agosto 29, 2009

A Descentralização e a falta d'água na Veneza

Descentralização

Que título, hein!? Vamos lá. Nova Veneza ficou sem água no fim-de-semana passado e ninguém avisou ninguém. Falaram que qualquer comunicação dependia da Capital.

Estava no Jornal. No fim da nota, o colunista arremata: “Nesse caso, de que valeu a Descentralização?”

Pam! Pegou no fígado essa última. “De que valeu a Descentralização?” Ingenuidade ou ironia do repórter?

Ironia com certeza. Pois vamos ruminar bem essa ironia e ejacular seu significado descentralizante no ventilador, para que o leitor putzdesgraçado sofra um pouquinho mais com o mau cheiro da nossa realidade política.

A Descentralização valeu 29 Secretários Regionais e uma estrutura invejável para arrumar dinheiro e escândalo (lembram-se do livro?).

p.s.1: 29 Secretários mais uns 10 ou 20 mil empregos diretos e indiretos encabidados.

p.s.2: Cada Secretário empossado (eventualmente Deputado ou Vereador efetivo) envolve todo um esquema de suplência importante para o aparelhamento partidário.

p.s.3:  Capacidade para arrumar dinheiro. Quem não lembra da frase antológica de LHS: “Quero apoio irrestrito para esta publicação. Conto com todos vocês, precisamos de R$ 500 mil e, se sendo governo não conseguirmos levantar esses recursos, que governo será este? Quem for contra mim que se manifeste agora.” A publicação referida era a revista Metrópole, de Nei Silva, que desembocou no (…)Banco dos Réus.

p.s.4: A palavra ejacular acima (4º parágrafo) entrou no lugar de uma outra mais ligada com o que se joga no ventilador. Motivo: deixar o texto mais limpo e diferente da política.

Um comentário: