A Fifa estuda a criação de uma luva com chip, para evitar lances como “gol de mão”. É uma ideia boa, se o gol for de mão o chip avisa o delegado do jogo, este dá uma chipada para o 4º árbitro que avisa os bandeiras que avisam o juiz. Tudo muito rápido, sem o envolvimento de nenhum TV encapetada.
A ideia surgiu depois que foi descartada a opção de escalar mais cinco auxiliares atrás da trave (já tem 1 + 5 = 6). Também foi sugerido (e descartado) criar o quinto, sexto e sétimo árbitro.
Um assessor (que está solto) do Blatter disse que isso é inviável no Brasil, por exemplo, pois em 90% dos jogos a renda seria só pra pagar juiz.
O pior aconteceu com um outro assessor que sugeriu que era só posicionar o quarto árbitro atual na frente de uma TV e passar a informação para o juiz. Ele, o assessor, falou que isso seria interferência interna e legal. A Fifa detectou alguma ironia na sugestão, demitiu e processou o assessor com a acusação de que ele estava querendo sabotar a graça do futebol com tecnologia ultrapassada (a TV foi inventada há mais de 60 anos).
A Fifa é pro tecnologia de vanguarda, se ainda não foi inventada melhor. Ela é pró chip e não abre mão.