agosto 31, 2010

Parada pra pensar

DSC02030a  estac-defic-states1

As fotos acima foram tiradas pelo correspondente internacional do Putz nos States. No estacionamento de dez vagas para deficientes, seis carros estavam estacionados – todos com a autorização especial à vista. Dizem que na Europa também é assim.

É a eterna mania dos países desenvolvidos de querer simplificar o que é complicado. Complicado pra não dizer impossível. Todo mundo sabe como são as coisas aqui. Vaga para deficiente é estacionamento VIP para madames atrasadas para sua hora no cabeleireiro e para novo rico que se acha esperto. Lei até existe, mas é complicada, depende de regulamentação e as autorizações (state permit dos gringos), fora a burocracia para conseguir, não têm padrão que dê credibilidade ao sistema.

Tão vendo? Os americanos deveriam vir aqui antes de inventar sistemas que parecem funcionar tão bem. Eles pensam que enganam a gente. Não é esse exemplo humilhante de rico metido a besta que vai fazer-nos perder o foco na compliocação. Se eles viessem aqui ver a desorganização de perto, conferir in loco como a regra não funciona, talvez eles aprendessem que o que fazem lá é uma aberração de processo: uma coisa complicada não pode se tornar fácil, assim como, segundo a lei do vice-versa, também não o pode o contrário. É a lei.

estac-defic-mental  estac-defic-mulheres

estac-defic-caminhao

estac-defic-frande

agosto 30, 2010

Essa doeu doutor

Salvaro-cirurgiao

Cirúrgica a intervenção do Dr. Salvaro no caso do servidor pego pela Tati trabalhando pra campanha do Dóia com carro da prefeitura. “Tive que cortar a própria carne. Demiti um amigo.” Como diz um putznauta, Salvaro não usa caneta, usa bisturi*. E como é sabido, anestesia pra ele é frescura.

(*) Bisturi ou facão? – nas antigas, facão = demissão.

agosto 29, 2010

Você acredita em pesquisa?

Interessante a análise do CangaBlog. Ele acha que tem treta, vai ver tem mesmo. Confira.

Globo-e-as-pesquisas

agosto 27, 2010

Interpretando entrelinhas

  duvida-cruel-02

Lemos na Veja, ipsis-litteris, “sobrancelhas intermináveis e uma expressão que podia significar “vem” ou “pare”, ou alguma coisa entre os dois.” Para pessoas inteligentes parece tudo muito simples. Para nós, entretanto, dúvidas intermináveis (como a tal sobrancelha alien) chegam e nos impedem o sono. A primeira dúvida óbvia é que a frase, por si só, não nos remete diretamente ao objeto, não se sabe se fala de pessoa ou animal, se da Grace Kelly ou se de uma taturana. A segunda parte do enredo é intrigante. “Uma expressão que pode significar ‘vem’ ou ‘pare’”… Vamos combinar, não é algo que se identifique nas calçadas. Nem nas novelas da Record. Não esqueçam, ainda, que pode haver alguma coisa entre os dois. Com mil piscadelas! Parece sobrenatural, uma psicografagem chicoxaveriana. Se esse olhar existe não parece acessível para um putznauta nível médio. A diretoria aqui não entendeu nada.

agosto 26, 2010

Dia do gaúcho

Gaucho-dia-do

Caros Putznautas,

Devido a insistente pedidos, trataremos aqui e agora essa delicada questão. Diante da inciativa da Câmara de criar na cidade um dia especial destinado a essa gloriosa etnia; diante também de manifestações que nos deixam de certa forma, e acima de tudo absolutamente, bah sabe-se lá se é bom ou ruim, solicitamos a colaboração da PutzFera no sentido de pontuar com objetividade os pontos positivos e, eventualmente, os pontos negativos que um eventual Tchê Day possa trazer para nosotros.

Então, assim, soltem sua veia crítica, pero sem perder a compostura. 

agosto 25, 2010

Apoio aos ciclista

Bikes-25-08-10_1201

Seu Putz, 

Mando por e-mail uma constatação um pouco sinistra. Passando em frente a Bike Point da Rua Conêgo Miguel Giacca, fundos do Shopping, a mesma estava fechada com um cartaz explicando o porquê. Até aí tudo bem, mas lendo o cartaz fiquei na dúvida se este apoio AOS CICLISTA seria para todos ou somente para um ciclista, já que o CICLISTA está no singular. E, uma dúvida maior, se Criciúma está realmente sediando os JOGUINHOS ABERTOS de SC ou os JOqUINHOS ESCOLARES. Engraçado é que sinalizaram com caneta marca-texto palavras que estão erradas. Eitaaaa meu Brasil...

ass.: um Putznauta atento...

Uma frase para as paredes*

Drogas-hipocrisia

Essa frase foi dita pelo presidente do Comad-Conselho Municipal Antidrogas, a propósito do veto do prefeito (com anuência de nossos veneráveis edis) ao projeto de lei que destinava parte da arrecadação do estacionamento rotativo (5% dos 25% destinados à área social – é razoável supor que trata-se de muita grana) ao combate às drogas. O prefeito alegou inconstitucionalidade.

Vamos analisar só a frase. Existe hipocrisia no ato de vetar uma lei claramente inconstitucional? Tá bom, esquece a frase. Vamos falar da droga do veto. Do veto da droga. Da grana vetada. O prefeito, pelo menos, é coerente. Se ele é contra alguma coisa diz que é inconstitucional. Transparência para ele é inconstitucional. E tem mais, drogas não é necessariamente um problema que deva preocupar o prefeito. Drogas é uma chaga mais ligada às famílias, não é mesmo? Segurança pública sim é um problema, mas esta não tem nada a ver com drogas. Dizer que o desespero do vício leva o drogado a roubar e até matar é coisa de cineasta (quem não adorou ver Tropa de Elite?). Gastar dinheiro público com um problema que é só das famílias… Isso sim é hipocrisia. Hipocrisia inconstitucional.

Então, cadê a hipocrisia da frase? Boa pergunta. Na prefeitura não está. Lá só se acham pessoas comprometidas com coerência e focadas no bem de todos.

E os vereadores? Estariam também pensando na nossa segurança? Acham, também eles, que drogas não tem nada a ver com prefeitura? Quem sabe? Nós do Putz não sabemos. Eles podem alegar coerência, ou não. A gente pode alegar que a forma que eles elegeram para nos representar é uma droga. 

(*) Frase publicada ontem na coluna de João Paulo Messe (JM)

agosto 24, 2010

Passado ou promessas?

promessas

Jornal líder de preferência analisou assim o programa de TV de candidata ao governo do Estado:

“A peça é ruim. O foco é no que ela é, no que ela fez. O cidadão reconhece, valoriza, mas o que quer saber mesmo é o que ela vai fazer.”

O Putz, com todo o respeito que um jornal líder merece, discorda um pouquinho. Não é preciso ser gênio pra saber o conteúdo básico de uma peça focada no que o candidato “vai fazer”: 

  • investimento em educação
  • saúde em primeiro lugar
  • segurança acima de tudo

agosto 23, 2010

Quem está matando nossos gatos

gato-morto

De novo a velha história. Está nos jornais que “gato foi morto com crueldade na região central de Criciúma”. De novo PutzGraça apela para sua velha tese acadêmica que prova inequivocamente que os crimes tem cunho psicosexual. Coisa de pedófilo voltado para a fauna. Sem mais delongas, para achar o gaticida é só estudar perfis à luz da tese, brilhante e psicopedagogicamente aqui exposta por nossos redatores, e que vale tanto para assassinato de cachorros e cavalos como de gatos.

agosto 22, 2010

Horário eleitoral forçado

Vejam com atenção o vídeo acima. Ainda bem que o Ficha-Limpa não nos privou de cabeças privilegiadas como essa. Aqui, em SC, não encontramos nada com tamanha criatividade e conteúdo.

agosto 20, 2010

O nome do Parque

Etnias-ou-nacoes

Preferimos Etnias. Nações é mais pobre, mais terceiro mundo, numeroso e ufanoso, coisa de idealistas, sabe-se lá o que.

Etnias é chique, único, soa melhor, parece mais atrelado numa nuance fonética pós-temática e avançada, o óbvio contraposto pelo popular. Simples assim, sem esquecer que faz lembrar a Quermesse.

agosto 19, 2010

A festa que incomoda

Interncaional x Chivas

Hoje minha indignação é grande pois sou uma trabalhadora que acorda cedo e tenho que ficar escutando uma porcaria de buzinas e gritos por causa de jogo de futebol. Gente inconveniente que deveria preocupar-se com educação, com as mais diversas situações precárias que anda o Brasil. Além de não contribuírem para uma vida melhor se prendem a porcarias. Liguei para a polícia para que mandassem alguém conter esses baderneiros e um tal SARGENTO EDILOR, disse que não seria possível, pois é apenas uma manifestação. Alegria quando se pode dormir em paz para poder acordar amanhã e trabalhar descansada. Quando não é a Zona da boate 1051 nas sextas feiras, sempre que o tal INTER joga essa rua fica uma verdadeira zona, mas propriamente no bar do Juca, ou JUCA BAR como dizem. Estou agora na sala e ouço crianças pequenas que deveriam estar no sossego de seu sono chorando por causa desses baderneiros inconvenientes.

Todo pessoal do Edifício Matiola tem reclamado sem resposta, seja nas sextas ou em dias de jogo, mesmo que o Inter ganhe ou perca.

Uma cidadã indignada

agosto 17, 2010

São José e Santa Catarina

saude

Bom dia seu Putz,

Gostaria de fazer uma pergunta ao ilustre: a PMC não vendeu, digo, não alugou, digo, sei lá, o Hospital Santa Catarina para o Hospital São José?

Moro em frente ao hospital Santa Catarina e não vi nada de diferente, a ala nova continua fechada o mato tomando conta deteriorando tudo.

ass.: Putznauta cidadão criciumense

agosto 16, 2010

Toca da Batata, uma opção diferente em Criciúma

Toca da Batata Cartão Eletrônico II

Pelamor, gente! Não tem jabá, o proprietário da Toca da Batata é assíduo putznauta. É o seguinte, por enquanto funciona só com delivery (ligue 3437-2191). Breve vai atender no local.

Economizando Outdoor…

Bom dia Seu Putz,

Nem bem iniciou a campanha eleitoral e colaboradores de alguns políticos já estão se aproveitando do “legítimo” jeitinho brasileiro. Estão, nada mais nada menos, utilizando como outdoor para divulgação dos seus candidatos, placas de sinalização de trânsito que pelo visto, não consta na “Lei da Consciência” deles como local proibido.

Em termos: a ignorância deixa a consciência as escuras.

O maior problema neste caso é que se a moda pega, a disputa vai ser grande.....

A questão é: quem vai fazer depois a manutenção dessas placas.

Com certeza será com o dinheiro do erário público, ou seja, com o meu, com o seu, como o nosso suado dinheirinho.

Abraço

Um Cidadão

Sinal-de-trânsito-campanha

agosto 14, 2010

Humor à americana

Humor-aa-americana-1

humor-aa-americana-2

Nada aconteceu aqui em 1897.

agosto 13, 2010

Perguntar não ofende

Hidrelétrica

Bom dia seu Putz,

Sou leitor de seu blog faz tempo. Sou Eng. Agrimensor, da AMPLASC-Assoc. dos Municípios do Planalto Sul Catarinense. Sou de Nova Veneza, mas moro e trabalho aqui em Campos Novos, meio oeste catarinense. A empresa TRIUNFO Participações e Investimentos, venceu a licitação para construção da nova hidrelétrica aqui no rio canoas, no município de Abdon Batista que pertence à Amplasc. Esta empresa TRIUNFO,  NÃO É A MESMA QUE DEU CALOTE NO PESSOAL AÍ DO SUL DO ESTADO, E ATRASOU A DUPLICAÇÃO DA BR 101? Fica a pergunta pra investigação. Não tenho certeza. Cinco municípios serão atingidos pelo lago e a hidrelétrica, de nome Garibaldi, terá uma potência instalada de 175 mwh, consumo aproximado de uma cidade de 500 mil habitantes.

O prefeito de Abdon Batista ficou preocupado com esta estória da TRIUNFO que contei a ele, mas ele aguarda maiores detalhes, se puder ajudar, agradeço.

Putz pê-ésse: Putznautas que possuírem informações que possam contribuir para a elucidação do caso, favor se pronunciar.

A esse propósito, PutzGraça sugere consulta ao site http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=603739 onde consta que uma empresa é de fato controladora da outra. Lendo com atenção, percebemos que a controlada (a que deu os canos em Aranguá) está quebrada e a controladora diz que isso não é nada. Por outro lado, consultando outros sites concluímos que a Triunfo Part. e Invest. ganhou licitação apenas para comercializar a energia produzida pela Garibaldi (pelo prazo de 30 anos), ou seja, o perigo é “apenas” relativo.

agosto 12, 2010

Escolha no que acreditar

classe_media_juniao

As duas versões saíram hoje na mídia e o Putz achou-as conflitantes:

1ª) Ney Lopes diz que “segundo estudos, até 2014 ( faltam só 4 anos) a maioria da população brasileira será classe média.”

2ª) Joice Quadros cita pesquisa de economista da USP na qual consta que, hoje, 1/4 (UM QUARTO = 25%!!!!!) da população economicamente ativa sobrevive com até meio salário mínimo (segundo a Joice, nesse grupão está a turma das bolsas).  

Putz-psicoanálise: Um quarto vive com um meio do SM… É muita gente. Cinqüenta por cento vai ser classe média em quatro anos? É gente pra dedéu. Não sabemos bem porque mas parece que a Joice traz dados e o Ney papo de político (não que a culpa seja dele, óbvio). Então é assim, em 2014 teremos um incremento de um quarto na área média de nossa planta de classes. Na nossa Copa estaremos rindo à toa não só pelo título que desta vez ninguém tascará, mas porque rico ri a toa. Passar de meio salário à classe média em 4 anos  é enriquecer, é ou não é? Tá loco!

agosto 11, 2010

Olha quem apareceu?

percentualmania

O velho e bom percentual. Ele está em todas. Natal, mães, namorados, páscoa… e pais.

Este ano, segundo o IPPG*, a mídia já contabiliza um acréscimo de 12, 375% de citações de percentuais de venda.

 

(*) IPPG – Instituto de Pesquisa PutzGraça.

agosto 10, 2010

Uma história de buracos

buracos

Em o4 de Março de 2009, ou seja, passado 1 ano 4 meses e 17 dias foi publicado por este blog um matéria que se formos analisarmos é exatamente o momento em que estamos vivendo em nossa cidade no dia de hoje. Acho que o vidente aqui é o Seu Putz. Já até saberia que iria publicar novamente a mesma matéria sem alterar nenhuma vírgula. Pooooxa, parabéns Seu Putz.

http://putzcri.blogspot.com/2009/03/os-buracos-estao-ganhando.html

Atenciosamente,

Jackson Fernandes

agosto 09, 2010

Assim caminha nossa justiça

justiça-desenho

Por livre e espontânea vontade, PutzGraça decidiu por retirar esse post do ar. 

agosto 04, 2010

Chope no português

Baseado em fotos reais.

Gonçalves Ledo-2 A certa: esquina com Abilio Paulo (a que vem do Paço)

Gonçalves Ledo-4A bêbada: esquina da Esucri

agosto 02, 2010

Notícias sem as quais seria impossível viver

coluna social-gay

Seu Putz pensou em entrar para o mundo das colunas, mas não é fácil. Exige-se texto apurado demais e conteúdo subjetivo adstringente, não acessível a blogueiros incultos. Vide exemplos:

Depois de um período turbulento, a paz voltou a reinar no seio de uma tradicional família criciumense.

***

Tem gente que anda tão desacelerada na cidade que já adiantou que não começa a trabalhar tão cedo.

***

E o coração de um Bornhausen continua apaixonado por uma linda criciumense que continua não dando bola pra prosa e muito menos para a poesia.

***

Duas famílias que admiro: família Real e a Imperial, e por mera coincidência estarão comigo, na noite de sexta.

***

Não é aconselhável convidar para dividir a mesma festa duas das mais festejadas amigas e colunáveis da cidade sob pena de dar BO.

***

É preocupante a situação de uma figura endinheirada da cidade. Para os amigos, o cara pirou literalmente.

***

Grande empresa do sul do estado passa para as mãos de três herdeiros que eram seis. Os três atuais têm na primeira letra a letra M.

***

As praias do Paraná também são boas. Isto serve para gaúchos e principalmente para os argentinos.

***

Após engatilhar romance com ninfeta pra lá de rodada, uma figura amarga sério prejuízo no cartão de crédito. A cada passagem da garota pelos melhores lojas, lá se vão R$ 5 mil ou mais. E são várias idas semanais.

***

Ex-aprendiz de pistoleira chega ao andar de cima após ser demitida do emprego por furto.

***

É de Laguna o coroa que acaba de presentear, com um silicone de mais de 400mg, uma das mais festejadas ninfetas de nossa cidade.

***

Tão vendo? Melhor não. Melhor continuar com o nosso próprio besteirol.

Fios e biritas


Deu na coluna do Adelor hoje que todo dia tem informacao nova (e protelatoria) sobre as obras da fiacao subterranea do calcadao da Nereu.

E nos com isso??? Pelamor! Tudo a ver. E desesperante. Nos, enquanto putzdesgracados e mais toda aquela comunidade voltada para a diversao semanal a base se cervas e caipas na praca, dependemos dessa fiacao. Sem fiacao nao tem Redondo, sem Redondo a praca nao tem cara de praca e o sabado fica aguado.
.
Putz pe-esse: o Lessa diz que nao se sabe porque ta tudo atrasado. Quem teria interesse nessa enrolacao??? Seu Putz nem imagina...
.