fevereiro 12, 2013

A moda Kiss

Kiss gera moda

Engenheiro civil PutzNauta comentou assim o post "A fila no supermercado e a tragédia da Kiss":

Desde que li essa notícia, que algumas casas foram interditadas, me veio uma dúvida. Elas estavam funcionando, então com certeza havia um alvará de liberação dos bombeiros, pois em Criciúma há um convenio entre a prefeitura e bombeiros.

A prefa não emite alvará de funcionamento se não houver a liberação do bombeiro antes; a policia civil por sua vez não emite o dela sem o alvará da prefeitura. Sei disso porque sou engenheiro civil e faço alguns projetos preventivos. Todos eles ficam as vezes durante o mês indo e vindo para o setor de atividades técnicas dos bombeiros, com solicitação de inúmeras correções.

Então a dúvida é: porquê motivo Casa do Baile, Sisos Hall, BBBowling, Boate Oz, Boate Wynn, entre outras casas consideravelmente recentes, estavam funcionando, ou seja, tinham alvará de todos os órgãos?

As antigas (União Mineira, Night Sound, Centro Social Urbano, etc) daria pra entender, pois existem a mais de vinte anos. Daria pra entender, mas também não dá, pois com certeza todas elas pagam anualmente taxa de alvará para prefeitura, taxa Funrebom dos Bombeiros, taxa da policia civil, etc...

Fica a pergunta: quem liberou essas casas para funcionar?

Será que daqui a uns seis meses, quando, como bons brasileiros que somos, esquecermos os ocorridos recentes, não vai voltar como era até hoje, casas abertas, liberadas pelos órgãos, mas irregulares perante as normas, desde que pagando as taxas e talvez algo mais, sabe-se lá pra quem, voltaram a serem abertas, inauguradas e funcionar?

Um comentário: