outubro 07, 2013

Guarda de trânsito: ainda bem que aqui é diferente. Ou não.

Respeito

Caros amigos, compartilho com vocês uma situação de abuso de autoridade praticada por um agente da Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau.

Na manhã desta quarta-feira, 02/10/13, às 7:55h, parei o carro no lado oposto da rua, em frente ao Hotel Mansiones, localizado na Rua Padre Jacobs Nº 45 Centro, para embarque de um cliente (oriundo da cidade de Goiânia/GO).

Naquele trecho da rua, há uma placa indicando o início do estacionamento de táxi. Apesar de não haver nenhum táxi naquele trecho e apesar do fato de eu não ter estacionado o meu carro, mas apenas parado o mesmo (o motor estava ligado, o farol estava aceso e o pisca-alerta estava acionado) para embarque do passageiro, fui surpreendido pelo agente da Guarda Municipal de Trânsito, o qual gritava, da esquina, palavras de ordem para... que eu tirasse o carro dali. O fato chamou a atenção dos transeuntes e das pessoas que trabalham naquele trecho da rua. Transcrevo abaixo a tentativa de diálogo que tentei manter com o agente visivelmente descontrolado:

GMT: - Sai daí... sai daí... sai daí.. (aos berros, se aproximando do carro com postura ameaçadora e já com o bloco de multa nas mãos).

Quando o mesmo se aproximou da janela do meu carro, ainda aos berros, eu disse:

- Calma, o meu cliente já está no saguão do hotel e eu acabei de parar aqui para ele embarcar.

GMT (aos berros): - Não quero saber... não quero saber... sai daqui... sai daqui...

- Qual é o seu nome? (ele estava sem identificação na farda)

GMT (aos berros): - Não te interessa.... Já falei para você sair daqui.... sai daqui.

Neste momento, lentamente segui com o meu carro alguns metros à frente, ainda sob os berros do agente da GMT, seguido pelo cliente à pé, porque o GMT não permitiu que o mesmo embarcasse no meu carro no local onde eu havia parado.

Após o "show" e da demonstração de um total despreparo, vi pelo retrovisor o agente "zombando" da situação, fazendo graça no meio da rua, enquanto os outros dois agentes da GMT que permaneceram na esquina davam gargalhadas.

Entrei em contato com a Ouvidoria da GMT e fui orientado a enviar um e-mail relatando o fato.

Já morei em várias cidades brasileiras e nunca, na minha vida, passei por uma situação tão constrangedora, tão humilhante, tão desproporcional e tão desnecessária como essa. Nunca fui tão mal tratado por um servidor público desta maneira.

5 comentários:

  1. Diferença entre Parar e Estacionar. http://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/04/16/interna_noticias,43693/parar-ou-estacionar-qual-e-a-diferenca.shtml#.Udlpj9adJFE.facebook

    ResponderExcluir
  2. Isto é o que acontece ao dar poder a quem não é preparado. Acham-se como se fossem os donos do mundo... São uns coitados, pois não conseguiram outro emprego... Despejam suas frustrações em nós, humildes usuários deste podre sistema de transito.
    Em Criciúma ainda vai acontecer muita "porcaria" por causa destas "otoridades".

    ResponderExcluir
  3. de poder a quem nunca teve. está instaurada a anarquia

    ResponderExcluir
  4. Tente ir na Receita Federal de Criciúma. Fui tratado como bandido, só mandavam assinar uma notificação, nem quiseram saber da documentação que levei para resolver minha pendência....

    ResponderExcluir
  5. São uns cagalhões fardados!

    ResponderExcluir