Uma das técnicas mais precisas e rápidas para deslocar a trajetória de uma moto é o contra-esterço. Muitos motociclistas já praticam esta técnica intuitivamente, sem perceber. A história toda começa na Física aplicada. Existe uma regra fundamental chamada ação e reação, também conhecida como "terceira Lei de Newton". Diz o seguinte: a cada ação corresponde uma reação de igual intensidade em sentido contrário.
Imaginando uma moto seguindo normalmente em linha reta, se o piloto precisar desviar para a direita, ele pode usar o corpo, inclinando a moto com ajuda dos pés e joelhos, mas pode também usar as mãos e o desvio será muito mais rápido. Basta empurrar o guidão para o lado contrário da direção para onde se quer ir. É a tal ação, que vai provocar uma reação de igual intensidade em sentido contrário.
Continue o exercício mental e imagine que o piloto terá de empurrar o guidão com a mão direita para a esquerda. A reação será uma imediata inclinação de toda a moto para o lado direito. Teoricamente esta técnica parece uma grande complicação, mas depois de alguns exercícios, você verá que funciona e vai passar a usá-la tão naturalmente que nem vai lembrar o que é esquerda e direita.
A técnica do contra-esterço é muito usada nas pistas, principalmente nas curvas de baixa velocidade, onde o piloto precisa contornar a curva sem deixar cair muito o giro do motor. Nas ruas e estradas a técnica do contra-esterço produz uma reação rápida, eficiente e segura, e depois de algum treino pode-se fazer isso tão naturalmente quanto trocar de marcha.
Usa-se o contra-esterço nas curvas para corrigir a trajetória sem desacelerar. Como a moto precisa de aceleração nas curvas, quando o piloto percebe que está "alargando" a trajetória, pode apenas apoiar o peso do corpo na mão no lado interno da curva que a correção será imediata. Aliás, se quiser esquecer esse negócio de "contra", basta pensar da seguinte forma: para fechar mais a curva basta forçar o peso na mesma mão do lado da curva. Em outras palavras, se quiser trazer a moto para dentro de uma curva à direita, é só apoiar seu peso na mão direita.
Há quem pense que o contra-esterço só é usado nas motos esportivas e fora-de-estrada, mas nas motos custom e touring o uso dessa técnica é imprescindível. Quanto mais pesada a moto, mais necessário é usar as mãos para pilotar. Motos como a Honda GL 1800 Gold Wing, por exemplo, com seus mais de 300 kg, exigem muita força nas mãos para enfrentar as curvas. Como a big touring não inclina muito, só com as mãos é possível manter o controle da curva.
O mesmo ocorre com as custom. Uma Honda VTX 1800, com grande distância entre-eixos e pequeno vão livre do solo, faz com que a tarefa de "dobrar" na curva seja concentrada mais nas mãos do que nas pernas, que ficam muito esticadas.
Faça a experiência do contra-esterço na reta, antes de aplicar na curva. A forma mais eficiente e rápida de mudar de faixa é com essa técnica. Experimente e nunca mais você pilotará usando apenas a cintura!
Fonte: http://www.motonline.com.br/colunistas/tite/quando-as-maos-falam_13012010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário