abril 19, 2011

Vereadores, manchetes, submanchetes, pleonasmos e piadas

Camara-quer-mais-vereadores

Essa parte aí ficou clara e coerente (a da manchete acima). Políticos quererem mais vagas parece até pleonasmo. Quando se fala vagas entenda-se cargos, que é outra palavra diretamente ligada a políticos. Políticos e cargos são coisas que se atraem. Eles curtem muito isso, não só os cargos propriamente ditos, mas discuti-los, anuncia-los, cozinha-los, anuncia-los de novo, e etc. O Raimundo passou os 100 primeiros dias de governo só fazendo isso (e não acabou).

Então. Voltou à tona o aumento de vereadores,  que convenhamos, devemos interpretar com fato consumado. Não existe a menor dúvida que o que era antes vai voltar. A discussão (da manchete) faz parte. Só aumentar, sem cuspe, pega mal. Discute-se, decide-se e, depois, avisa-se que é a melhor solução pra cidade-se.

Camara-sem-repasse

Aí veio essa incompreensível submanchete. Muito incompreensível, Aliás, horrorosamente incompreensível. Por que essa informação está ali? Porque dizer que “repasse para a câmara não deve aumentar”

A gente lê qualquer coisa e, ao menor sinal de estranheza, luzes piscam. Acendeu um holofote estroboscópico amarelo, aqui nas internas, com essa cavernosa submanchetinha do repasse. 

Esse assunto é tão complexo que o Putz teve que submeter. A gente sempre submete, conforme a complexidade do objeto. Conforme a complexidade, que vai de zero a nove na escala Putz, manda-se a análise de um time que vai de Chutador a Especialista, passando por Palpiteiro e Assessor. Dez na escala, vai pra mesa-redondo (discussão no bar da Praça Nereu).

Essa era complicadérrissima mesmo. Precisou de mesa-redondo. Primeiro achou-se que era piada. Piada no sentido de piada mesmo. Para fazer graça. Pensando bem é engraçado mesmo. Criciúma tinha 21 , reduziu pra 12 e, heureca, não reduziu os gastos. Agora, voltando pra 21, vem alguém e diz que não aumenta?

Seria engraçado se eles não fossem capazes. Na mesa-redondo, analistas já mais calibrados, alguém chamou a atenção para o “não deve” da manchete. REPASSE DA CÂMARA NÃO DEVE AUMENTAR. Vai aumentar. “Não deve” é diferente de “não irá”. “Não deve” quer dizer “pode”. Capiche?

Preparem-se para o aumento.

No final, restou apenas uma dúvida: se a frase contém mensagem subliminar, se é esperteza, aviso, indireta nos queixos, ou é tudo.

E daí? Rimos ou choramos?

4 comentários:

  1. Seu Putz, o Apocalipse chegou em Criciuma.
    O Ney argumentando e fazendo apologia para o aumento do número de Vereadores. O Adelor calou-se. A Romana e a Tati também votando a favor.
    E aquele ex-presidente na coluna do meio, entende?
    É o fim do Mundo!! Aguente povinho Criciúmense. É nosso destino, está escrito nas estrelas!

    ResponderExcluir
  2. Eta imprensazinha essa nossa né?
    Seja a oficial, a marron ou mesmo aquela cinzenta......(até os blogs) tudinho igual....até parecem políticos...
    Taí, estão afirmando que os ditos ""edis"" vão aprovar o aumento do número de vereadores....Bem na ""MOITA"".
    E...ninguém diz nada..Se fala, fala "à boca pequena"...
    Até o Adelor, que sempre pareceu um Jacaré - todo mundo diz que ele tem a boca de trombone, até ele, tá meio quieto, não obstante ser o único ainda a divulgar pequenas noticias sobre o assunto. Ele.. que é sempre a última esperança... Gostem ou não!
    E o seu Putz???? O que faz??? Nada.... até parece que....
    Tem que encher a Câmara de ""ELEITORES"" - Botar a boca no trombone - Berrar - berrar mesmo, e ser contra!
    Cadê os estudantes Universitários? Tudo a favor?
    Cadê aqueles que fazem um monte de greve? Tudo a favor?
    E nóis aqui, pagando IMPOSTO prá sustentar nossos representantes....
    Isso É BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. Caro CEO Putz e amigo anônimo (logo acima), mantive, desde o início do debate, a mesma posição. Sou contra a atual proposta do aumento do número de veradores, seja para 13, 14, 14 ...ou 21. De que adianta aumentar algo que não funciona como deveria? Precisamos melhorar a atuação do Legislativo - com mais sessões, mais tempo de análise séria e profunda de projetos e problemas da cidade, reforma do regimento, maior comprometimento, e por aí vai. Para mim, há uma inversão de valores: o debate para aumentar a qualidade da atuação do legislativo tem de preceder o da quantidade!

    ResponderExcluir
  4. E eles aprovaram! Aumento de representatividade, oportunidade para os pequenos, assim eles argumentam. Esses são os ""TEUS"" REPRESENTANTES - DIGNOS EDIS! Anotem os nomes, e por favor, não esqueçam daquela bancada que liberou seus integrantes. Um doce pra quem adivinhar de qual partido?? Voces sabem? Pois eles querem a Prefeitura de qualquer jeito. Não esqueçam. 2012 está chegando.....Atenção estudantes, atenção sindicalizados, atenção operários, atenção Povo que paga imposto. Vamos nos vingar em 2012..... A Romana, manteve coerência. O Edinho, parece mesmo que deve fundar outro partido. A Tati, surpreendeu, pois os Osvaldo foi a favor. Guardem os nomes para 2012....

    ResponderExcluir