maio 08, 2015

A ignorância yankee

Cherokee

O jornalista americano Kenneth Rapoza escreveu artigo para a Forbes, dizendo que os US$ 80 mil que um brasileiro paga em um Jeep Grand Cherokee daria para comprar três iguaizinhos se ele morasse em Miami. Pior, nos States um professor de escola pública pode comprar um com dois anos de uso. 

A discrepância absurda tem as razões surradas de sempre (que nem um professor com MBA na FGV consegue explicar): impostos e outras taxas.

Rapoza fecha a reportagem assim: "Desculpem, 'Brazukas' (sic)... não há status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço. Vocês estão definitivamente sendo roubados".

Sem xenofobia barata em dólar, é aí (na última frase) que esse americano se perdeu. Está muito claro para nós que ele não entende nada de Brasil. Esses impostos são absolutamente necessários para manter nosso padrão superior. É caro, mas tem contrapartida.  Como ele pensa que nós construímos essa malha rodoviária padrão Europa? E nossa rede hospitalar do SUS com cheiro de Noruega? E o ensino fundamental oxfordiano?

Um comentário:

  1. E custa caro manter nossos probos políticos....

    ResponderExcluir