fevereiro 05, 2015

Setor (de assalto a banco) precisa de regulamentação

Banco na Veneza
Grande destruição pra pouco resultado. O Putz já tratou o cerne da questão. Vamos reproduzir:
Manual de instruções

São umas barbaridades essas explosões em bancos para saques não autorizados. É assustador e está virando problema de segurança nacional, sem que se vislumbre solução imediata.

Falamos com um especialista. Ele acha que tem solução, mas é preciso quebrar paradigmas. Disse ele:

Caro Putz, é preciso se colocar no lugar do cofreiro, caixeiro ou terminaleiro. Ele, por sua formação sub-acadêmica, sabe que dinamite abre cofre, caixa eletrônico, terminal, etc, porém, não tem a mínima ideia de quantidades. Não existe bula ou manual de instrução que indique as doses necessárias para explodir cada coisa. Saca só o pipino. Como pode alguém explodir dinamite sem manual de instrução? Sabemos também que esses profissionais trabalham sob pressão de tempo. Pior, nunca ha chance de segunda tentativa. Ele entra com seus auxiliares na agência com 5 ou 10 bananas de dinamites, sem manual ou bula, e surge a situação:

Auxiliar – Uma ou duas bananas, chefe?

Profissional – Duas, pra garantir.

Auxiliar – E se não abrir, chefe? Além de perder o ponto, perdemos as duas bananas.

Profissional – E os colegas vão gozar da nossa cara. Quer saber? Acende as 10.

É isso que está acontecendo. É preciso que as autoridades facilitem treinamento nessa área. Cursos online, via internet – sigilo garantido, é uma opção. A outra é facilitar informações para evitar a destruição. Questão de custo/benefício. Se, por um lado, deixar o segredo de cada cofre impresso no rótulo seria humilhante; rebitar plaqueta em cada um com informações úteis pode evitar o pior: “ATENÇÃO! PARA ABRIR UTILIZE ATÉ DUAS BANANAS DE DINAMITE OU 250 ML DE NITROGLICERINA.” 

Um comentário:

  1. Discordo do termo: "Saque não autorizado". Se não tem "POLIÇA"" é saque autorizado ora.

    ResponderExcluir