadeira. O de Jaguaruna, zero bala, também não decola. Tá lá parado, não entra vivalma. Ou melhor, entra

Aeroporto-Jaguaruna-vacas

Pois agora nossos problemas acabaram. Xô vacas que chegou a cavalaria.

E vem em forma de Pinho Moreira carregado de dinheiro. A grana vem conforme abaixo e o teremos aviões pousando e decolando até o final do ano:

1º - R$ 849 mil – Iluminação das áreas externas (pátio e estacionamento);

2º - R$ 148 mil – Sistema de gerenciamento de voos;

3º - R$ 372 mil – Sistema de informática pro terminas e pros bombeiros;

4º - R$ 240 mil – Instalação de CFTV;

5º - R$ 248 mil – Sistema de sinalização vertical noturna;

6º - R$ 86,8 mil – Aquisição de mobília para o prédio dos bombeiros.

7º - R$ 1.178 milhão – Mobília, ar condicionado e raio-x do terminal;

8º - R$ 124 mil – Aquisição das publicações e cartas aeronáuticas.

Total: R$ 3.246.600,00

Aeroporto-Jaguaruna-moreira-assina

Tão vendo como tudo é caro? Será que tem dez por cento? Esse CFTV deve ser 3D. Mas tudo bem, se é pra funcionar que seja.

Só uma coisinha. Viram que não tem nada previsto pra alargamento da pista? Exatamente o defeito daqui e já detectado lá. Porra!!! Depois vem a TAM, a GOL, Blue, Pink, Roxo e a puta-que-pariu e diz que não pousa lá porque não cabe avião. Todo mundo sabe disso. Aí, vai chegar dezembro, não começa a operar coisa nenhuma e…

A novela continua.

9 comentários:

  1. João Affonso Pinedajunho 02, 2011

    Putz... na boa... da onde tirasse essa de que a pista de Jaguaruna é estreita?? Acompanho a construção do aeroporto há tempos e nunca vi ou ouvi algo parecido....

    ResponderExcluir
  2. Caro João Pineda, o Putz leu em http://www.radioeldorado.net/exibe_colunas.php?colunista=1&v_codigo=3
    "O aeroporto regional de Jaguaruna ainda não entrou em operação e já é pequeno. Não permite operações das maiores companhias aéreas como TAM e Gol. A pista tem a largura da de Criciúma, 30 metros quando o mínimo exigido é 45 metros."

    ResponderExcluir
  3. Seria comico, se não fosse tragico.

    ResponderExcluir
  4. Daniel (Brasilia - DF)junho 02, 2011

    Aqui também falando da largura minima:
    http://clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3320649.xml&template=3916.dwt&edition=17168&section=213

    Não sabia desse detalhe intrigante...
    Mas será que os responsáveis pela construção do aeroporto cometeriam tal absurdo de falta de planejamento ?
    E será que não seria possível aumentar essa largura até final do ano ?

    De qualquer forma, que bom que foi publicada essa questão do aeroporto. O Sul de SC merece essa modernidade, apesar da obra estar demorando pra caramba para a conclusão.

    ResponderExcluir
  5. Nelson Pennafortejunho 02, 2011

    nossa visão é que é estreita!!!
    nós votamos mal pra cacete...

    ResponderExcluir
  6. Até onde sei, o aeroporto de Forquilhinha era categoria tipo "3". Aí, rebaixaram para "4" e fizeram o de Jaguaruna "tipo 3", ou seja, trocaram um pote de merda de velho por um pote de merda de bebê.

    Aqui, as dimensões de Forquilhinha: 1491m x 30m http://doe.vc/3n0
    Aqui, Jaguaruna: 2500m x 30m... http://doe.vc/3n1

    É uma puta falta de absurdo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Curtão!!! hehe
    http://www.emsampa.com.br/voos/aeroporto_chapeco.htm

    ResponderExcluir
  8. pois liguem para essas empresas aereas e verifiquem das possibilidades...soh assim teremos a certeza.

    ResponderExcluir
  9. Isso nao eh bem assim...A Azul com seus E-1990 e E-195 ja usam pistas de 35m... e pq nao usar de 30m x 2500m.

    ResponderExcluir