setembro 30, 2010

O perigo mora ao lado… do canteiro central

Placas-centenario-4

Placas-centenario-5

No post Ahááá!!! O Putz é profeta, a putznauta Manarim comentou assim: Desafio qualquer pessoa a contar quantas placas tem na Centenário perto da Rodoviária, (…) de carro, o fluxo empurra e não é possível contar… etc… etc…

Fomos lá. Tem placa pra caralho a dar com um pé. Do Crisul até na frente do antigo Botega tem 85 placas. O trecho tem 150 metros e população de 0,566 placas/metro. No trânsito da Centenário, dirigindo, é impossível distinguir quem é quem, então, o efeito de marketing de campanha é discutível. Porém, há um efeito colateral assustador. Adivinhem qual o incremento no índice de colisões traseiras na área da Rodoviária??? Também não sabemos, mas deve ter aumentado uma porrada. Não é difícil visualizar o problema. O cara vem, carro na frente, carro atrás, do lado, e… olha só o Benedet…olha o Ivo… qual era o número mesmo?… olha a Tati, a Romana… isso é que é sorriso… PÁÁÁÁÁ!!!!!!!

Dureza é ver jogo na Band

Neto-band

Luciano do Valle é meio chatão, mas brabo mesmo é o Neto com a aquela velha mania imediatista de que todo cara que joga bem é o melhor do Brasil e tem vaga na seleção . “O Julio Cesarrrr do Corinthians é o melhor goleiro em atividade no Brasil.” Ô Neto, tu ontem falou que era o Rogério Ceni. “Era. Acaba de ser ultrapassado.”

setembro 29, 2010

Ahááá!!! O Putz é profeta

Olha a capa do JM de hoje. Nem precisou esperar até dia 03:

JM-profecia1

setembro 28, 2010

Nota de falecimento

protesto  

Boa noite Seu Putz,

Amanhã (29) completa dez anos da morte da Tribuna Criciumense onde eu e outros jornalistas (Janiter De Cordes, Neia Pavei, Marli Vitali, Claudio Toldo, Graziela Caldas, entre outros) trabalhávamos.... lembro como se fosse hoje: sexta-feira, calor, jornal era na esquina da Fábrica de Costela. Chega o Sr Alexandre Pereira, dono do jornal à época e diz: senhores jornalistas, caprichem! Esta é a última edição do Tribuna Criciumense (TC), a partir de segunda-feira o jornal muda para Tribuna do Dia. Ficamos todos desempregados naquela época! Atualmente o A Tribuna conta suas edições a partir da primeira edição do TC, o que é uma puta falta de respeito com falecido Dr Pimentel, conosco que trabalhávamos lá, e com a história da mídia impressa de Criciúma. 

A frase é minha e sempre gosto de usar em ocasiões como esta: “quem não tem memória não tem história e vice-versa.” 

Fica aqui o desabafo deste servo da Comunicação Social.

Abs

"Não te esqueças da voz dos que são hostis. O barulho dos que se levantam contra ti ascende constantemente" (Salmos 74:23)

Emerson Teixeira

O Tigre e os políticos

Tigre-e-os-politicos

Leia a notícia da Karina Manarin no JM de hoje acima e, abaixo, a PutzLeitura do fato:

Até nisso funciona assim. Se o Moreira reativou é porque estava desativado, ou seja, em época de campanha demonstra apoio, se associa e sai na foto do jornal, depois…

setembro 27, 2010

Jogo duro pra encapar um santinho

Capa do JM de sábado (25):

JM-capa-25set2010

Até 03 de outubro pode ficar assim:

JM-capa-sugerida

setembro 25, 2010

Salvaro, o conquistador

Salvaro-conquistador

O prefeito ataca de imperialista municipal, anunciando que quer anexar parte de Siderópolis. O Alvo é o Bairro Montenegro.

Não se sabe ainda se o território conquistado será chamado de Anexo ou Puxadinho.

setembro 24, 2010

A filosofia da atéia

 

Dilma Rousseff

Teria dito Dilma “nem Cristo me tira essa”? Disse. Ou não. Isso é curioso na medida em que, corre à boca pequena, consta em seu cv, no item inclinações religiosas: atéia (Deus pra ela só dar esporro em assessor: palamordedeus!!!). Alguns bocas grandes (Casseta, CQC ou Pânico) foram perguntar (não publicaram por razões eleitorais):

-- Dra. Dilma, é verdade que a senhora não acredita em Deus?

Dilma balançou. Que diabo de pergunta. E logo desses malucos que depois ficam botando chifrinho e bobaginha na edição:

-- Eu?!  Não é por aí, meu filho. Primeiro é preciso definir o que é Deus. Antes, é preciso definir o que é acreditar. Porque… Eu, enquanto pessoa, acredito em Lula… um quase Deus… mas não acredito em Maradona, que é Diós. Então… Deus, enquanto crença… a crença por si mesmo… é como bolsa-família, não se tira de quem precisa… as pessoas, acreditam em quem Deu… é, como direi, a metamorfose do precisar na cegueira do crer, ou vice-versa…

Ela encerrou a conversa e saiu rápido, não sem antes falar pro segurança anotar o nome do cara que perguntou.

Putz pê-ésse: a situação acima pode ter acontecido… só não sei se foi assim.

setembro 23, 2010

Obrigado Banha

Ronaldo gordo

Seu Putz,

Agora o  Ronaldo fenômeno virou o meu maior ídolo....Eu sempre quis ter um corpo de atleta.... Eu consegui!!!!!!!!!!!!

Quanto mentir vira piada

mentira

Rola na Câmara de Deputados projeto de lei que tem fim fim criminalizar mentiras registradas em currículo.

O projeto tem dois aspectos fundamentais, um  totalmente despirocado e outro com ares de deveserpiada (putzneologismo exacerbativo dos adjetivos “cômico” e “ridículo”). O primeiro é despirocado porque promete botar na cadeia todo estagiário desesperado por emprego*; o segundo porque… Bem, tem coisa mais ridícula e boba do que um bando de políticos aprovar um projeto que mira coibir a mentira?**

(*) Todo estagiário desesperado por emprego mente no currículo adiciona em seu currículo habilidades que ele pretende adquirir ao longo da carreira (a Mócra disse que é trilingue (fala mandarim, aramaico e orkutiquês – contratamos sem nem olhar o corpão dela) .  

(**) E engraçada também. KKKKKKKKKKKKKKKK!

setembro 21, 2010

El Secretário y el Doctor

Medicina precária_falta de remédios

Num conhecido país aqui pierto, un cidadón encontrou seu vizinho Secretário de la Salud en el elevador y dice:

-- Secretário, en la Buena Vista, el doctor atiende de cuatro.

El Secretário arregaló los ojos:

-- Como assim???

El cidadón habló:

-- Cuatro por vez. Cada consulta entra cuatro en el consultório del Puesto de Salud.

El Secretário ficou pueto.

-- Usted tien certeza?

-- Por supuesto. Usted puede conferir.

Buena idéia! En el otro dia, de manhana bien ciedo,  el Secretário fue en la Buena Vista y pegó la fila para ser atiendido como un cidadón cualquer. Non deu otra. El doctor atiendia de cuatro en cuatro. El Secretário más tres entraran y el doctor preenchió una receita y já fue dicendo (sem examinar ninguén):

-- Uested, usted y usted tiene que facer un ultra-sonido. Cuanto a usted (hablando para el Secretário), aqui tiene una orden para exame de la próstata.

El Secretário, que non habia sido reconocido pelo doctor, dice:

-- Doctor, yo queria hablar com el senhor.

El doctor:

-- My amigo, acá non és confessionário. Faça el exame de la próstata e vuelte despues.

-- Doctor, na buena, yo quiero hablar con usted.

El doctor, já con el saco cheio:

-- Puta que los parió! Piensa que yo tengo el dia inteiro?

El Secretário:

- Alguna cosa está errada acá, doctor. Tenemos que conversar.

-- Entonces porque usted non vai en la prefectura y reclama para el Secretário?

El Secretário, a puento de tener um piripaque, habló:

-- Yo soi el Secretário de la Salud.

El doctor, branco como un Fiat Uno de la própria prefectura:

-- Un momentito que me voi en el mictório y vuelto loego.

El doctor saliu y el Secretário, que habla muy bien tanto en privado como en público, preparou-se para aplicar un discurso correctivo para resolver de una vez por todas la pendenga. Despues de vinte minutos esperando, una atendiente veio decir que el doctor tinha salido e dice que non voltaria.

El el otro dia, el Secretário recebió el pedido de demission del doctor hijo de puta.

setembro 20, 2010

Marketing de campanha

É sabido que são os marqueteiros que definem como vemos os candidatos, tanto na telinha como em outdoors e cartazes. Marqueteiros, no senso comum, são uns caras criativos, porém, em certos detalhes  eles surpreendem pelo mesmismo.

O artigo primeiro da constituição do marqueteiro reza que todo candidato em campanha deve sempre aparecer sorrindo. Parágrafo primeiro: lhufas para as individualidades (ou seja, não importa se o cara fica melhor sério, o artigo primeiro diz todo mundo, é todo mundo).

Sorriso-altair-guidi

Tirando fora o Boeira com aquele cartazão tamanho natural que faz a gente esquecer se ele está rindo ou não, fora o Décio Góes com aquela pinta de galã de novela da Record, a regra gera distorções.  Por exemplo, o Altair Guidi aparece na foto com esse esgar acima que, sabe-se, pretendia ser um sorriso. O marqueteiro endoidou. Tá na “cara” que o Altair vai perder votos rindo assim.

Sorriso-SerafimO Serafim. Tem coisa mais sem graça que esse sorriso do Serafim? Nota-se que ele está desconfortável. A praia do Serafim é outra. Ele foi criado dando e levando esporro de mineiro. Nesse relacionamento, qualquer trejeito que se assemelhe a um sorriso era encarado como proposta de briga, no mínimo bichornice. Resultado: ele não sabe sorrir. 

Sorriso-IvoCom o Ivo, apelaram. O Putz acha que fizeram cócegas nele pra dar esse resultado. A última vez que o Ivo Carminati riu tem 40 anos, na formatura do ginásio (no Dom Orione, em Siderópolis). Depois que virou advogado criminalista então, acabou. Num juri, advogado risonho não tem chances e o Ivo desenvolveu um semblante próprio que prevê férias permanentes para os músculos da alegria.   

 Sorriso-Ronaldo Agora, o supra-sumo do despautério do artigo primeiro dos marqueteiros se chama Ronaldo Benedet. De onde tiraram a idéia de mostrar o Ronaldo desse jeito? Quem em sã consciência vê sorriso na foto que o marqueteiro montou pro outdoor? Cadê o sorriso gente? Estaria emaranhado no bigode?

Pra não dizer que não falamos de flores, sorte deles (os do marketing) que existem Tatis e Romannas. Ainda bem. Com sorrisos assim a possibilidade de erro some.

setembro 18, 2010

Polícia secreta

Enquanto isso, em Criciúma

Policia-de-mercedez

Tamos mal de viatura…

setembro 17, 2010

Marra brasileira

neymar 1

“Ele precisa seguir regras, precisa de disciplina, de organização.” Palavras de uma psicóloga, ontem na TV, sobre as estripulias do Neymar. Calma lá dona. Freud explica. O Neymar é produto do meio. Ele observa e reproduz. Ele existe logo pensa que é dono do mundo (no mínino tá comprando em 72 meses com taxa zero). Todo mundo sabe que qualquer imbecil cujo pai ganha 300 mil por mês (tem um subgrupo formado por filhos de deputados, senadores, políticos enfim) acha que é dono do mundo e age como tal. Dirige bêbado, estupra, atropela (mata no trânsito), enche de porrada quem olha diferente (protegido por seguranças), e… não acontece nada. O pai resolve com bons advogados (ou simplesmente com jeitinho). Isso é Brasil. Imagina agora o próprio cara aos 18 ganhando 300 mil. Mais pra frente ele provavelmente vai aprender que a prática requer sutilezas; por enquanto, sem saber direito o que significa o poder dos 300, ele só faz besteira, transforma tudo numa grande marra.  

setembro 16, 2010

Não é que tá melhorando esse nosso alcaide…

Criciuma-em-obras

Às vezes bate um Alzheimer louco aqui e perdemos nosso senso de auto-definição. Não sabemos se somos blog político, de opinião ou de besteirol. O que somos a gente não sabe mas o que não somos a gente sabe. Não somos, ou não fazemos, propaganda de prefeito. Prefeito aqui a gente cobra (normalmente o que ele prometeu) e critica. Prefeito pra nós é que nem academia, é pra malhar.  Foi assim, usando sua veia malhativa, que esse blog desmemoriado atingiu um patamar superior a 13 acessos diários.

Pois estamos agora diante de um dilema fudido* cruel. Corremos o risco de arranhar toda nossa reputação, amealhada em mais de um ano de alfinetadas mórbidas, mas, lá vai:  nunca na história desta cidade se viu tanta coisa acontecendo. É obra pra caralho muita obra. (Ui! Tá dando urticária – vamos botar um defeitinho pra ver se passa: a Praça Nereu tá uma porcaria droga, cadê o Redondo?). O nosso líder, fora o lance da anti-transparência (mas, também, quem liga pra transparência nesse país…), fora a truculência no trato com o seu entorno administrativo (“ele é louco, mata a gente no cansaço”) ou oposicionista, ataca em várias frentes onde a cidade é carente, de Praça das Nações a tapete negro passando por saneamento básico (segundo fonte do 1º escalão do Paço, são 120 frentes diferentes de obras – é de fato obra pra caralho* demais). Está fazendo o que muitos não fizeram.

Alguém pode dizer que tem muita coisa errada por aí (nos bairros, por exemplo); ainda bem, vamos atrás… pra espantar a recaída.

Putz pê-ésse: terminado o tapete negro, se ele implantar a onda verde (missão impossível – nem ASTC, nem Décio, nem Antonelli conseguiram), nós prometemos(!) um elogio por mês (ai, ai, lá se vão nossos 13 acessos).

(*) Segundo o vernáculo sugerido pelo mestre L.F.Veríssimo.

setembro 14, 2010

A borboleta, o buda e o Tigre

Tigre-borboleta-panda

O Tigre mandou bem em Pelotas, empatou e encaminhou garantiu a classificação. Garantiu, vai. Tem a matemática que ainda pode aprontar alguma, mas pelo amor, tem que jogar muito (a matemática). A gente promete: se nós perdermos essa no domingo, segunda assumimos como blog Avaiano ou Figuera. Não tem jeito, tudo conspira em tricolor. Que BEleza! (como diria Milton Leite) Até o Jornal da Manhã, aproveitou os bons ventos tricolores da inspiração e emplacou essa linda foto aí acima (na capa) como moldura para a classificação garantida. Que foto é essa JM? Quem foi que teve essa idéia maravilhosa? Um buda gordinho e  soprante, levemente encoxado por uma libélula escarlate. Que coisa?! Nosso feito merecia coisa melhor. Se pelos menos fotoshopassem o de trás para baixar os braços quilométricos… 

setembro 13, 2010

Promessas que cansam

Politicos-promessas

A BR 101 do Rio Grande está quase pronta. Enquanto isso, o Lula vem nesse estado de Deus entregar ordens de serviço e prometer via rápida para Floripa enquanto a nossa capenga entre desapropriações e promessas de começo imediato (após as eleições).

Mas tem coisa nova no pedaço. Temos notado que eles (os cômicos políticos) estão tratando o item promessa com mais critério e, nesse critério, não entra 101. Deu pra notar que ninguém mais promete nada sobre 101? Nem prometem nem cobram. A duplicação está aí há seis anos e não termina (e pelo andar da carruagem – carruagem mesmo – vai mais dezesseis*). Seria até razoável pensar que nesta época de campanha política os caras fossem botar pressão no turbo da cobrança, mas não, curiosamente, nem promessa nem cobrança. No Rio Grande eles deram um jeito e a BR anda, aqui nós vamos reeleger os que prometeram e não cumpriram.

(*) A ponte da Cabeçuda não tem nem licitação (para o PROJETO!!!

setembro 10, 2010

Consultar pra que?

consulta-popular

População da Câmara pode aumentar. E são os vereadores que trabalham para isso.Querem aumentar de 9 pra 21. Aí o Adelor Lessa, ontem na Som Maior Premium, ao vivo, perguntou  a vários deles se não cabia uma consulta popular. O Putz entendeu bem o sentido da inquisição do Lessa: vereador é representante do povo, nosso representante, então, nada mais lógico que perguntar para nós, povo, se  queremos ou não mais representantes. Esperto o Lessa. Tudo a ver.

Pois não é que os caras saltaram de costas? Negaram de tudo quanto é jeito a necessidade de consulta popular. Eles falaram que consultar o polvo nessa hora seria oportunismo, é idéia de quem quer fazer média, e etc, e etc. O que deu pra perceber é que se fizer a consulta eles sabem qual é a resposta.

Tigre & Barça

Fabio-Santana

Sabem aquela do estilo Tigre de (não) jogar?

Acreditem, o Fabio Santana (foto) já se destacou por apoiar. Fazia gols até. Era o ponto forte dele até (vide aqui). Deve ter sido por isso que o trouxeram. ENTÃO POR QUE ELE NÃO ATACA???

setembro 09, 2010

Recurso de campanha?

Estamos-de-olho

A Karina Manarin disse em sua coluna que o edital da Via Rápida ainda não havia sido publicado. Deve ter ouvido poucas e boas porque, hoje, publicou um mea culpa desdizendo a nota. O que falta é a Ordem de Serviço. Aí ela acrescentou: “pelas contas da SCParceria, a Ordem de Serviço pode (putzgrifo) sair em outubro e novembro.”

Incrível como essa Via Rápida é cercada de descrença. Só tem uma pessoa que acredita nela: o Ivo Carminatti. Se acredita mesmo não se sabe, mas ele diz que acredita. Ainda bem que a SCParcerias aparece para tirar as dúvidas e garantindo que a Ordem de Serviço será publicada em outubro ou novembro. Depois das eleições.

setembro 08, 2010

A mãe é uma santa, ele…

 

motoristafdp-1

Seu Putz,

Este carro estava estacionado nos fundos do Banco Real e deve ter ficado um bom tempo pois tinha até multa no painel e deu tempo para alguém se irritar e escrever este bilhetinho ao distinto proprietário do veiculo. Espero que ele ao menos saiba ler pois de sinalização não entende.

 

motoristafdp-2

setembro 06, 2010

Criciúma tem um que de Barcelona

Tigre-distintivo

O Tigre é o nosso Barça, respeitando as devidas proporções (proporções essas: 125.000 sócios eles, 8.500 nós). Na verdade, Tigre e Barça não tem nada a ver com nada exceto por um aspecto que vamos expor e analisar aqui.

O Barça é reconhecido pela crônica esportiva por ter um estilo próprio de jogar. Não vamos nem entrar nos detalhes do estilo, mas que tem, tem. Decorre daí que todo técnico que vai trabalhar no Barça é subordinado a esse estilo. Ele tem que demonstrar sua capacidade respeitando o estilo. Ponto.

E o Tigre com isso? Alguém pode até dizer que o jogo do Tigre não tem padrão, que estilo é figurinha carimbada (rara de achar) dentro do HH. Pois nós afirmamos que tem. Temos no Tigre uma tradição onde toda equipe vencedora foi fortemente marcada por laterais com disposição fortemente ofensiva. De Itá e Sarandi a Fernandinho, passando por Luciano Almeida e Paulo Bayer, os laterais do Tigre sempre foram  marcados mais por atacar que por defender. Isso é um estilo.

Aí, vem um treinador e diz que, para ele, lateral tem que ser lateral. Traduzindo: além de jogar na lata de lixo o único resquício de padrão de jogo do Criciúma Esporte Clube, arma um time cujos flancos são peças mortas na equipe, cujos laterais são alvo da irritação de 10 entre cada 10 torcedores.

É preciso mudar. O Tigre tem um Presidente com condições de propor, senão impor, que o homem que ele contratou respeite a tradição do time. Até porque, dentre os (vários) setores do time que não funcionam esse é fácil de corrigir. Resta saber se o técnico sabe fazer correções.

setembro 03, 2010

Cerimônia de apoio

cenario-politico

Vai ser no Siso´s Hall o evento para declaração de apoio do prefeito à candidata Angela Amin. E como seria uma cerimônia de apoio? É assim: vai todo mundo, líderes, imprensa, correligionários, cabos eleitorais e, não poderiam faltar, o prefeito e a Angela. Aí começam os discursos e, no fim, a apoteose: o prefeito entra e declara seu apoio forte e retumbante e todo mundo bate palmas. É um negócio meio teatral - não exatamente uma comédia mas tá perto - porque todo mundo tá cansado de saber que esse apoio já foi negociado há tempo. Todo jornal e todo site de notícias fala desse apoio o tempo todo. Então, qual seria a real vantagem para armar a coisa desse jeito? Não se sabe. A Mócra diz que é pra honrar o costume. Tudo o que vem do prefeito é mal enjambrado, não tem lógica. Pode ser também, diz ela, que o careca esteja por trás pressionando. Pela declaração. O Amin.

setembro 02, 2010

Corta o Sete

Protesto-ja

Tem algo de estranho nessa história de proibir protesto no desfile da Pátria. Nosso prefeito criou fama a reboque de duas características bem definidas: primeiro, por taxar de inconstitucional toda iniciativa interessante que não tenha partido dele; segundo, por sua maneira de administrar, algo desprovida de jeito, boas maneiras ou senso de humor. Prefere o cerol à vaselina. Partindo dessa premissa, o que parecia ser uma brincadeira – proibir manifestações – certamente não o é. Dizemos que parecia brincadeira porque justo ele que vê inconstitucionalidade em tudo, lega à cidade essa pérola absurdamente rançosa e antidemocrática. Mesmo assim, para defender seu decreto, insiste pela via do humor que ele não tem: “pra evitar abusos, tem prefeito que até já aboliu o desfile de Sete de Setembro”. Caricato. Tipo, para não receber notícia ruim, mate-se o carteiro. Ou, quem sabe, estaria a caminho uma grande abolição?     

setembro 01, 2010

O tênis precisa mudar

Federer fez essa coisa horrorosa aí ante-ontem no US Open. É preciso tomar uma atitude diante de jogadas como essa. Assim, o departamento esportivo de PutzGraça já enviou e-mail à Federação Internacional de Tênis propondo mexer na regra. Das duas uma: ou proíbe sumariamente esse tipo de jogada, face o extremo teor humilhativo que o lance inflige ao adversário (veja que o argentino ficou paralisado e praticamente não jogou mais), ou, nossa preferida, acaba o jogo aí, independendo do placar (mesmo que esteja 5 a 0 contra), dá a vitória pro autor e, subsidiariamente, mais três pontos de bônus no jogo seguinte.