abril 18, 2011

A velho truque da viagem oficial

Prefeito-na-mamata

Você lê uma notícia dessas e a primeira coisa que passa nessa cabeçona torturada é…

Mamata 

Maldita dúvida. E ninguém pode culpar a gente por pensar bobagens. Somos provocados. Todo dia a gente vê coisa. “Prefeitos fazem turismo com dinheiro público”, no Google, dá aproximadamente 408.000 resultados em 0,25 segundos.

Mas nesse caso da manchete (JM,14abr, pg. 4) não é. O prefeito de Orleans vai pra lá (Europa), levando esposa e vereadores, porém arguiu um detalhe que elimina qualquer presunção de mamata:

A VIAGEM É OFICIAL

Vai oficialmente, passando por grandes centros turísticos como Alemanha, Portugal, Espanha e França, lugares estes onde existem estudantes de Orleans. O prefeito vai conferir se os caras estudam mesmo.

Viu? Não é mamata. Viagem oficial é interesse público. Orleans precisa muito dessa viagem.

Porém, num certo momento cruel após a notícia descer rasgando a garganta, mesmo descartada a presunção de mamata, a suspeita nos assalta: porque prefeitos nunca viajam em viagem NÃO oficial? 

Fácil: porque não faria sentido. Seria um desperdício. Que maluco iria com dinheiro próprio se pode ir com o dos outros? Um cara desses rasga dinheiro, né? Não iríamos querer pra prefeito.

Fica claro, então, que uma viagem oficial não é necessariamente mamata. Às vezes é, mas nem sempre. A gente duvida porque já aconteceu.

Na real, na real mesmo, se existisse uma cartilha que ensinasse como fazer turismo às custas dos otários do erário, esse lance de VIAGEM OFICIAL seria o artigo primeiro.

Putz pê-ésse: Só pra constar, oficialmente falando, o nosso – Salvaro, está indo pra lá também. Ano passado ele foi ver o Barça.

6 comentários:

  1. Esta decidido,saio candidato a prefeito nas próximas eleições.Para não gastar o dinheiro do contribuinte com viagens iguais a essa vou governar diretamente da Europa.

    ResponderExcluir
  2. Ele vai sair de cena no momento de aprovar o aumento salarial dos Servidores Municipais.
    Estratégia.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... e o nosso dinheirinho?... pq a comitiva acompanhando não é pequena não.... quem paga??? se tivesse que pagar do meu bolso nao iria e eles? óbvio... vão curtir nosso dinheirinho...ainda bem que o vice nao vai gastar...ô Criciúma eim!!!

    ResponderExcluir
  4. O seu putz bota ai que o Magnífico Reitor do Unibave de Orleans vai junto pra carregar as malas...

    ResponderExcluir
  5. E assim continua.. o brasileiro só sai às ruas para o carnaval e futebol... por isso continua a farra... gasolina, vereadores e por ai vai....

    ResponderExcluir